Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Doença e Resedá

Donegá20/12/2010 00:06
Ajuda com Doença e Resedá
Olá amigos,

Esse resedá já apresenta este problema há um bom tempo. Imaginei a princípio ser ácaro, mas cm já fiz vários tratamentos sem sucesso, gostaria da ajuda dos amigos.

Já lavei folha por folha com água e detergente (várias vezes), mas as manchas sempre voltam, já apliquei uma mistura de água, sabão de coco e álcool, tb sem sucesso. Apliquei K'Otrine com Óleo Dimmy, tb sem sucesso. Já cortei as folhas afetadas, mas a doença aparece em outras. Ah! Tb já apliquei cobre sem sucesso.

Abraços.
Mcdonald20/12/2010 03:25
Fala ai Marcião... cara... acho q a muda q vc me deu deve ser filha desta ai... rsrsrsrsrs e tava com o mesmo problema... acho q achei a solução véi..
Pra mim é o substrato... eu tentei o óleo e não deu certo tb. joguei até detefon e nada... rsrsrsrsrs ai eu postei um tópido e me disseram q podia ser o substrato... cara, no mesmo dia fui lá, cortei o galho doente, e transplantei para um escorredor com terra de quintal mesmo e areia grossa 50/50%. Já faz uns 20 dias e me parece q deu certo mano... na planta apareceu muuuuuuuuuuuuitas brotações, tipo desde q vc me deu naquele vaso preto não tinha crescido nenhum galho sequer. agora tem uns 4 a mais, fora o que eu tirei... hehehehehe
tomara que te ajude........ e boa sorte me véi...
abração
Donegá20/12/2010 08:38
Fala Mc,

Ela foi trocada de substrato logo depois que dei aquela muda, e realmente as duas foram feitas estaquias na mesma época, são da mesma matriz. Hj ela está em um escorredor e está crecendo muito, tá cheia de brotos. Porém a mudança de substrato ñ ajudou ñ.

Vamos ver se alguém dá alguma idéia.
Elio21/12/2010 16:25
Donegá e Mc!
Eu já sou macaco velho nesse tipo de fungo!
Trata-se de Oídio, um fungo predominante em Resedá. Parece um pozinho branco.
Bem fácil de combater só que costuma aparecer todo ano.
Aplique com pulverizador uma mistura de 15 ml de calda sulfocálcica em 1 litro de água, por cima e por baixo das folhas.
2 aplicações; uma a cada semana, resolve.

abraço
Sergio Batalini21/12/2010 17:46
É oídio sim .. Tb tenho alguns resedás e é comum este problema .. .
Ataca principalmente as folhas que recebem pouco sol ...
A receita do Elio é batata... 😄
Donegá21/12/2010 20:39
Fala Élio,

Sempre ajudando o amigo aqui, valeu cara, vou aplicar a calda conforme mencionou, já tava quase louco com essa doença, pois a planta tá linda, ainda uma muda, mas linda.

Brigadão Élio e Bonsérgio.
Mcdonald22/12/2010 00:53
Hehehe... ainda bem q eu conheci o fórum......... Elio mais uma vez
BRIGADÃO.....
Elio22/12/2010 22:34
Donegá e Mc, o fórum é pra isso mesmo: Troca de dicas e informações!

abraço