Caro Sinval,
Já que você achou oportuno colocar aqui neste fórum as suas dúvidas, vou esperar para que todos aqueles que estiverem interessados em te responder, que o façam. Depois então, aqui ou em casa numa aula particular sanarei outras dúvidas a mais. O que me surpreende, é que você adquiriu o livro do Naka San onde constam algumas boas informações sobre esta espécie. Uma outra pessoa que a gente aprende muito seria o Hidaka San. Foi com ele que consegui o primeiro exemplar de Glicínia roxa. Também tenho guardado comigo um arquivo “doc” falando sobre o manejo de Glicínia, que depois posso te passar, ok ?
No mais, respondendo o colega “ mrdesouz” , digo que a informação, desta preferir climas mais ameno está correta. Aqui em casa a beira mar, minha Glicínia só floresceu uma vez. Quanto a questão das podas das raízes.......veja, pensemos por este prisma, se uma planta tem raízes tomando todo o espaço de um vaso, como não temos que corta-las ?
Temos sim que fazer uma intervenção, pois ela não se encontra no seu ambiente natural. Em outras palavras, não tem mais espaço físico onde elas possam se desenvolver e também por ser uma espécie que desprende muita energia para floração, exaure os nutrientes do solo com rapidez, não é mesmo ?
Então passe a tesoura nelas e corte o que achar conveniente, pois o que ocorre de fato é que esta espécie desenvolve muito bem o seu sistema radicular, principalmente quando tomamos dos procedimentos corretos para este feito. Acrescente no substrato que te forneci uma pequena porção de farinha de ossos, ok ?
Caso queira fazer junto comigo isso, tudo bem, mas que seja no outro ano, pois o ideal seria ter feito a troca de solo no final do inverno e esta espécie sente muito com o calor que está para vir.
Segue uma foto de um dos exemplares que propaguei por estaca.
Um abraço,