Drop1320/12/2010 10:51
Osmocote e Fertilizante para bonsai
Olá pessoal,
Este ano iniciei adubação com osmocote.. porém acho q pe a formulação simples 10-10-10 e sem micronutrientes.
Com isso comprei um outro fertilizante chamado Fertilizante para Bonsai + micronutrientes a fim de suprir essa falta.
Bom, fico com medo de sobrecarregar o solo visto que este nao é de liberaçao lenta como o osmocote... portanto alguem teria alguma opniao de como administrar os dois produtos para fornecer uma boa carga de nutrientes para a planta sem sobrecarrega-la?
Grande abraço e bom final de ano a todos!
nickyfury22/12/2010 10:15
bonsai
Drop, a formulação do osmocote informada por voce é mais que suficiente para nutrir a planta. Por ser de liberação gradual, inicialmente pode até parecer que não está surtindo efeito, mas com toda certeza sua planta estará bem alimentada apenas com seu uso. 😲
Como tudo mais em bonsai, é preciso ter paciência e saber administrar bem, para obter bons resultados. A opção pelo uso do osmocote, como adubo principal, faz parte do cultivo de vários bonsaistas, como o grande amigo Elio, de Curitiba/PR, com resultados pra lá de satisfatórios, segundo ele mesmo. 😄
Eu não uso na maioria das minhas plantas, pois muitas ainda estão numa fase de formação, necessitando de uma aporte maior e mais rápido. Mas, não sendo esse o caso, é melhor então ficar apenas com o osmocote, dispensando o uso desse pseudo "fertilizante para bonsai". Cá para nós, isso é propaganda enganosa. Não há fertilizante para bonsai. Há fertilizante para plantas, e só. 😈 😈
Todo e qualquer tipo de adubo, ou fertilizante, pode ser utilizado pelo cultivador de bonsai, em menor ou maior proporção que o recomendado pelo fabricante, dependendo da espécie cultivada, é claro, bem como do grau de conhecimento sobre o assunto. Não é aconselhável, portanto, fazer uso desse tipo de material que se intitula como sendo próprio para bonsai. Pode ser uma bomba que acabe detonando todo o seu trabalho, um verdadeiro "tiro pela culatra", ao invés de um poderoso auxilio para o cultivo. 😈
Outra boa opção, a meu ver, é o adubo liquido FOSWAY, produzido pela empresa TECNUTRI. Pesquise sobre ele na net, encontrará boas respostas. É inodoro e incolor, parece agua pura, mas rende bem e proporciona respostas rápidas nas plantas, principalmente se forem frutiferas e floriferas. Eu costumo usar nas azaleas, jabu, pitangueiras e aceroleiras, além de serissas e piracantas. Uso Fosway juntamente com TM+FO nas demais plantas, principalmente mudas novas, em desenvolvimento primário, secundário e crescimento. 😄
Portanto, meu conselho é: fuja desses produtos que se intitulam como sendo Fertilizantes para bonsai. Use bom senso e estudo, que é melhor. 😉
Drop1322/12/2010 14:45
Olá nickyfury!
Já suspendi o uso desse fertilizante... e concordo planamente com o que vc disse de se auto intitular "fertilizante para bonsai"...certamente há algo por tras disso...
Bom... passei num "paraiso" de bonsais aqui perto de casa na Chacara Tropical - RJ ..... levei meus bebes para dar uma volta hahuehuae... lá me deram todo apoio e sugestoes no que deveria ser feito... comprei entao o Osmocote PLUS 15-9-12 ....ele é bem completo e ja vi mta gente indicando.... além disso, o osmocote que eu tinha comprado anteriormente veio sem embalagem e estranhamente as bolinhas ficavam ocas com 20 dias ¬¬ (oq é estranho pois teoricamente deveriam durar 6 meses)...
Bom, agora acho q estou bem guiado por todos vcs e pelo pessoal da chacara que me deram muito apoio...
Ao pessoal do RJ que nao conhece o lugar, VALE APENA VISITAR !!
Obrigado pela ajuda e até breve!!!
nickyfury22/12/2010 17:48
bonsai
Drop, é ficar atento ao pessoal da chacara. Vira e mexe estão promovendo eventos, workshops e outros encontros e cursos, o que só serve para aumentar seu cabedal de conhecimento, benéfico sempre. Além de tudo isso de interessante, voce poderá fazer novos e valorosos amigos por lá, o que é bom demais, na minha humilde opinião. 😄
Elio22/12/2010 23:19
Drop, como o velho amigo Nicky informou, uso o Osmocote 15.9.12 há vários anos e minhas plantas estão satisfeitas.
Como bem recomendou, passei a usar o Fosway (a base de Fósforo e Potássio) que aplico no outono.
Eu usava o Phitus Garden, 0-40-20 (P+ K na veia) mas não produzem mais. Aí o Nicky achou o Fosway que vem suprindo a necessidade das plantas nesses dois nutrientes essenciais de serem aplicados no outono, principalmente para as frutíferas e floríferas, mas aplico em todas as minhas plantas.
abraço
Drop1323/12/2010 12:03
Elio, vc usa o osmocote 15- 9 -12 em todas as plantas e em qualquer fase de crescimento??
Elio23/12/2010 15:41
Drop, uso em todas, exceto nas que estão em vasinhos muito pequenos. Aí uso Bokashi líquido e Biofert Plus.
Nas plantas em desenvolvimento (mudas e pré) ainda dou uma incrementada, de vez em quando, com Biofert Plus e Superthrive foliar.
abraço
Rodrigo_Dias_RJ24/12/2010 10:21
Portanto, meu conselho é: fuja desses produtos que se intitulam como sendo Fertilizantes para bonsai. Use bom senso e estudo, que é melhor[2]
Acrescentando:
Uso o osmocote PLUS a alguns anos, não troco por nada! Como sou comerciante sempre tem alguem trazendo uma formula magica, testo todas e não me convenço de nenhuma!
Alguns motivos que eu uso o osmocote:
Granulometria padrão, outros fertilizantes tem os nutrientes em granulometrias diferente, o que pode desbalancear o produto;
Confiabilidade, o produto é reconhecido a nivel mundial;
Tempo de duração, o fato de vc saber que durante meses a sua planta esta nutida vale muito a pena;
Não tem cheiro;
Não atrai insetos;
Não atrai animais;
Muito importante lembrar que a formulação 15-9-12 é indicada para plantas em crescimento e reestruturação, em caso de planta em floração e frutificação pode ser que o produto diminui os frutos/flores.
Drop1326/12/2010 12:04
Pessoal, QUAL DOSAGEM VCS USAM ??
Tenho vasos de diversos tamanhos aqui e estou na dúvida
GRANDE ABRAÇO !!!
Pedro.
Rodrigo_Dias_RJ26/12/2010 12:26
em geral uma colher de cha por kg de substrato, mas em alguns casos uso uma colher de sobremesa rasa por kg de substrato
gustavomartins06/01/2011 11:13
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Eu não uso na maioria das minhas plantas, pois muitas ainda estão numa fase de formação, necessitando de uma aporte maior e mais rápido. 😉
Neste caso de formação e mais rápido o que vc usa?????
e se for um acer em formação???