Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinçagem em shimpaku

rualmeida13/12/2010 12:34
Pinçagem em shimpaku
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a correta pinçagem dos juníperus, eu tenho um pré-bonsai que comprei a mais de um ano, ele tem por volta de 7 anos. Possuo também um pré-bonsai com mais de 10 anos que adquiri recentemente na última expoflora de Holambra. A diferença das folhas de ambos é imensa, o de 07 anos está com as folhas novas abrindo estilo a tuia jacaré, muito espaçada entre cada galho, enquanto o de 10 anos que peguei recentemente, veio com muitas folhas, bem compactas e durinhas. Só que nos últimos meses ele esta começando a ficar com as folhas iguais do outro mais novo, perdendo muito o formato compacto, qual é o procedimento para mantê-lo sempre com as folhas compactas?

Desde já agradeço pela ajuda. Abraço à todos...
Mauricio Lutz13/12/2010 15:55
rualmeida a pinçagem é feita com a ponta dos dedos em forma de pinça, vc puxa as extremidades afim de manter a planta com uma massa verde equilibrada.
A pinçagem pode ser feita sempre que necessário.
Abraços 😄
rualmeida13/12/2010 17:21
Então, o problema é justamente esse, eu faço isso, mas de depois de alguns dias, fica queimado a parte que restou da pinçagem.
Como devo proceder corretamente essa técnica? afim de manter bem compacto os galhos?

Obrigado!!!
Elio16/12/2010 20:03
Rualmeida!
A pinçagem do shimpaku para mantê-lo adensado é pinçar somente as pontas.
Com a mão esquerda, entre o indicador e o polegar pegue um maço de folhas e aperte. Com os dedos da mão direita vá pinçando as pontas que se sobressaem. Não pince no interior. As acículas despontadas ficam marrom nas pontas. Isso é normal.
Contudo, veja que haja espaços vazios entre os principais galhos apara que a luz solar penetre no interior.

Agora, se vc quer fazer patamares, a pinçagem é diferente:
Segure um galho primário com a mão esquerda e com a direita vá pinçando fortemente todas as acículas que estão para cima e para baixo, deixando só as que saem lateralmente. Com isso vc espalma a folhagem.

abraço