Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

elaeagnus

bruno matorizen18/12/2010 18:15
elaeagnus
hj comprei essa especies mais nao sei nada sobre ela, ficaria bem feliz se alguem me falassem sobre ela, e algumas dicas de como cultivar

veja as fotos dela:

gabriel strucker18/12/2010 18:28
todas as plantas a desfolha e transplante sao feitos na primavera que e quando elas crescem com mais vigor mas enquanto a aramaçao dessa especie eu nao sei. 😄
bruno matorizen18/12/2010 18:29
hm;..
vlw msm assim

🙂
bruno matorizen18/12/2010 21:10
alguen sabe qual a melhor epoca de transplante e aramaçao???
Ricardo Paiva18/12/2010 23:44
Olá Bruno, esta espécie é muito interessante. Tenho um exemplar em formação há uns 2 anos. Seguem algumas informações sobre a espécie:

Nome botanico: Eleagnus pungens Thunb.
Nomes Populares: Elagno, oleastro, oleagno, eleagno
Família: Família Oleagnaceae
Origem: China e Japão
Descrição:
Arbusto de até 4,0 metros de altura, muito ramificado, podendo apresentar espinhos esparsos.
As folhas são verde-escuras, ovais e de borda ondulada.
As flores são pequenas, branco rosadas, campanuladas, reunidas em inflorescência ao longo dos ramos. Floresce no verão.
O arbusto que apresenta manchas irregulares em creme, mais claras na página inferior é o Eleagnus pungens var. ‘Aurea’.

Eu cultivo o meu a pleno sol, utilizo adubação orgânica TM+FO a cada 30 dias e osmocote de liberação lenta 1 vez por ano.
Aceita podas durante o ano todo. Uma característica é que os brotos nascem num ângulo de 90%, ficando fácil dar movimento natural aos galhos.
Evite podas em galhos grossos pois as cicatrizes demoram muito para fechar.
Aceita bem aramação.

Veja este lindo exemplar:

Sobre sua planta.
Retire aquele galho que nasce próximo a base. Está muito reto e mal posicionado.
Pelas fotos acho que o shakan (tronco inclinado) está óbvio. Você precisa selecionar os galhos para formar a estrutura da copa e estimular brotações para compactar. Em pouco tempo ela já estará com uma forma muito legal.
Quanto a desfolha, ao contrário do que o Gabriel falou, tem espécies que suportam várias desfolhas ao ano: ficus, ulmus, duranta, caliandra, entre outras. Eu mesmo acabaei de desfolhar uma floresta de jabuticabas, ulmus, caliandra, duranta, ficus e no mês que vem vou desfolhar meu acer palmatum. É preciso verificar a região que se mora e as características de cada espécie.
Transplantes, de forma geral devem ser feitos na primavera. Os juníperos eu prefiro no final do inverno. E também tem espécies que respondem muito bem a transplantes inclusive no verão. Eu acabei de fazer em caliandra e azaléia, mas nesta época é preciso atenção redobrada na rega.
Paulo César Morais19/12/2010 01:07
Bruno, segue a dicas do Ricardo que vai conseguir conduzir bem sua planta,

eu diria para ter cuidado com a aramação dos galhos mais velhos e grossos, a madeira fica dura e vc pode ter problemas na aramação . então o ideal é aramar os galhos enquanto mais jovens.

para ilustrar o que pode ser feito com essa espécie, um exemplar de uma amiga de Uberlândia, chamada Denize.

abraço a todos.

bruno matorizen19/12/2010 21:03
hm.
aqle broto que vem da raiz eu podei,eu tmb tenhu duvida nas folhas dela tem tipo um fungo, adianta fazer a desfolha para tirar os fungos?
Ricardo Paiva19/12/2010 21:16
Como assim um fungo, descreva a aparência da folha por que esta espécie tem características muito peculiares. As folhas são esbranquiçadas na parte inferior e na parte de cima possui vários pontinhos e as bordas são bem serrilhadas.
bruno matorizen19/12/2010 21:24
hm

é issu ai que eu axo que é um fungo,se for adinta fazer desfolha para tirar as pragas