Leucena
Guilherme Cahú11/12/2010 13:25
Leucena
Essas são as fotos da mina Leucena.
Danada... >xD
Fiquei um tempo sem tirar fotos dela, então será possível ver um salto no crescimento.. ^^"
Agosto
Setembro
As fotos a seguir foram tiradas hoje:
As pedras estão lá por... por motivo nenhum 😛
Espero poder realizar também um ótimo trabalho com essa Leucena. Acho que a planta promete...
Pedro Catarin11/12/2010 15:05
Eu lembro dela! De um post em que você mostrava uns fícus, você até pediu para ignora-la (tadinha...). Como espichou hein?
A minha plantada por semente tem 7 meses, mas já fiz uma "poda nela", cortando mais ou menos no centro da planta, através disso consegui uma fassanha: as folhas diminuiram 2/3 do tamanho O.o .
Acho uma boa você também fazer isso com a sua, se não ela só vai crescer para cima. Corte mais ou menos no meio da primeira copa que ela tem, assim ela vai brotar mais naquele lugar, densificando um pouco mais a copa. Ah, lembrando que o futuro tronco também irá engroçar um pouco.
Abraços!
Guilherme Cahú11/12/2010 15:43
Caramba, 2/3!!!
Sobre a poda, acho que entendi. Você fala de cortar a gema apical, de um modo ou de outro, porque sua presença inibie o crescimento lateral da planta e o despertar das gemas, não é isso? ;D
Foi o que fi com um jasmim aqui.
Eu só não tenho uma noção do tamanho que quero... D:
Não quero nada muito grande, nem muito pequeno...
Até o ponto mais alto da envergadura da folha mais alta, ela tem 32,5 cm...
Talvez assim esteja bom, não é? ^_^"
Pedro Catarin11/12/2010 19:48
É mais ou menos isso que eu quiz dizer.
Quanto ao tamanho, se quiser mante-la assim, então pode todo novo ramo que nascer para cima, e deixe ela brotar nas laterais, mas, se preferir, corte um pouco então, mais ou menos no meio deste tronco vazio (a parte do meio da planta...) 😕
Abraços!
Guilherme Cahú12/12/2010 12:25
Já sei: vou então deixar aquela última folha se desenvolver, e então cortar a gema apical. Acho que é mais ou menos o que você disse.
O que você acha?
... E já notei uma brotação pequena no meio da planta... Não sei se vai se desenvolver de verdade...
(confesso que estou meio perdido ^_^"😉
Pedro Catarin12/12/2010 13:11
Achei uma boa, quanto a esse broto que está crescendo no meio, espere, vamos ver no que vai dar. Aqui vai uma foto da minha e, da diferença entre o tamanho das folhas antes e depois do corte feito:
Tamanho:

Da para ver bem onde o corte foi feito, que é de onde os brotos pequenininhos sairam.
Folha antes:
Folha depois (note a diferença de espaço que elas ocupam no meu dedo):
Me desulpe pela qualidade da foto, mas acho que da para ver bem a diferença.
OBS: A folha que ficou pequena não é broto recente, ele já tem mais de 1 mês 😲
Abraços!
Guilherme Cahú12/12/2010 16:56
Incrível! =D
A minha Leucena está em baixo da árvore de Natal xD
Colocaram ela lá, quando estavam arrumando a varanda, e quando a achei, decidi deixar onde estava. Bate uma certa luminosidade, e é justo essa carência de luz que faz e fez ela acelerar seu crescimento.
Estou pesando em colocá-la ao sol, para que o crescimento desacelere um pouco, enquanto o último galho se desenvolve.
Depois é cortar a gema apical e ver o que a Leucena nos apresentará.
Guilherme Cahú23/12/2010 19:12
Aquelas últimas folhinas do ápice se desenvolveram mais, estão baiscamente do tamanho normal. Com isso, cortei a gema apical, cortando-a logo após o último ramo (as ultimas folhas que se desenvolveram).
Agora é esperar ela engrossar mais e acordar as gemas laterais. 😉
Djalmo26/01/2011 13:49
Parabens pelo material e pela paciência, mas me tire uma duvida, tu sabe se a leocena responde bem a alporque????
Atenciosamente
Guilherme Cahú26/01/2011 13:58
Valeu, Djalmo, mas se ela pega bem por alporque, eu sinceramente não sei... Até porque não tenho a tradição de fazer alporquias... ^^"
e qualquer modo, é bem provável que alguma outra pessoa aqui saiba... 🙂
Djalmo26/01/2011 14:02
Valeu, então aguardamos os professores se manifestarem.
Guilherme Cahú26/01/2011 14:42
É isso aí 😉
Mas, olha, a Leucena cresce bem rápido, e a semente germina muito rápido também. Se quiser tentar... 🙂
Guilherme Cahú02/02/2011 14:04
Pedro Catarin02/02/2011 23:28
Cresce que é uma beleza essa planta!
Vi uma possível copa naquelas primeiras folhas... iria ficar bem parecida com uma flaboyant...
Acompanhando...
Abraços!
HudsonArpini03/02/2011 10:47
puxa,acho q vou procurar mudas de leucena,mas vai saber onde acha
me encantei com a sua guilherme,o crescimento dela ta mto bom
Guilherme Cahú03/02/2011 14:53
Poxa, valeu, pessoal! ^_^
Pedro, eu ando pensando aqui numa projeção para ela...
Acho que mais tarde farei, e postarei aqui para todos nós discutirmos. 😎 😉
Pedro Catarin03/02/2011 18:49
Beleza então!!!
Guilherme Cahú03/02/2011 21:27
OK, é o seguinte (não estou muito a fim para tentar definir algo desenhado agora ^_^): estou pensando em deixá-la com organizações de folhagens planas, como na copa (o ápice, no caso), e fazer o mesmo utilizando as brotações que acontecem junto às folhagens já existentes, como você pode imaginar nessa foto.

Zelão_Bonsai08/02/2011 23:52
Muito bacana sua Leucena... tenho gosto de acompanhar a evolução de plantas desde a semente... acho fantástico.
Hoje no caminho do trabalho retirei um ganho de uma árvore, dessas que usam para arborizar as ruas... do jeito q tirei, plantei... será que pega? e é muito parecida com a tua... a única diferença é que tem folhas mais arredondas e pequenas.
Vou acompanhar...
Abraço.
Guilherme Cahú09/02/2011 20:53
Valeu, Zelão! 😄
Bom, e realmente não sei dizer se a Lecena pega por estaquia... 🙄
Foi mal, eu realmente não sei - e nunca ouvi falar de estaquia de Leucena... ^^"
De qualquer modo, boa sorte para com você e sua estaca! 🙂
Obrigado, também, por estar acompanhando! 🙂
Pedro Catarin09/02/2011 21:22
De yamadori pega bem pra caramba, corte a pivotante e deixe uns 5 capilares que ela pega Oo
Estacas pelo que sei também pega, mas tem de ser pequena e lignificada.
Abraços!
Guilherme Cahú17/02/2011 12:40
São algumas projeções que realizei.
Estou pensando em compactar folhagens em determinadas áreas. Assim, vejo que precisarei conduzir galhos para obter esse resultado, mas para isso precisarei de várias brotações.
Se não me engano, se eu aramar de um modo específico, poderei estimular novas brotações, mas podar nas áreas sugeridas pode, além disso, estimular o crescimento horizontal da planta.
Bom, além disso, cada vez mais me conscientizo de que bonsai não se faz em apenas um ano 😉 e que terei muito tempo pela frente para crescer junto com essas plantinhas. 🙂 😉
Bom, seguem algumas projeções que fiz. Gostaria de sugestões, se possível. ^_^
Imagino que poderia cortar no número
3... O que acham? 😄
Diego Santana17/02/2011 13:12
Gulherme se quer densificar a copa, vai ter que iniciar a poda de ponteira...
Pode cada galho deixando 2 pares paralelos, assim vai estimular o rebroto interno proximo ao tronco.......
Guilherme Cahú17/02/2011 14:04
Sim, e é o que ando fazendo ^_^, mas para conseguir brotações nos outros pontos, acho que precisarei realizar podas no tronco, certo?
Pedro Reimão17/02/2011 15:53
Guilherme não me esqueci da foto que te prometi, por isso não mude nada na sua mudinha, eu so estive muito ocupado viajando e esotu com 2 turnos de estudos, mas este fim de semana vou fotografa-la para você.
Desculpa de mais.