Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Idéias - Ficus

antoniobeux14/12/2010 15:23
Idéias - Ficus
Boa tarde...
Gostaria de alguma ajuda com este Ficus...

Idéias, sugestões, opiniões são muito bem vidas...

[Frente]

[Esquerda]

[Posterior]

[Direita]
Leandro Ferraz14/12/2010 15:56
se esta gostando deixa como esta e vai pinçando para aumentar a ramificação

ou se quizer engroçar mais plante em uma bacia grande ou em um escorredor e uma futura mamadeira.

do mais ta legal sua planta pra mim so da uma adensada na copa...
Nikkei 10014/12/2010 16:15
Na terceira foto dá a impressar dos galhos/folhas estarem indo em uma diração. Está girando o vaso periodicamente? Vendo isso, pensei num fukinagasi, mas não vai combinar com um ficus.
Não sei há quanto tempo está neste vaso, mas parece que está precisando m pouco de espaço, ou talvez até poda de raízes. Vai uma sugestão minha: um bonsai sobre rocha:

Leandro Ferraz14/12/2010 16:20
Nikkei 100 Parabéns vc teve a "visão alem do alcance"

se a planta tiver raiz para envolver em uma pedra bota pra frente o projeto do nikkei ficou "10"
Mauricio Lutz14/12/2010 18:05
É isso ai, eu seguiria a projeção do Nikei.
Filipe Henrique14/12/2010 21:12
iaew pessoas,
gostei da projeção!
mas sem querer jogar areia na farofa, parece se tratar de um ficus boni, e portanto, vai ficar dificil envergar aquele galho dakela forma sem quebra-lo!

a menos que seja refeito usando podas...

abraços
Filipe Henrique14/12/2010 22:33
em cima do denho do nikkey, acabei tendo outra ideia,
pensei em um hankengay pra contornar o problema da aramação

arbaços
antoniobeux15/12/2010 01:08
Opa, grandes idéias....

acredito que com o "mix" delas vai sair algo bom...

Agora as questões...

Os galhos são beeeem frágeis, só no transporte acabei quebrando um.. por isso ela tem uma falha onde os galhos estão só de um lado...

O pode está pequeno sim.. provavelmente vou coloca-lo em uma "mamadeira"... assim também poderia fixa-lo em uma rocha...

a pergunta agora seria...

Para esta espécie, seria época correta para fazer isto?? ou devo esperar o inverno e fazer todo este transplante no período de dormência da planta?

Muito obrigado pelas idéias...
Mcdonald15/12/2010 01:26
Olá antonio....
fique atento com a dica do filipe... os galhos do ficus boni é muito quebradiço. não tente aramar e se pretender tracionar vá aos pouquinhos. Pouquinhos mesmo, qualquer movimento a mais quebra. Te falo isso pq não tive uma experiência não muito boa com essa espécie... Quanto ao transplante devido a espécie não vejo problemas em fazer, pois fiz um recentemente e a planta está muito bem. Só não esqueça de deixar ela uns 20 dias à sombra para se recuperar. Quanto a poda de raizes não aconselharia agora não..
abraço
Mauricio Lutz15/12/2010 07:50
Como bem disse o amigo Nick em algum outro tópico: "Galho quebradiço? Técnica nele." Deixe uns dois dias sem rega antes de aramar que o galho estará mais flexível 😂

Abraço 😄
Nikkei 10015/12/2010 09:14
Nunca trabalhei com um boni. Achei que fosse flexível como o benjamina. Gostaei do han kengai, acho que neste caso então seria mais indicado.
Filipe Henrique15/12/2010 10:08
tenho um qu estou guiando mais com podas, faço algumas aramações em galhos mais jovens mas pouca coisa.

abraços
Faugustobr15/12/2010 11:44
Mesmo usando a técnica que o Lutz sugeriu, você deveria ir tracionando ele aos poucos, experiência própria, tensione um pouco a cada 10 dias.

Abraços,

Fábio
antoniobeux16/12/2010 15:46
Opa... estava pesquisando as técnicas para fixar o bonsai a rocha... acredito que vou fazer isto e usar a mamadeira nele... basta adquirir alguns produtos que faltam...

em relação a poda, nesta espécie, nasce novos brotos junto as folhas antigas ou não?

apenas vi brotos nas folhas mais novas... =/