Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia de uma Calliandra

Elio17/12/2010 21:04
Alporquia de uma Calliandra
Esse alporque tirei de uma matriz do meu jardim. A parte aérea foi previamente trabalhada ainda na matriz. O objetivo era fazer um Hokidachi.

No vaso de treinamento

Primeira desfolha para incentivar brotação de ramos terciários e aramagem para corrigir a posição de alguns galhos.

2ª desfolha. Agora já com bastante ramos terciários. Retirada de alguns galhos indesejáveis.

Hoje

Leandro Ferraz17/12/2010 21:16
nossa essa quando florir vai ficar mais linda ainda
Parabéns.

que cor ela é? rosa?
Mcdonald18/12/2010 00:32
Nossa Elio... muito linda heim... vai ter muito trabalho.... ehehe
só uma dúvida, quando vc retifra a alporquia, vc planta com o esfagno e tudo ou tira o esfagno e deia somente as raizes?
abraço
nickyfury18/12/2010 00:47
bonsai
Grande Elio, show de bola garoto. Parabens pelo excelente trabalho. Conte pará nós quanto tempo entre a retirada do alporque e a imagem atual. Nada como ver uma evolução como essa para aprendermos um pouco mais e tentarmos, tambem, algo nesse sentido. 😄

Macdonald, antecipando a resposta, o ideal é manter o musgo esfagno, vez que as raízes finas e frágeis estão entranhadas nele, de maneira que, se tentar retirar, acaba por danificá-las, prejudicando todo o trabalho. 😄
Mcdonald18/12/2010 10:51
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Grande Elio, show de bola garoto. Parabens pelo excelente trabalho. Conte pará nós quanto tempo entre a retirada do alporque e a imagem atual. Nada como ver uma evolução como essa para aprendermos um pouco mais e tentarmos, tambem, algo nesse sentido. 😄

Macdonald, antecipando a resposta, o ideal é manter o musgo esfagno, vez que as raízes finas e frágeis estão entranhadas nele, de maneira que, se tentar retirar, acaba por danificá-las, prejudicando todo o trabalho. 😄

Valeu nick..... 😉
Nikkei 10018/12/2010 11:07
Muito bom tabalho. Já saiu bem encamninhado do alporque.
Tiago R18/12/2010 12:10
Que matriz você deve ter ai hein!!! 😄

Achei muito bonita. Muito simpática.
gabriel strucker18/12/2010 12:52
show de bola essa caliandra!!! 😲
Andre Antoniazzi18/12/2010 18:29
Caliandra
Ola Elio excelente trabalho tambem gostaria de saber o tempo do alporque ate como ela ficou hoje.Sou fascinado em caliandras tenho duas mas ainda nao floriram.Busco fazer uma coleção com todas as cores e tipos.Abraos e nao nos deixe muito curiosos com novas evoluções nos brindes com novas fotos.
Abraços
Rafa18/12/2010 20:09
Parabéns Elio, muito bela essa sua caliandra. Como falou o Nikkei, que alporque hein? Estou a procura de uma muda de caliandra para trabalhar também. Só me incomodou um pouco aquela raiz na frente saindo mais alta. Mas, está muito show mesmo.
Ricardo Paiva19/12/2010 01:14
Mais um trabalho muito bom Elio, parabéns.
Gostaria da sua ajuda. Também quero fazer um alporque em uma caliandra, você poderia me dar as dicas de como fazer?
1 - anel (total ou com ponte) ou torniquete?
2 - uso esfagno, vermiculita ou areia pura?
3 - o que você usa de enraizador?
4 - você usa só plástico transparente?
5 - quanto tempo pra aloprquia enraizar?
Desde de já agradeço.
Mcdonald20/12/2010 03:11
Ricardo Paiva escreveu:
Mais um trabalho muito bom Elio, parabéns.
Gostaria da sua ajuda. Também quero fazer um alporque em uma caliandra, você poderia me dar as dicas de como fazer?
1 - anel (total ou com ponte) ou torniquete?
2 - uso esfagno, vermiculita ou areia pura?
3 - o que você usa de enraizador?
4 - você usa só plástico transparente?
5 - quanto tempo pra aloprquia enraizar?
Desde de já agradeço.

òtimas perguntas Ricardo.. fiz uma alporquia de caliandra hoje tb... vou esperar as respostas.... hehe. to com muitas dúvidas....
abraço
neiluis20/12/2010 11:55
acho que vou aderir a esse alporque
tgrespan20/12/2010 12:35
Também estou curioso para saber quanto tempo levou. Fiz um alporque em um caliandra que tenho há umas 3 semanas. Como não tinha esfagno utilizei estopa. Espero que dê certo.
Abs, Tiago
Elio21/12/2010 14:53
Leandro, é de cor rosa. Calliandra Brevipes (Selloi). Valeu, amigo!

Mc, com esfagno, como bem disse o o amigo Nicky, não dá para retirar
senão arrebenta todas as novas raízes. Obrigado pelo incentivo!

Velho amigo NIcky, a retirada se deu em 02/2009 e atual em 12/2010, portanto 22 meses. Agora vou cuidar dela para florescer.

Nikkei, Tiago, Gabriel, André
.......obrigadão pelas gentis palavras!

Rafa, taí uma coisa que aprendi e valorizo muito. Às vezes vc acredita que uma planta está pronta e NÃO enxerga um pequeno detalhe mas que faz muita diferença. Vc acredita que eu não tinha me dado conta daquela raizinha e que está fora de contexto???
Um conselho para todos: Se vc acha que a tua planta está pronta. Poste fotos e vc verá que OUTROS olhos acabam vendo o que está debaixo do teu nariz e não está enxergando.
Valeu Rafa!

Grande Ricardo
! Faço anel total (nas Calliandras)
Uso esfagno, embora agora eu estou testanto a vermiculita.
Vantagens e desvantagens:
1. Esfagno: Bom como substrato para alporquia.
Desvantagem: Não dá para retirar. As raízes entranham
muito nele.
O Luiz (da Bonsai Sul) me sugeriu usar esfagno picado. Irei
testar.
2. Vermiculita: Bom como substrato
desvantagem: Faz uma sujeirada e é meio ruim de lidar na
hora de fazer a alporquia
3. Areia: Ainda não testei. Se for bom como substrato creio que pelo
peso dela deve sair facil depois.

Enraizador - Uso o Superthrive, embora os alporques que fiz em Calliandra, sem hormônio, também deu boa enraizada.

Plástico, só uso transparente. Facilita a verificação.

Tempo de enraizamento na Calliandra, se fizer na primavera, 60 dias

Neiluiz
, alporquia em Calliandra é moleza!

Tgrespan, estopa também serve, desde que limpa.

abraço, pessoal!
Ricardo Paiva21/12/2010 15:43
Obrigado Eio. Tudo anotado.
Vou meter a mão na massa neste período entre o natal e ano novo e vou fazer alguns.
Obrigado.
Mcdonald22/12/2010 00:52
Elio parabéns pela iniciativa.. nem imagina o quanto ajuda a gente q está iniciando no bonsai... fiz um alporque igual ao seu no domingo... tomara q dê certo... mas acho q vai demora um pouco mais...
abração meu velho e boas festas..
DR.GORI23/07/2013 18:53
nosso linda sua caliandra
sou novato no assunto bonsai, mas tenho lido muito sobre o mesmo e logo tive vontade de aprender. hoje, passando por uma rua encortrei um ramo bem legal de caliandra. estava encostada num murro de uma casa, pedi ao propietário se podia tirar um ramo, pos bem, ele deixou. assimq cheguei em casa fiz a porçao enraizadora de vitamina b1 q aprendi com mec, q por sinal ensina muito bem. nao sei se a caliandra enraiza facil . mas meu processo será outro, tentarei a estaquia, tomara q dê certo...gostaria de fazer um alporque nessa planta, mas nao terei como cuidar... infelizmente... 😲
Elio23/07/2013 20:56
Re: nosso linda sua caliandra
DR.GORE escreveu:
sou novato no assunto bonsai, mas tenho lido muito sobre o mesmo e logo tive vontade de aprender. hoje, passando por uma rua encortrei um ramo bem legal de caliandra. estava encostada num murro de uma casa, pedi ao propietário se podia tirar um ramo, pos bem, ele deixou. assimq cheguei em casa fiz a porçao enraizadora de vitamina b1 q aprendi com mec, q por sinal ensina muito bem. nao sei se a caliandra enraiza facil . mas meu processo será outro, tentarei a estaquia, tomara q dê certo...gostaria de fazer um alporque nessa planta, mas nao terei como cuidar... infelizmente... 😲

Dá certo sim se a estaca não for muito grossa.
DR.GORI24/07/2013 18:58
opa amigo elio, obrigado pela dica. deixei de molho por 24 horas no enraizador, fiz duas experiencias, na 1ª coloquei em um pote apenas com substrato drenante, ja na 2ª, fiz um pouquinho diferente, cortei uma garrafa pet ao meio, coloquei substrato em uma metade e a outra metade coloquei apenas agua e sobrepus a parte com substrato por dentra da parte somente com agua... no segundo exemplo fiz pensando num esquema q vi o pessoal fazendo numa estaca de jabuticaba. quanto ao diamentro do tronco deve ter uns 4cm e outro com 3...
O Guardião25/07/2013 22:18
Auxilio
Fala meu amigo
Acompanho sempre seus trabalhos, os quais são de muita qualidade. Percebo também, que você tem sempre boas sugestôes para os menos experientes como eu.
Assim sendo, gostaria de sua opinião sobre esta minha caliandra.

Ao que me parece ela esta prestes a dar flores.
Esta foto não é muito atual se minhas suspeitas se confirmarem tirarei mais fotos e postarei, acho que serão muitas flores.
Diga-me qual caminho devo seguir.
Um abraço!
Elio26/07/2013 15:21
Olá Guardião! Fazia tempo não não lia nenhuma postagem tua.

Então, seria interessante vc postar uma foto da planta inteira para eu poder avaliar! Já dá pra notar tem um lindo Tachiagari (Início de tronco).

abraço
DR.GORI26/07/2013 17:33
ta bonita mesmo amigo guardião... so trabalhar a criança rsrssrs
O Guardião26/07/2013 21:06
Obriogado
Elio escreveu:
Olá Guardião! Fazia tempo não não lia nenhuma postagem tua.

Então, seria interessante vc postar uma foto da planta inteira para eu poder avaliar! Já dá pra notar tem um lindo Tachiagari (Início de tronco).

abraço

Ok Elio

Vou tirar algumas fotos dela esta semana assim que tiver um tempinho
Hoje estive olhando, e minhas suspeitas se confirmaram, ela está florindo.