Becker04/12/2010 18:45
DESFOLHA DO FIGO
😄 Olá ! gostaria de saber qual a época apropriada para desfolha do figo..... 😉
Abraço a todos...... 😉
Elio04/12/2010 22:59
Becker, a desfolha do figo, bem como a poda (o fruto só nasce em ramos do ano) deve ser feita em Julho (Na região Sul).
Eventualmente, caso tenha perdido a melhor época, pode fazer agora, só que a planta não responderá tão vigorosamente e com frutos saudáveis.
abraço
hraphi04/12/2010 23:13
As vezes faço duas desfolhas por ano no meu bonsai de figo, estou fazendo errado? Faço uma em julho e outra em dezembro, acabei de fazer uma desfolha a 4 dias depois posto as fotos.
Elio05/12/2010 14:11
Hrapi, não está errado não. O importante é fazer a poda em Julho para que venham os novos ramos. Agora em dezembro, uma desfolha é bem vinda. Poda, talvez não. Não poderia afirmar com certeza porque nunca fiz poda de figo em Dezembro.
abraço
Becker05/12/2010 15:00
😄 Hraphi , Elio ! obrigado pelas informações, já tinha ouvido falar que no mês de dezembro pode se fazer uma desfolha no figo, mas queria saber de vocês com mais experiencias , valeu...... 😉
Abraço... 😉
nickyfury06/12/2010 09:48
bonsai
Lembrando: figo é uma variedade da espécie FICUS. Aliás, o nome correto dessa variedade é FICUS CARICA. As melhores dicas sobre cultivo dessa variedade, cuidam que, para reduzir o tamanho de suas folhas devemos evitar regas em excesso, preferindo uma umidade mais ligeira, isto é, pouca agua na rega, sem encharcamento. sendo recomendável, ainda, reduzir a rega no inverno.
A melhor época para transplantar é na primavera, e o substrato deve ser bem drenante, o que evita o encharmento da agua da rega diária, inclusive. Uma outra dica para evitar folhas grandes é não adubar muito com material nitrogenado na primavera, preferindo ao invés disso uma fertilização equilibrada tipo 10/10/10 de junho até a caída das folhas.
Becker06/12/2010 11:41
😄 Valeu Nickyfury ! obrigado pela dica... 😉
Abraço... 😉