Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Propagação por Estacas

leonardopx05/11/2005 21:34
Propagação por Estacas
Bem, sou novo no forum, procurei em topicos anteriores sobre propagação com estacas mas nenhum supriu 100% o que eu queria saber...
Após pegar o galho da planta que sera usado como estaca o que eu devo fazer para enraiza-lo? como eu uso os enraizadores? coloco num substrato? por favor..me ajudem
abraços
jackson05/11/2005 22:34
leonardo,

já coloquei este assunto anteriormente, e agora concluí o seguinte:

- cortar as estacas com +/- 10 cm
- retirar o ponteiro
- retirar a maioria das folhas, deixando somente um par na extremidade superior da estaca,
- cortar as folhas pela metade
- colocar a base da estaca em enraizante por 20 minutos
- colocar a estaca em areia grossa de construção
- cobrir o vaso ou recipiente onde estão as estacas com saco plástico transparente
- mantenha molhado e em local sombreado por um mês
- depois desse tempo retirar o plástico deixando por mais uns 2 3 meses em local iluminado sem sol direto.
- passar para vaso com terra e esterco bem curtido durante o tempo necessário para o bom desenvolvimento da planta.

[]s
Marco Nascimento08/11/2005 20:18
leonardopx, o Jackson já disse tudo, só tenho a acrescentar que estou conseguindo ótimos resultados com a garrafa pet, fazendo uma mini-estufa, corto a garrafa ao meio, faço vários furos no fundo, coloco areia, planto a estaca, rego com um hormônio enraizante (uso o Biofert raiz) e recoloco a parte superior da garrafa encaixada.
Deixo-a tampada sem mexer por 5 dias, passados esses 5 dias, rego-a novamente com hormônio enraizante e deixo mais 5 dias tampada, depois disso retiro a parte de cima da garrafa e deixo-a na sobra até completar um mês, só então vou colocando-a aos pouco no sol da manhã e começo a adubação um mês depois disso...
O aproveitamento é de 90% das estacas.
Quando forem estacas pequenas e finas, vc pode colocar várias na mesma garrafa pet e só separá-las depois de enraizarem.
Espero ter ajudado.
Um abração.