Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalhando com os amigos!

12
Alexandre S. Coelho17/12/2010 23:09
Trabalhando com os amigos!
Oi Pessoal
No Fórum Central, coloquei a postagem do último trabalho em conjunto com o amigo Luiz Galvão:

Alexandre S. Coelho escreveu:
Ontem, mais uma vez fui visitar o amigo Lula... Trabalhamos este Araçá-piroca de tronco fantástico:

Resultado, "O Dragão"

Agora, pra não perder o jeito 😄 fiz este projeto com duas opções para o futuro bonsai... Gostaria de saber a preferência dos amigos???

Número 1 ou número 2 ❓ 🙄 😂
Rakki18/12/2010 00:23
Se fosse minha a planta partiria para a numero 1.
Mcdonald18/12/2010 00:29
Também gostei mais do número 1. fica mais armonico
abraço
Rafa18/12/2010 00:38
Olá Alexandre, como sempre nos mostrando trabalhos extraordinários. Parabéns conterrâneo. Vou seguir os colegas e escolher também o nº 1.
nickyfury18/12/2010 00:59
bonsai
Alexandre, nada como um exercicio visual para melhorar nosso aprendizado. Ao optar pela primeira opção, é interessante notar que o vaso terá que ser substituído por outro, mais alto, harmonizando o estilo kengai pleno com ele. Nesse caso, creio que a primeira estrutura aerea teria que ser retirada, ou então aproveitada como um primeiro patamar plano à direita, em oposição ao galho jin superior. Ficando como está, perde-se conteúdo no desenho do tronco, que é muito lindo por sinal.

A segunda opção, por conseguinte, seria quase um han kengai, mas o galho apice inferior ultrapassa em muito a borda do vaso, o que pede um vaso um pouco mais alto, mas ainda mantendo esse estilo. No caso, creio que uma redução no segundo galho jin, situado no meio, daria maior profundidade visual à continuidade do tronco, justificando, nesse caso, a manutenção da primeira estruturação aerea, sem precisar formar aqui um patamar horizontal.

O interessante é que basta mudar o galho apical descentente principal para percebermos que é preciso um pouco mais de alterações, para engrandecer técnicamente seja uma opção ou a outra. Mantendo como está, fica-se com a impressão de estar faltando algo que complemente o trabalho.

Mas é bem como se diz: gôsto é igual pescoço, cada um de nós tem o seu. Eu cortaria o galho apical descendente na altura do segundo galho jin, reduzindo o comprimento deste e formando uma estrutura mais horizontal, trabalhando com um han kengai pleno, ao nível da borda do vaso. Com isso, o tronco seria ainda mais privilegiado, é claro. 😉
Pinus.spp18/12/2010 09:16
Number One !!
Pedro Catarin18/12/2010 14:04
1... A queda é maior, o que gosto muito 😄
Filipe Henrique18/12/2010 15:01
Alexandre, que pergunta eim!?

nossa, da pra ficar com as duas opções?!

rs

mas, se é pra dar uma opinião, eu concordo com nick. Arrisco dizer tb que um han kengay seria um caminho muito elegante pra esse exemplar magnifico. Nesse sentido, acho que seria interessante tentar formar a copa sem que essa ultrapasse o fundo do vaso.
Quanto menos distração com a folhagem mais evidente fica o tronco que é fora de serie.

mas o homem da visão alem do alcance é vc brother!
rsrsrs
tenho certesa que mesmo já tendo visto a planta, vc vai dar um jeito de nos surpreender com o resultado final!

grande abraço
Ricardo Paiva19/12/2010 01:30
Eu a 2.
edson060519/12/2010 08:46
Alexandre,
primeiro bela planta!!!
Segundo, eu também vou de número 2. A meu ver a planta não pede uma queda tão acentuada; o tronco a princípio cresceu bastante para cima até fazer o movimento de descida...
Abraço.
Edson.
Pozzana19/12/2010 12:59
Gostei mais da 2ª!
gabriel strucker19/12/2010 14:55
ficaria com o nº1!
joão josé19/12/2010 15:00
2, com algumas alterações. Concordo com o Nick em reduzir a ponta. Ou curvá-la em direção ao vaso.
Luiz Peregrino19/12/2010 20:50
Alexandre,

Eu particularmente ficaria com a opção de número dois, mais harmônico com o movimento e direção do tronco e dos gins, seguindo algumas dicas que o Nick sugeriu, reduzindo um pouco o patamar final para que não ultrapassasse tanto o fundo do vaso.

Um abraço,

Luiz Peregrino
Alexandre S. Coelho19/12/2010 21:36
Oi amigos

Bem dividida as opiniões heim... 😄

Obrigado pelos comentários! Uma coisa que pode estar atrapalhando na visualização da altura da folhagem mais baixa, no semi-cascata, é que o tronco se projeta bastante para frente 😉

Ao final, quem vai mesmo decidir o melhor caminho vai ser o amigo Lula, dono da planta 😄
Angela Fernandes20/12/2010 22:06
Meu PRESIDENTE !!!!!!!
Adorei a planta e você com nosso amigo querido Lula, "mataram a pau".
Não sei qual das 2 opções escolheria.
Difícil opinar, levando em consideração as palavras do amigo Nicky.
Quero ver qual das opções vocês vão escolher e nos brindar com fotos.
Alexandre S. Coelho30/11/2011 00:07
Pois é Ângela...

Depois de um bom tempo voltei ao viveiro do Lula com o amigo Leonardo Fillipe e registramos o estado atual da planta...

Olhem só o vasinho que ele arranjou pra ela (a frente do bonsai não é esta da foto):
Alexandre S. Coelho30/11/2011 00:22
Pessoal

Neste dia também trabalhamos um "piteco"...

Bruta:

Analizando as possibilidades:

Limpeza visual e inclinação:

Mão na massa:

Pronto... Por enquanto:
Diogo Justiniano de Holan30/11/2011 09:48
Fantástico!
As duas foram muito bem trabalhadas.

Vejo estas fotos e fico louco para conhecer um viveiro assim.

abraço.
Alexandre S. Coelho30/11/2011 21:47
Diogo
O viveiro do Lula é espetacular... Tanta planta que agente nem sabe direito qual trabalhar 😲 🙁 😂

Olhem esta outra cascata que trabalhamos posteriormente:
SEKI - Elio Luis Secchi30/11/2011 23:15
Muito bom Alexandre, continue mostrando estes trabalhos pois servem de inspiração e ensinamento.
abraço
Green_bsb01/12/2011 16:00
Elio Luis Secchi escreveu:
Muito bom Alexandre, continue mostrando estes trabalhos pois servem de inspiração e ensinamento.
abraço

Difícil escolher. Mas particularmente gostei mais do 1º.
Parabéns!
ZQlê01/12/2011 17:21
Opção 2
Prezado Alexandre.

Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de compartilhá-lo conosco.
Eu optaria pela opção dois e promoveria uma compactação da copa e redução dos jins.
O movimento desse tronco é maravilhoso.
marcio gabiatti01/12/2011 20:20
Que pergunta em Alexandre muito dificil escolher mas optaria pela numero 1 pois me agrada mais. abraços..
ROGÉRIO DIAS02/12/2011 16:11
É
HEHEHEHE,,,DE ONDE SURGEM ESSAS PLANTAS?SÓ PLANTA SHOW PRA TRABALHAR.
12