Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba e sua evolução

Zelão_Bonsai15/12/2010 17:31
Jabuticaba e sua evolução
Olá pessoal,

Depois de postar minha primavera, agora é a vez da jabuticaba.

Sei que a jabuticaba por si só já tem uma formação bonita de se ver mas gostaria de alguma sugestão se eu devo cortar algum galho, q forma poderia dar a ela. Foi adquirida em 06/10 em uma floricultura.
Será que é cedo para pensar em mexer? queria deixar o tronco mais grosso, mas ainda estou me informando.

Alguém saberia me dizer qual a idade desta jabuticaba?

Aquisição: 06/10

Fotos:

Atualização: DEZ/10

Aguardo comentários.
Abraços
neiluis15/12/2010 17:59
acho que vc poderia colocar mais substrato dentro da mamadeira...
e subir um pouco o escorredor...
SEKI - Elio Luis Secchi15/12/2010 18:40
Esta planta deve ter uns 2-3 anos.
Para engrossar tem que deixar crescer livremente, se tiver espaço, no chão cresce mais. Se não tiver, como disse o neiluis aproveita mais a mamadeira, enchendo totalmente de substrato, deixando grande espaço para as raizes. A mamadeira deve também estar bem furada em baixo. Uma técnica que o Charles Ferrante usa é ir sobrepondo mamadeiras para evitar o replantio e perda de crescimento 9isso quando se deseja um crescimento e engorda do tronco rápido. Ou seja, assim que perceber que ela já tomou de raizes a mamadeira atual, e certamente estarão saindo raizes por baixo, enche outra bacia de substrato e coloca em baixo desta... Para ter um certo calibre de crossura vai levar uns 3-4 anos...

abraço