Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus variegata

bruno matorizen11/12/2010 18:58
ficus variegata
tenhu um ficus variegata queria saber alguns coidados basicos dessa especie e tmb o tipo de solo


digan tmb se a minha ideia e boa para um principiante !!!!!


Nikkei 10011/12/2010 19:35
Rapaz, as fotos estão muio grandes, ficam difícil visualizar.
Ela está plantada num vaso? recomendo buscar uma alternativa para dar uma acelerada no seu desenvolvimento, como uma mamadeira ou bacia grande.
A princípio, sua planta precisa engrossar bastante o tronco, para depois visar a copa. Eu utilizaria um arame comprido que sairia desde a raiz até o ápice e aproveitaria para dar uma sinuosidade bem mais acentuada que a que fez.
Leandro Ferraz11/12/2010 19:46
foto MUITOOOOOOOOOOO grande...
e se possivel não posta foto deitadas da uma dor no pescoço ...

Minha opinião bacia grande por uns 2anos crescendo livre.
Ricardo Paiva12/12/2010 01:46
Bruno, em 1º lugar, siga as orientações do Nikkei.
Tenho um exemplar desta espécie. . Dá uma olhada, não tenho foto rescente mas já está com o dobro de folhas.

Seguem minhas dicas de cultivo:
- nunca desfolhe totalmente um galho , grande risco de que ele seque completamente. Eu corto as folhas deixando apenas 1/3 do tamanho de cada uma, desta forma estimulo as gemas que existem na base do pecíolo e desta forma tenho novas folhas e ai elimino as velhas.
- substrato bem drenante e com bastante matéria orgânica pois voc~e precisa que ela se desenvolva bastante.
- coloque numa bacia ou diretamente no chão para dar espaço para as raízes crescerem.
Filipe Henrique12/12/2010 01:55
bruno ,
em relação as fotos, se tiver orkut, poste direto de lá, as fotos já vem em um tamanho padrão, facilitam bem a visualização.
quanto a planta, por se tratar de uma muda da qual vc ainda dedicou muito tempo a ela ainda, recomendo que vc não se dedique a formar algo com ela. Tambem não precisa descartar, vai despretenciosamente tentando dar forma ao tronco, formando os pisos como vc sugerio... mas sem grandes espectativas. treina aramação, podas, podas de raiz...

espero que não me interprete mal, a minha intenção aqui não é desanimar vc, e sim impedir que sua muda te desanime, eu tenho algumas plantas dessa especie e apesar de conseguir algo razoavelmente satisfatorio, digo que o quase irmão gemio da especie rende resultados muito melhores, o ficus beijamina normal.., o ficus retusa melhor ainda. pra vc ter ideia da raiva que tenho passado ao formar bonsai dessa especie, descartei varias mudas. fiquei apenas com uma que já esta bem desenvolvida. Não parece mais tem diferenças grandes entre essa especie e o ficus beijamina normal, quando a intenção é formar um bonsai,.

outra dica é a seguinte, tentar formar algo com mudas tão jovens pode ser um tanto penoso quando ainda falta experiencia, penso que se vc conseguir uma muda um pouco mais desenvolvida seria mais facil conter a ansiedade por resultados e aplicação de tecnicas, pois no caso dessa muda, seu trabalho se resumi a dar forma ao tronco e esperar que se desenvolva.

tente buscar plantas que reuna pelomenos 2 caracteristicas satisfatorias simultanemante
já tenha um calibre de tronco bom.
tenha curvas com galhos saindo na parte de fora dessas curvas

mesmo sendo muito alta ou com varios troncos e muitos galhos... o serrote serve pra isso! hehehehe


espero ter ajudado

abraços brother

t+
Ricardo Paiva12/12/2010 02:14
Vou descordar de você Bruno, nem sempre conseguimos plantas com nebari legal e movimento no tronco, galhos bem posicionados ...
Muitos bonsai são sim fruto de plantas iniciadas inclusive de sementes ou mudas muito jovens.
Com mudas jovens podemos dar o formato que quisermos ao tronco: reto Chokkan, Moyogi, Shakan, e assimpor diante.
A dica do Nikkei é perfeita.
Eu mesmo tenho plantas que estão muito bem encaminhadas que são de semente e outras de mudas jovens.
Veja por exemplo esta azaléia que comprei por 2 reais, isto mesmo, 2 reais. o tronco tinha uns 3 mm - em 2004:

Hoje ela me dá muitas alegrias, por exemplo com uma floração como está:
Filipe Henrique12/12/2010 12:57
Ricardo Paiva,

Eu concordo com vc, deixa eu explicar melhor meu ponto de vista. Acho até que ha inumeras vantagens em pegar plantas jovens ou começar de sementes,
o problema é saber usar essas vantagens delas como vc consegue com grande maestria. Eu comecei na arte do bonsai assim, e digo com a experiencia que tive, foi penoso pra mim. fiz algo mais
satisfatorio, no meu inicio, com mudas esquecidas em viveiros de planta... aquelas que ninguem compra, mas não estou dizendo que é o unico caminho.

como disse, serve pra ir treinando aramação pra testar os limites da planta, a eficacia ao dar movimento de acordo com o ajuste e a bitola do arame,
e naturalmente vai saindo um bonsai, mas depositar as expectativas em uma unica planta PODE vir a ser frustrante, nesse sentido,
sugeri que ao arrumar outra muda observasse alguns aspectos ao compra-la.

Alem disso, não sei se foi tranquila a formação do seu bonsai de F.B. variagata, fiquei até curioso quanto ao trato, pq sua planta é bonita!
EU particularmente não gostei, pois ela responde a procedimentos que aplicados de forma identica no ficus beijamina apresentou melhores resultados.


ontem fiz até um rabisco pra ajudar o bruno, não so nessa planta mas em qq outra que formar desde nova;


não postei ontem pq estava baixando algumas coisas e minha net estava lenta.

onde o 1º piso forma o primeiro galho
o 2º piso forma o resto da planta
e o apice atual serve de galho de sacrificio.
lembrando que o movimento deve ser feito tanto para os lados quanto para frente e para traz, assim vc consegue uma profundidade maior no trabalho
bom, é isso..

abraços
bruno matorizen12/12/2010 20:10
vlw
vlw galera pelas dicas,mais na hr que eu fui compra ela todas estavam muxando sem folha essa foi ah que eu axei com uma cara mais bunitinha-
sim ela esta num vaso bem apertado