kakatua05/12/2010 21:39
Ajuda Piracanta
Boa noite a todos, preciso da opinião de vocês aqui do forum, Tenho essa planta já tem algum tempo perdi um galho do lado direito da planta e gostaria de saber se ficaria bom a projeção abaixo ou deixo como está.
Essa é a frente da planta.
Essa é a parte diagonal traseira da planta ai onde tinha o galho.
Bem desde já agradeço a ajuda de todos...
nickyfury06/12/2010 08:15
bonsai
Não entendi o que o nobre colega busca em termos de ajuda, uma vez que os pontos a serem corrigidos estão inscritos dentro da foto, inclusive com setas indicadoras de onde deverão ser alterados para melhorar. 😲 😲
A piracanta apresentada, a meu ver, possui boa distribuição de galhos, uma estruturação pré definida, com alta densificação. Corrigiria apenas o nebari, cortando fora a raiz frontal, ou, senão, a transformando num jin. Os galhos laterais estão muito compridos, desproporcionais com a altura da planta, podendo então serem cortados, visando sua redução e harmonização. 😲
A copa, densa, formada pelo galho apical, possui uma boa formação, mas está muito grande tambem, podendo ser reduzida com vistas a harmonizar com o restante da planta, caso opte pela redução no comprimento dos galhos principais. Essa redução, aliás, iria permitir que o galho formador do fundo se desenvolvesse melhor e pudesse acompanhar os demais em tempo mais hábil. 😲
O tronco possui um bom movimento, mas a partir do segundo terço perde conicidade, o que deverá ser corrigido com a redução da brotação apical, talvez até mesmo elegendo um novo apice com que trabalhar essa parte. 😲
Que tal proceder a uma desfolha completa, para que possamos analisar melhor a estrutura da planta? Com isso, poderia ser observado se os galhos possuem movimento lateral sinuoso acompanhando o movimento do tronco. Caso não tenham, a diminuição no comprimento deles poderá influir nesse sentido, visando corrigir o problema. Se tiverem, há que se baixar um pouco, e melhorar a distribuição foliar, promovendo uma densificação mais harmonica no geral. 🙄
A propósito: em Brasilia temos o www.brasiliabonsaiclube.com, se quiser se associar e fazer parte do nosso grupo, com reuniões periódicas, dicas e informações mais amiúde, entre em contato comigo, via mp, informando seu fone de contato. 😉
kakatua06/12/2010 13:31
Vlw nicky pelas dicas, o nebari estou esperando ela se recuperar pois não esteve bem à alguns meses atrás.
Na verdade tó pedindo ajuda porque não sei se o que eu quero seria o certo por isso postei.
A desfolha também não vou fazer agora pelo mesmo motivo do nebari mais quando ela melhorar eu vou sim desfolha-la.
A copa quero sim diminui-la pois se for seguir o desenho acima ela ficara torta e também já está muito grande.
Nikkei 10006/12/2010 13:47
Minha singela opinião: Acho que o terceiro galho não está harmonico com os outros, parece estar muito pequeno. Pensaria em aumentar um pouco sua raificação/tamanho, ao mesmo tempo que faria crescer mais para o lado que morreu o galho, substituindo este espaço e melhorando a triangulação. Talvez diminuir um pouco a copa do ápice