Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus mame

Mateus04/12/2010 23:02
ficus mame
Olá a todos...

Tenho esse ficus a uns 2 anos,ele tinha + ou - 30 centimetros de altura,tinha poucas folhas e galhos e ficava num substrato compactado.Por isso podei e transplantei ele pra esse vaso de mausai, na intençao de fazer um mame.O que voces acham?A frente ainda está indefinida.

Abraços!!!
Mateus12/02/2011 21:01
Alguma idéia pra ele?
Alexandre S. Coelho16/02/2011 21:46
Oi Mateus

Os galhos ainda estão novos demais... Por enquanto veja este belo trabalho do amigo Ricardo paiva, que vai te servir de inspiração!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13283&highlight=mame
Pedro Reimão16/02/2011 23:51
Mateus concordo muito com o que o Alexandre disse, mas tenho um ponto divergente.
Eu começaria podando os galhos baixos, afinal se eles engrossarem vão deixar marcas no tronco, então os remova o quanto antes, lembrando esta é minha opinião.
nickyfury17/02/2011 17:20
bonsai
Pedro, os galhos baixos podem ser mantidos, no caso do ficus, pois poderão servir para melhorar o aspecto do tronco, vez que podem ser fundidos ao tronco via enxerto por encostia. 😄

Mateus, em relação a planta, a recuperação e o crescimento devem ser priorizados, antes de se pensar em algum tipo de estilização. Afinal, como salientou o Alexandre, a planta está agora numa fase muito inicial, e o melhor que vc pode fazer, de momento, é expor ao sol pleno, para agilizar o processo de crescimento, além de realizar aportes periódicos de adubação. 😄

Por isso, recomendo que não corte nada, nem arame por enquanto. Deixe a planta crescer livremente, para só mais à frente, selecionar os melhores galhos, que estarão mais robustos, para serem aramados, ao mesmo tempo que outros poderão ser usados conforme destaquei para o nobre colega Pedro, em enxertia por encostia, visando melhorar o tronco. 😄
Pedro Reimão17/02/2011 23:11
Nick não sabia sobre esta técnica, pode me descrever ela melhor?
Laudir17/02/2011 23:57
pedrojorge escreveu:
Nick não sabia sobre esta técnica, pode me descrever ela melhor?

o ficus funde galhos com uma facilidade imensa.
vc descasca o galho do lado que quer encostar ao tronco... descasca a parte do tronco onde quer encostar o galho e amarra um ao outro...

é só esperar pra ver o resultado!

Pra reforçar, coloco abaixo o link de um arquivo em pdf sobre enxertia em frutíferas que pode valer muito bem pro ficus.
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=4&ved=0CDQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.esalq.usp.br%2Fdepartamentos%2Flpv%2Fdownload%2FAula%2520Enxertia%25202008.pdf&ei=3tFdTa-oIo7PgAe37MX2DA&usg=AFQjCNEvs6UdyJH2Up3glzeLR4T7vXNoww&sig2=Bh3XZmXrRF8TFbcFhKdeJw
Mateus24/02/2011 18:06
Muito bom este site, Laudir!!!

Bom,quanto ao ficus, fiz uma poda, desfolha e selecionei alguns galhos (ansiedade de principiante 😂 )

Até mais!!!
Angela Fernandes24/02/2011 22:17
Amigos !!!!!!
Aqui o sapo está congelado.
O que é uma pena, pois, gostaria de ver a planta e opinar.
fabricio ribeiro24/02/2011 23:14
Isso deve ser algum erro que sta acontecendo em todo o fórum,
pois eu só vejo esse sapo congelado também, 😄
desde ontem a noite ,
o que eu só vejo são sapos congelados
e criticas logo à baixo dizendo que a planta esta linda
e que sugiro isso sugiro aqui... 😄 hehehehehe...
desculpem a piada,
mas é engraçado... 😄
Eu achava que era problema em meus codecs, mas pelo jeito não...
heheheheheheheh... 😄
LEAO24/02/2011 23:34
Eu só vejo sapo também!!!!!!!!!!
Nikkei 10025/02/2011 08:58
Pessoal, não sabemos se os sapinhos vão ser permanentes, então sugiro o Picasa do google que eu utilizo e é bem fácil e prático.
Acho que não é sapo é perereca congelada. RSss
gabriel strucker25/02/2011 19:45
que pena nao dar pra visualizar as imagens so aparece sapo 😕
fabricio ribeiro26/02/2011 00:24
andei conversando com o pessoal e vimos que é um tilt do Imageshack,
a maioria do pessoal usa ele como hospedeiro de fotos online,
eu uso o velho e chato Orkut!!!
abraço!!!
Mateus24/06/2011 18:01
Atualizando...

Depois de um tempo desacordado o ficus agora ressuscitou hehehehe....
Pretendo fazer um mame dele, só estou esperando os galhos engrossarem.

Detalhe do nebari:

Abraços!!!
Mateus05/12/2011 19:49
Aqui vão fotos atualizadas do ficus depois de algumas mudanças:

Abraços!!
Guilherme Luz05/12/2011 20:29
Nossa tá ficando legal, cara, agora é estruturar essa parte aérea e depois desfolha nele pra diminuir o tamanho das folhas...

Acompanhando...
Mateus07/12/2011 19:42
Valeu guilherme...
Quanto ao tamanho das folhas elas já diminuiram bastante em comparaçao com as fotos anteriores, mas pretendo deixar menores ainda.
Ahh, pra se ter noção do tamanho ele tem cerca de 11 cm de altura a partir da base do tronco. 😉

Abraços!
marcio gabiatti09/12/2011 20:00
Amigos aproveitando o topico alguem saberia me dizer se posso deixar galhos de sacrificio na parte de baixo de acerola? pois tenho uma igual este ficus porem não podei nada apenas estou deixando crecer livre e depois selecionar os melhores galhos, penso que se deixar os galhos irá aumentar o seu tachigari mas tenho medo de ficar marcado sera viavel?

Mateus esta ficando com cara já hem belo trabalho até aqui...