fabianoscosta18/12/2010 15:52
Super-adubação, dá resultado?
Existe um artigo onde Andy Walsh responde à uma questão do IBC sobre a capacidade das plantas em serem fertilizadas, no caso haveria uma hipótese onde a quantidade crescente de adubo faria aumentar a resposta de crescimento e quantidade de raízes da planta, tendo daí um desenvolvimento superior.
Mais é melhor?
É correto dizer que as plantas irão fazer uso de quaisquer recursos que encontram no solo. E é tentador assumir a partir deste, que a adição de mais fertilizante resultará em maior crescimento, pois a maioria das pessoas têm observado que as plantas crescem mais quando são fertilizadas, no entanto...
continua...
http://fabiano.projetobonsai.com/2010/12/18/super-adubacao-da-resultado/
Grande abraço,
Fabiano.
Alexandre S. Coelho19/12/2010 21:05
Mais uma bela matéria amigo Fabiano!!!
A velha orientação de observação anual dos exemplares que possuímos é coisa séria... Cada bonsaísta deve ir testando e aprendendo as necessidades nutricionais de suas pequenas árvores ao longo dos anos 😉
neiluis20/12/2010 00:07
e sempre bom inovar e testar mais temos que ter muito cuidado com o que usaremos pois muitas vezes nao tem volta...
João Paulo Batista Lyrio20/12/2010 10:57
Pois é, aproveitando o ciclo de conhecimento.
Aconteceu comigo, fui fazer uso da uréia, coloquei bem pouco, como estava usando a primeira vez, procurei utilizá-la em pequena quantidade, bem pequena mesmo, então algumas não aguentaram, e vieram a secar, ao perceber, retirei o substrato, lavei bem, mas não deu algumas vieram a óbito, e outras secaram as folhas, mas continuam com o tronco verde ao dar uma raspada.
Há alguma forma ou produto para aplicar quando se percebe o acontecido ?
Grande abraço.
Chaddad20/12/2010 23:54
Por muitos anos tb errei adubando demais ou usando produtos em quantidades tóxicas.
As plantas até podem consumir muito e crescer bem mais, só que tem que começar com doses bem fracas e subindo lentamente, no curso de meses ou anos. É como fazer uma pessoa ir se acostumando, ou viciando em bebida alcólica, vai aumentando aos poucos para se adaptando.
Mas o tamanho do recipiente é limitante, quanto menor o vaso doses menores são necessárias. Em bacias eu as vezes até uso granulado NPK 4-14-8, e não o 10-10-10. Em vasos prefiro os produtos líquidos, são menos concentrados os sais, doses pequenas, podendo ser mais frequentes e de varias marcas em revezamento.
Acho inclusive que as adubações de plantio são as que mais eu matei.