Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

GG-Jabuticabeira (myrciaria cauliflora)

Gustavo Gonçalves01/12/2010 12:01
GG-Jabuticabeira (myrciaria cauliflora)
Oi pessoal..esta é minha jabuticabeira comprada em julho deste ano.

estas sao as melhores fotos que sobraram dela quando chegou em casa.(com um virus no pc perdi a maioria das fotos 😢 )

o segundo terço da planta estava muito grande, entao resolvi corta-lo e refazer o ápice:

o projeto era mais ou menos assim:

cortei entao o galho da esquerda..

As brotaçoes nao sairam como eu estava pensando..nao me agradou nadinha..e acho que sem querer..fui direcionando a força para o galho da direita quando cortava os novos brotos 😮ops:
estava à pensar entao se seria viavel tirar todos os brotos e recomeçar o ápice.Ou talvez zerar a planta por completa pois o movimento inicial do galho da direita(o unico que sobrou) nao irá me agradar no futuro. 🙁
Para finalizar, uma foto do nebari..(penso em cortar essa raiz do meio)
Nikkei 10003/12/2010 09:16
Não sei se estou enxergando direito, mas tem algumas gemas no tronco esperando brotar? Deixaria ela em pleno sol, de preferência com o lado que podou o galho voltado mais para o sol. Como este primeiro galho já está grosso, eu pensaria em encurtar as ramificações que estão nele com o seguinte objetivo: adensar a copa neste galho, encurtar e ao mesmo tempo tentar estimular novas brtoações no tronco. Boa adubação e rega agora