Dúvidas sobre Ipê
Bom, eu tinha escrito um testamento aqui, mas foi até bom que tenha dado problema!
Primeiramente, como vocês podem notar, sou iniciante aqui. Já tenho dado uma estudada e recentemente ganhei uma muda (10cm) de "ipê-amarelo" (fui descobrir mais tarde q na realidade era um ipê de jardim devido às folhas serem semisserrilhadas, achei bom por poder treinar na planta de qualquer forma).
Sei que não é uma planta boa pra iniciantes, mas vai ser bom pra praticar, e de qualquer forma já irei dar um jeito de conseguir uma figueira ou uma jabuticabeira.
Percebi que no fórum não se fala muito sobre o ipê e portanto, se possível, gostaria de dirimir algumas dúvidas:
-Qual o melhor tipo de substrato?
-Qual a incidência mínima de sol diariamente?
-Deve-se regar uma ou duas vezes por dia?
-A transplantação deve se dar anualmente?
-A aramação é melhor começar em qual estação? E ficar por quanto tempo?
-Qual a porcentagem de raízes que deve se tirar por vez?
-Qual o melhor tipo de vaso? (fundo, raso?)
-Quais os melhores estilos? (Estava pensando no Shakan)
Desculpe pela quantidade de perguntas, mas toda ajuda é válida!
Por fim uma última pergunta, é possível se cultivar uma planta para que ela vire um bonsai sem fazer poda em sua estrutura? Somente controlando as raízes e a copa? Ou é meio "inerente" ao bonsai fazê-lo com "parte" da planta (no caso para que o tronco fique mais grosso, etc).
Obrigado desde já por sua atenção! 😉
Primeiramente, como vocês podem notar, sou iniciante aqui. Já tenho dado uma estudada e recentemente ganhei uma muda (10cm) de "ipê-amarelo" (fui descobrir mais tarde q na realidade era um ipê de jardim devido às folhas serem semisserrilhadas, achei bom por poder treinar na planta de qualquer forma).
Sei que não é uma planta boa pra iniciantes, mas vai ser bom pra praticar, e de qualquer forma já irei dar um jeito de conseguir uma figueira ou uma jabuticabeira.
Percebi que no fórum não se fala muito sobre o ipê e portanto, se possível, gostaria de dirimir algumas dúvidas:
-Qual o melhor tipo de substrato?
-Qual a incidência mínima de sol diariamente?
-Deve-se regar uma ou duas vezes por dia?
-A transplantação deve se dar anualmente?
-A aramação é melhor começar em qual estação? E ficar por quanto tempo?
-Qual a porcentagem de raízes que deve se tirar por vez?
-Qual o melhor tipo de vaso? (fundo, raso?)
-Quais os melhores estilos? (Estava pensando no Shakan)
Desculpe pela quantidade de perguntas, mas toda ajuda é válida!
Por fim uma última pergunta, é possível se cultivar uma planta para que ela vire um bonsai sem fazer poda em sua estrutura? Somente controlando as raízes e a copa? Ou é meio "inerente" ao bonsai fazê-lo com "parte" da planta (no caso para que o tronco fique mais grosso, etc).
Obrigado desde já por sua atenção! 😉