Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Identificação de espécie 2

Mcdonald10/12/2010 14:26
Identificação de espécie 2
olá pessoal...
Eu de novo, com mais uma identificação.....
essa plantinha tá crescendo em uma garrafa pet, será que é leucena? mas parece meio diferente.... se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido

abraço à todos..
Pedro Catarin10/12/2010 15:16
Leucena não é não, para mim parece mais uma sibipiruna.

Vamos aguardar por outra resposta ;D
Guilherme Cahú11/12/2010 12:21
Ela realmente parece uma Leucena mas... A distância entre as gemas é muito pequena... Isso deve explicar a dúvida...

Não seria uma outra espécie de Leucena...
Já que Leucena é só o gênero (em termo de nome a espécie).
Não sei dizer se a mais comum seria a Leucena leucocehpala (Lam. de Wit)...

Segundo a National Academy of Sciences (1977), são conhecidas dez espécies de leucena: L. leucocephala; L. pulverulenta; L. diversifolia; L. lanceolata; L. collinsii; L. esculenta; L. macrophylla; L. retusa; L. shannanii e L. trichodes.

As leucenas diferem grandemente em porte, sendo conhecidas mais de 100 variedades que são agrupadas em três tipos:

Tipo Havaiano:

São variedades arbustivas com até 5 m de altura, que florescem jovens (com 4 a 6 meses). O florescimento ocorre durante todo o ano e apresenta pouca produção de madeira e folhas, e sua produção, abundante de sementes, pode tornar esta planta uma invasora.É comumente encontrada na costa do México, tendo sido largamente dispersada nos trópicos.

Tipo Salvadorenho:

Apresenta plantas altas com até 20 m de altura, folhas grandes e troncos grossos. É originária do interior da América Central e produz, geralmente, mais do dobro de biomassa que o tipo havaiano. São plantas usadas principalmente para a produção de madeira, carvão vegetal, sendo comumente designadas pelo nome de "Havaí gigante" ou K8, K28 ou K67.

Tipo Peruano:

Apresenta plantas com até 15 m de altura, mas com bastante ramificação e grande quantidade de folhagem. Embora produza bastante forragem, tem sido investigada só recentemente e seu emprego tem sido testado somente no Havaí, Austrália e México.

Fonte: Embrapa

Quem sabe... Talvez seja to tipo Havaiano... "Com até 5 m de altura"... Isso deve explicar a pequena distância entre gemas, se for realmente uma Leucena... ^_^
Mcdonald11/12/2010 13:33
Caramba...!!!!!!!!!!!
Agora me deixou mais em dúvida mesmo.....
Vamos ver o que o pessoal fala. Vai q alguém sabe o que é exatamente.
Tinha sumido guilherme..... o que aconteceu?
abraço
Guilherme Cahú11/12/2010 15:16
Estive tentando estudar para o vestibular...
Agora que tudo acabou e estou de férias (e também para me desligar mais dos jogos online), estou voltando ao fórum.
Finalmente! \o/

Bom.. Parece sibipiruna também, como o Pedro falou...
Sabe dizer o tamanho da semente?
Ou tem uma foto disso, ou dela já germinando, mas ainda com os cotilédones?
Pedro Catarin11/12/2010 19:42
Isso esclareceria bastante coisa... Principalmente a vajem.
Mcdonald12/12/2010 00:22
Cara não tenho a foto.. pra falar a verdade, eu tinha uma planta nesta pet, mas ela morreu ai deixei lá... e derepente começou a crescer essa ai... mas gostei das folhas.... não seria um piteco? só um palpite
abraço
Guilherme Cahú12/12/2010 12:32
As folhas se parecem também com as de piteco... Mas não sei...
Estamos nos afundando em dúvidas.. TT___TT

Vamos então compara com o que você se lembra.
Achei imagem da germinação de sibipiruna na internet. Veja o tamanho dos cotilédones:

E aqui está uma imagem da minha Leucena, quando germinou:

Você se lembra das sementes de Leucena que lhe enviei?
São basicamente desse tamanho (embora a foto não tenha boa qualidade ^^"😉 e parecem ser menores que as de sibipitura.

Agora, consegue definir, a partir disso, a sua planta?