Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Identificação de espécie.

Mcdonald10/12/2010 14:22
Identificação de espécie.
Olá pessoal.. comprei esta planta em um gardem e me disseram q era calliandra.. mas olhando aqui no fórum to vendo q não é não....
alguém pode me sanar esta dúvida...

esta foto mostra ela já fechada à tardinha quando o sol se vai..

aqui o detalhe do tronco q tem muito pouca brotação pra ser uma caliandra.

se puderem me ajudar serei muito grato....
Mcdonald12/12/2010 12:53
Poxa vida.... 35 acessos e ninguém arrisca um palpite.
Me ajudem por favor, se não for caliandra acho q vou plantar ela em um parque e aproveitar o vaso..
abraço
Pedro Catarin12/12/2010 13:05
Foi mal, já vi o tópico e não respondi com medo de errar 😕

Mas meu palpite é a caliandra, existem várias espécies, umas com as folhas mais curtas e outras mais longas. Dessa que você tem eu nunca vi.

O plapite veio do tipo de folha e principlamente pelo local de onde a folha sai (por favor me diga o nome disso xD), que é característico da caliandra.

Eu continuaria com ela... pesquisaria bastante, procuraria por plantas parecidas em viveiros e tudo o mais.

Espero ter ajudado 😄

Abraços!
Leandro Ferraz12/12/2010 13:24
Parece algum angico. mais qual nao sei te falar
Mcdonald12/12/2010 20:01
Valeu pedro pela atenção
Lenadro..... dá pra fazer bonsai de angico?
abraço
Leandro Ferraz12/12/2010 23:47
ainda não tentei mais deve dar...

mais tambem nao tenho certeza se é ou não angico
parece.
Seph190312/12/2010 23:49
Re: Identificação de espécie.
Olá Mac
Tem uma planta que tem esse formato parecido, com folhas e tudo, mas infelizemente não lembro o nome...uma característica marcante dela é o toque. Lembro que sempre que tocamos nela, ela "murcha os galhos automaticamente e fecha suas folhas...mas não lembro o nome científico. Lembro que meu pai chamava de dorme-dorme rsrs...
Abraço
Leandro Ferraz13/12/2010 07:14
se essa ai fechar a folha quando tocar pode ser uma sensitiva (mimosa pudica).
mais a sensitiva que conheco a folha é menor e fica so um arbusto.
joão josé13/12/2010 09:23
Essas mimosideas são muito parecidas, sem flores e frutos fica difícil!
rabelo113/12/2010 18:25
Parece muito com angico aqui no horto da minha cidade existem muitas mudas de uma planta que na minha visão é a mesma...Por mim eu acho que é angico além das folhas serem conpostas e bem pequenas e a pouquísima brotação.
Mcdonald14/12/2010 01:54
rebelo.. e angico é um arbusto ou uma árvore..pq se for árvore acho q vou plantar num bosque aqui perto... pesquisei e acho a não fica bom como bonsai não
Leandro Ferraz14/12/2010 10:10
pq nao tenta o bonsai com ela é uma leguminosa
pertece a mesma familia do piteco da leucena

acredito que com um pouco de tempo da pra se fazer bonsai com ela.
Leandro Ferraz14/12/2010 10:12
achei legal as duas raizes parece duas coxas rsrs 😄
Mcdonald14/12/2010 13:24
é verdade.. parecem mesmo duas coxas.... rsrsrsrs o problema é a pouca quantidade de brotações... a leucena e o piteco tem muitas... essa por exemplo fiz uma poda meio drástica e só saiu dois galhos. as folhas são muito dispersas. Não tenho coragem de jogar a planta fora, mas plantar em um bosque seria legal da minha parte...
mas por acaso alguém tem algum bonsai de angico ou já tentou alguma coisa com a espécie?
abraço
joão josé14/12/2010 14:06
Serve esses:

Angico vermelho:

Angico amarelo:

Mas ainda tenho dúvidas se é a mesma espécie sua. Acho a sua com folhas muito grandes!