Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainvillea Kengai

12
Rafa18/12/2010 20:20
Bougainvillea Kengai
Amigos, comprei essa Bougainvillea recentemente, mas nunca trabalhei com a espécie. Visualizei nela um Kengai ou Han-Kengai. Vou desfolhá-la para poder visualizar melhor. A espécie combina com o estilo mencionado? Obrigado.

Pedro Catarin18/12/2010 20:24
Primeiramente temos de ver como está o tronco dela, é o mais importante para definir um estilo como o kengai ou o han-kengai. Segundo, para fazer a desfolha, espere ela perder todas as flores, acho o mais apropriado para ela (de acordo com o que estudei).

Espere por sujestões que virão.

Parabéns pelo material! Estou louco para conseguir mais uma!

Abraços!
bruno matorizen18/12/2010 20:37
hm..
como disse o amigo ai, tire foto do tronco vai ajuda mais ah definir o estilo!!!!
Ricardo Paiva19/12/2010 01:08
Rafa, realmente você precisa desfolhar a planta para podermos opinar.
Agora, pra você ver como dá pra fazer um kengai ou han-kengai, veja estes exemplares:

Rafa19/12/2010 14:28
Obrigado amigos pelas respostas.
Ricardo, admiro muito seus trabalhos. Realmente, ela precisa de uma desfolha, minha dúvida é se eu devo fazer de imediato ou aguardo cairem as flores? Já vi em alguns tópicos amigos falarem que esperam cairem as flores para realizar a desfolha, mas pensei que fosse só por questão de amiração da floração.
joão josé19/12/2010 14:46
Também acho que não tem nada a ver. Desfolha ela, rs!
Pedro Catarin19/12/2010 15:00
A minha (branca) veio lotada de flores e folhas. Arranquei tudo...... 😮ops:

Passaram duas semanas e ela estava com brotos pela planta toda Oo

Abraços!
Ricardo Paiva19/12/2010 21:20
Rafa, deve ser mesmo por causa das flores, para ficar admirando ...
Tira as flores e poem num vaso (KKKKK) e desfolha ela. As minhas desfolhei mês passado e já estou fazendo pequenas podas, tão brotando muito.

PS.: Obrigado, Rafa, a gente vai crescendo e aprendendo junto por aqui.
Alexandre S. Coelho19/12/2010 21:57
Rafa

Com a desfolha, verifica também onde começa o nebari, retirando um pouco da terra superficial... As vezes o tronco fica bem enterrado, dificultando o projeto inicial 😉
Rafa20/12/2010 01:11
Resolvi desfolhá-la. Deu um certo trabalho mas aproveitei a ajuda do meu muleque de 2 anos.kkkk
Só não tive tempo para podar e aramar. Vou aguardar opiniões. Valeu.

Pedro Catarin20/12/2010 10:59
Enxerguei um Moyogi se formando pelo tronco principal e o galho da direita.

Vamos ver o que mais pessoas acham...

Abraços!
Drop1320/12/2010 15:29
qual é essa espécie!??
mto bonita.... acho q eu podaria o galho q sobe e trabalharia com o primeiro galho da direta...

abraços
Pedro Catarin20/12/2010 15:58
Ótima idéia Drop! É um método até mais viavel de se fazer um moyogi, ficaria bem melhor...
Nikkei 10020/12/2010 18:07
Penso que é possível um kengai e até um hankengai. Uma inclinação boa do tronco num transplante e uma boa aramação. A primavera da para trabalhar bem em patamares se quiser, brota bastante e é boa de conduzir
Angela Fernandes20/12/2010 22:12
Rafa !!!
Acho que agora que desfolhou a planta, tem que tirar o torrão e ver o nebari que julgo ser a primeira coisa a ser feita e depois sim....escolher o estilo...
Pelo menos faço aqui com minhas plantas e conforme o meu querido Ricardo fez, desfolhei todas as bouga e elas estão rebrotando....é o calor infernal que está fazendo em minha cidade.
Continue postando fotos para opinarmos.
Rafa21/12/2010 02:15
Obrigado pessoal pelas opiniões. Continuem opinando.
Nikkei, foi justamente o que visualizei quando vi essa planta no viveiro.
Angela, retirei um pouco a terra e olhei o nebari. Como falei anteriormente, visualizei um cascata, ainda não trabalhei nela. Tem muitos galhos excedentes. Tenho que podá-los e definir um estilo para iniciar a aramação. Muito obrigado.
Rafa22/12/2010 12:36
Realizei a poda e aramei, inicialmente, foi o que visualizei. Deixei o primeiro galho da esquerda, admitindo a primeira foto como a frente, como galho de sacrifício, para ganhar mais conicidade e acelerar o engrossamento do tronco. Penso em formar um Kengai ou Han-Kengai, visualizando de cima um formato de "S". Obrigado e opiniões são sempre bem-vindas.

Nikkei 10022/12/2010 12:52
Muito bem Rafa. Eu colocaria ela num vaso grande, mas não centralizada devido à cascata. Sem podar nada de raízes também, apesar de não ser a melhor época...
Outra opção é colocar no vaso grande sem mexer no torrão, mas não vejo muita vantagem...
Nikkei 10022/12/2010 13:09
Na primeira foto, acho que seria mais adequado, o sengundo galho da cascata (o que vai em direção ao vaso), ser direcionado para frente, deve ficar melhor futuramente.
nickyfury22/12/2010 18:56
bonsai
Considerando o visual inicial de sua planta, creio que vc realizou um ótimo trabalho de estilização com ela. No caminho que pretende seguir, meu conselho é substituir o vaso atual pelo balde que está embaixo. Ele propicia uma melhor area de desenvolvimento para sua planta. Como substrato, use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, Bioplant e caco ceramico. 😄

Lembrando que o balde terá que ser bem perfurado na lateral mais baixa (uns quatro dedos desde a base) e no fundo, para favorecer uma boa drenagem. Para favorecer um bom cultivo e formação estrutural dentro do seu planejamento, incline o balde para a esquerda, isto é, para o lado contrário ao do galho principal do estilo. Com isso, a planta continuará a desenvolver-se naturalmente, como se estivesse plantada da maneira correta a que está acostumada a desenvolver-se.

Mantendo a posição atual, o desenvolvimento dentro do estilo pretendido fica comprometido, vez que os galhos tendem a crescer verticalmente. 😲
Rafa23/12/2010 10:36
Nikkei, pensei em trocar o vaso, mas achei melhor esperar o outono/inverno. Quanto ao galho citado, estou querendo variar um pouco e colocá-lo na direção oposta ao principal, como falei anteriormente, que o conjunto visto de cima fique parecendo um S. Não sei se vai ficar harmônico, mas, se não agradar depois de visualizar com folhagem eu corrijo. Obrigado.

Nicky, muito obrigado pelo elogio, espero ser merecedor dele, vindo de você que é um grande conhecedor da arte, é uma honra e estimulante para um iniciante como eu. Como falei para o Nikkei, pensei em substituir o vaso, mas fiquei com receio devido a época. Sei que o galho principal desenvolverá melhor inclinando o vaso, no entanto, não seria prejudicial para o galho secundário, no qual pretendo guiá-lo na direção contrária ao principal? Obrigado
Nikkei 10023/12/2010 11:20
Gostei da dica do Nick em inclinar o balde. Depois que falou pareceu obvio, mas não tinha pensado nisso. 😄
Ricardo Paiva23/12/2010 14:03
Olá Rafa, olhei, olhei e olhei a planta desfolhada e no meu ponto de vista, pelas novas fotos, levando em consideração a 1ª foto, eu formaria a cascata com o galho da esquerda e eliminava dos demais.
Explico: o tronco sobre muito reto e este galho seria o mais baixo, diminuindo assim esta sensação de tronco reto. Aramando com um arame bem grosso você poderá dar movimentos sinuosos ao galho da cascata.
Também inclinaria a planta para a esquerda para acentuar a queda.
nickyfury23/12/2010 15:22
bonsai
Se vc usar o balde, como eu sugeri, não há problema nenhum em fazer o replantio agora. Inclusive por que o balde irá requerer mais substrato, então forre o fundo com caco ceramico apenas, uns tres dedos, acrescente areia grossa, uns dois dedos, deposite a planta com todo o torrão, sem mexer, e acrescente mais areia grossa, para finalizar. 😄
Rafa23/12/2010 23:27
Ricardo, eu errei na foto em não colocar nenhum referencial para servir como escala, mas, esse tronco que sobe reto que você fala tem aproximadamente 10 cm. Então, quando ela engrossar um pouco mais e quando, no reenvase, eu inclinar a planta, creio que não ficará com o aspecto tão reto assim. Obrigado.
Nicky, valeu pela dica,vou realizar o replantio. Obrigado.
12