Ricardo Paiva,
Eu concordo com vc, deixa eu explicar melhor meu ponto de vista. Acho até que ha inumeras vantagens em pegar plantas jovens ou começar de sementes,
o problema é saber usar essas vantagens delas como vc consegue com grande maestria. Eu comecei na arte do bonsai assim, e digo com a experiencia que tive, foi penoso pra mim. fiz algo mais
satisfatorio, no meu inicio, com mudas esquecidas em viveiros de planta... aquelas que ninguem compra, mas não estou dizendo que é o unico caminho.
como disse, serve pra ir treinando aramação pra testar os limites da planta, a eficacia ao dar movimento de acordo com o ajuste e a bitola do arame,
e naturalmente vai saindo um bonsai, mas depositar as expectativas em uma unica planta PODE vir a ser frustrante, nesse sentido,
sugeri que ao arrumar outra muda observasse alguns aspectos ao compra-la.
Alem disso, não sei se foi tranquila a formação do seu bonsai de F.B. variagata, fiquei até curioso quanto ao trato, pq sua planta é bonita!
EU particularmente não gostei, pois ela responde a procedimentos que aplicados de forma identica no ficus beijamina apresentou melhores resultados.
ontem fiz até um rabisco pra ajudar o bruno, não so nessa planta mas em qq outra que formar desde nova;

não postei ontem pq estava baixando algumas coisas e minha net estava lenta.
onde o 1º piso forma o primeiro galho
o 2º piso forma o resto da planta
e o apice atual serve de galho de sacrificio.
lembrando que o movimento deve ser feito tanto para os lados quanto para frente e para traz, assim vc consegue uma profundidade maior no trabalho
bom, é isso..
abraços