Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipe - atualização 03-02-2011 SOCORRO

Andre Antoniazzi18/12/2010 18:35
Ipe - atualização 03-02-2011 SOCORRO
Ola amigos este é meu ipe gostaria de trabalhar ele melhor tenho ele a dois anos e ainda nao floresceu.Minha ideia é podar na curva pra direita na metade do tronco coloca-lo no escorredor pra ver no que da mas nao sei se posso fazer agora se ainda é epoca.Aos meus professores peço humildemente ajuda.
Abraços
Tiago R18/12/2010 19:50
Eu podei dois, dias atrás, e estão brotando. Com menos de 1 semana brotaram.
Elio21/12/2010 16:31
André, pode podar agora sim.
Eu comprei uma muda semana passada mais ou menos com essa espessura. Podei a 10 cm do solo.

abraço
Andre Antoniazzi22/12/2010 10:42
Ipe
Ola Elio pois é podei logo na curva pra direita e coloquei no escorredor vou postar uma foto pra mostrar como ficou.
Abraços e mais uma vez obrigado
Andre Antoniazzi03/02/2011 14:48
Ipe
Ola pessoal apenas para atualização das fotos e se alguem quiser dar alguma dica ou sugestao agradeço.
.
.
.
Abraços
Rafael Pontes03/02/2011 15:02
ficou boa a poda! agora tem que esperar os galhos novos engrossarem e comecar a estilizar...
Por hora axo que tem que deixar livre pra engrossar, deixando os galhos prinxipais... eu axo ehhehehehe
ROGÉRIO DIAS03/02/2011 18:01
É
COLUQE NA MAMADEIRA ,COM ADUBO ORGÂNICO MISTURADO NA MESMA.
Helio Mayer03/02/2011 20:44
Não é do amarelo né? Porque se for me diga como ramificar, pois mesmo cortando a ponteira ele insiste em brotar em só uma gema e continuar o crescimento apical. Abraço
Elio03/02/2011 20:57
Xará, pode entre um nó e outro. No nó anterior surgirão dois brotos, um de cada lado. Depois é só continuar com o mesmo sistema.

abraço
Helio Mayer03/02/2011 21:31
Pode deixar xará que já vou providenciar isso amanhã, e tirar um araçá monster do quintal do meu pai. Abraço
Andre Antoniazzi03/02/2011 22:23
Ipe
Ola amigos quando comprei este ipe me disseram que é do amarelo pois a folha e mais lisa se fosse do roxo a folha seria mais aveludada.Amigo Elio obrigado pela dica mais uma vez.
Abraços
Laudir04/02/2011 00:22
Re: Ipe
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigos quando comprei este ipe me disseram que é do amarelo pois a folha e mais lisa se fosse do roxo a folha seria mais aveludada.Amigo Elio obrigado pela dica mais uma vez.
Abraços

é do roxo ou rosa...
tem 5 folhas ligadas por um pecíolo mestre que sai do galho....

a redução destas folhas é horrível... eu desfolhei um aqui umas 5 vezes e mesmo assim, o maximo que consegui foi que chegassem a 15cm... o normal é que cheguem a 30cm
Djalmo04/02/2011 09:18
Andre Antoniazzi, é sempre bom encontrar pessoas da região, parabéns pelo material e parabéns também pelas intervenções, ficou muito bom o resultado, agora é coloca-lo na mamadeira em uma bacia bem grande e esperar as proximas intervenções.
Atenciosamente.
Helio Mayer04/02/2011 13:57
Abraços

Mas meu ipê amarelo tem folhas aveludadas, e tenho certeza absoluta que é amarelo o.o
Elio04/02/2011 15:42
A título de orientação, só do Ipê amarelo existem aproximadamente 12 variedades diferentes.

abraço
João Paulo Batista Lyrio04/02/2011 16:26
Puts,
por isso que em algumas possibilidades prefiro cultivar da semente quando colida da árvore.
Que você realmente sabe que é daquela espécie e vai se chegar naquela forma.
Se bem que demora pacas, mas e mais precis as informações.
Abraços.
Andre Antoniazzi04/02/2011 16:49
Ipe
Ola amigos pois é respondendo ao Elio nao sabia desta particularidade pois so compro mudas do mesmo desde que entrei para esta arte e me afirmou que é amarelo e Helio Mayer pois é dai nao sei vamos oela dica do professor Elio que sabe tudo.Djalmo bom sim saber que estamos perto ja deves conhecer o Renato gente boa,devo daqui uns 15 dias estar recuperado de minha cirurgia dai vou convidar o Renato e voce para fazermos umas coletas e conhecer seus trabalhos ok.
Dai Laudir que bom que esteja deixando suas dicas,gosto de suas opinioes tenho outros post se quiser deixar algo por la agradeceria desde ja e quanto as folhas sao somente 3 por peciolos,ainda nao fiz o trabalho de diminuição de folhas ate porque elas nao sao tao grandes assim,vou seguir o conselho do Elio e podar entre os nos para dar mais consistncia a copa para que no ano que vem derrepente coloca-la em um vaso de treinamento.A todos um grande abraço e obrigado pelas dicas.
fabricio ribeiro05/02/2011 00:10
lindão
ficou muito bonito o teu ipe,
vou acompanhar pois tenho algo aqui que deve ser ipe não tenho certeza... Djalmo, Andre Antoniazzi é realmente muito bom ver os visinhos por aqui,
abraço a todos e vamos esperar atualizações sua irmão,
até lá...
Andre Antoniazzi23/03/2011 10:49
Ipe
Ola amigos preiso de ajuda urgente meu ipe esta com os seguites sintomas as folhas começam a pretear das pontas para o centro ficam moles e morrem chegando a matar ate o galho o que deve serr isso pois ele esta no escorredor com regas e adubação normais.
Abraços
Elio23/03/2011 15:17
Excesso de umidade, André???
Andre Antoniazzi23/03/2011 18:08
Ipe
Ola amigo Elio,sera que é excessode humidade??? pois cuido para que isso nao aconteça mas em todo caso vou diminuir as regas obrigado pela dica ate porque o ultimo galho estou perdendo.
Abraços