Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleia Grandinha - yamadori

12
Moreno21/12/2010 20:16
Azaleia Grandinha - yamadori
Galera!!!

confesso que fiquei com inveja de uns topicos de yamadori
gigante que vi aqui no forum, especialmente aquela pitanguinha do Arz... 😂

entao me deparei com essa azaleinha na cidade do meu avô...
casa abandonada e td mais, e nao deu outra..

quando vi o tamanho da "sapata" da minina quase que desisti, mas tava bem armado, enxadão, cavadeira bruta e machado, e a arma secreta, vozinho de 76 anos, que diga-se de passagem é um Touro e guenta muito mais que eu nessas pegadas. hehehe

bom, demorou menos até que pensavamos, algo em torno de 3 horas, fui colocar na caixa de madeira que tinha feito e nao coube... e acabei plantando ela no chão denovo,

ach que vai descansar do stress ai até o proximo inverno... ai vai para uma caixa de treinamento..

bom eis a monstrinha

neiluis21/12/2010 22:03
tens um belo material para trabalhar ai
Moreno21/12/2010 23:08
belo e grande neiluis, rss

o torrao e esse tronco sairam pesando quase 100 kilos, rsss
vou ter que diminuir isso em breve ..
Ricardo Paiva22/12/2010 00:34
QUe achado, Moreno.
Material de 1ª. Deve ser muito velha, a rugosidade do tronco não deixa dúvidas. Parabéns.
Não esqueça de registrar com fotos o desenvolvimento dela.
Agora é sobra e água fresca.
Mcdonald22/12/2010 00:55
Caçarola Moreno...... vou visitar mais vezes este tópico para acompanhar... poste mais fotos pra gente ver...
abraço
Moreno22/12/2010 11:47
é galera, mal posso esperar o inverno pra poder mandar ela pra uma caixa de treinamento,,
enquanto isso ta ai tranquilinha descansando..

assim que for desenvolvendo posto fotos..
abração a todos!
Nikkei 10022/12/2010 12:34
😲 Belíssimo material, ainda mais por ser uma azaléia. Parabéns 😄 😄
Vamos acompanhar a evolução desta planta, que promete!
Tiago R22/12/2010 14:16
Pretende deixar ela com que altura?
Moreno22/12/2010 14:20
entao thiago, nao pensei nisso direito ainda nao..

a base do tronco tem quase 30 cm, e o nebari quase 50cm..

Se for fazer pela proporção dos 6 daria 1,80mts ., oque é muito na minha opinião. Vou tentar ver se consigo algo em torno de 1,20, aa 1,30mts

acho que ficaria legal...
Mauricio Lutz22/12/2010 17:40
Muito bom material Moreno, já pensou em trabalhar ela deitada? Eu tentaria simular uma árvore que foi atingida por uma tempestade e caiu, e então rebrotou na base, muito trabalho em madeira morta.

Grande abraço 😄
nickyfury22/12/2010 18:20
bonsai
Moreno, enquanto essa bruta se recupera da baldeação, e vc prepara o futuro pouso dela, aconselho ir adquirindo umas mudinhas de azalea satsuki, para mais tarde fazer uns enxertos na sua planta. Ela possui uma ótima base, com um excelente nebari a meu ver. O ideal, então, será reduzir sua altura, talvez cortando uns dois dedos acima da vigorosa brotação que aparece no meio do tronco. 😄

Para não perder muito, poderá fazer um alporque nesse local, aproveitando o restante do tronco num shohin. No caso da azalea, para a alporquia funcionar melhor, é interessante enxertar na base do tronco, uns dois dedos onde irá cortar, com mudas novas, envasadas. Não se retira a muda do vaso, mas dá um jeito de manter o vaso na altura, para que o enxerto ocorra normalmente. O ideal é fazer uns tres ou quatro. As raízes das plantas enxertadas, então, é que irão alimentar o tronco cortado pelo alporque. 😄

Com a base mais baixa, e usando enxertia, poderá conseguir uma planta que produza flores de cores variadas. Lembrando que, no caso, o ideal é que as azaleas satsuki a serem utilizadas sejam da espécie que produza flores simples, não dobradas. 😄
Moreno22/12/2010 23:57
iai Nicky!

entao amigao, gostei da ideia, mas o problema vai ser conseguir essas mudas de satsuky aqui na regiao de maringá...

uma pergunta..
sera que cortanto ali pra cima da brotaçao nao vai ser muito diferente o diametro do tronco que termina para a nova seçao do tronco que sera educado?
lembrando que naquela parte o tronco tem em torno de 15 cm de diametro...

eu nao tirei mais pra baixo porque achei a conicidade que ele tem natural... oque acha??
nickyfury23/12/2010 15:17
bonsai
Se em Maringá não tiver satsuki, compre pela net, na loja O bonsai ou na Nipon, que é um pessoal garantido, bem como garantidos o material à venda por eles. 😄

Em relação ao corte, eu faria sim. O ideal é trabalhar com uma boa base, formando uma boa conicidade antes da area sugerida por mim, para o corte. O movimento inclinado da parte superior não está em harmonia com a base da planta. Dada a grossura, não há como corrigir isso, a não ser que vc opte por matar tudo e fazer um shari ou jin nessa parte, num trabalho bem meticuloso de madeira morta. 🙄

Por isso, acho que a primeira sugestão que escrevi é o melhor caminho. Claro que, para melhorar a conicidade, vc terá que retirar um pouco da madeira, afinando essa parte, de maneira a obter algo mais harmonico com o restante do tronco. Mas isso é mais simples de ser conseguido. 😉
Moreno23/12/2010 17:21
entendi nicky,,

só uma coisa, nesse seu ponto de vista a frente seria a foto que aparece o corte maior ou nao?

Sobre a madeira morta.. acha que combina com azaleia? nao me lembro de ver em nenhum exemplar...
nickyfury25/12/2010 09:25
bonsai
Moreno, a melhor frente costuma ser a que apresenta a maior base, a meu ver. Claro que o nebari é sempre um forte fator a ser considerado nessa equação, mas uma base bem larga é um grande atrativo. Apesar disso, gostei muito da frente mostrada na segunda foto. Apenas vc, que tem acesso a todos os lados é quem poderá julgar qual a melhor frente a ser explorada.

Lembrando que o grande corte é isso hoje, mas amanhã pode ser um lindo shari, explorado em todo o seu potencial, o que permitirá alavancar uma frente em que ele esteja presente. Como se diz, é tudo questão de ponto de vista. 😉

O melhor, é aguardar a recuperação plena, executar os trabalhos dentro das minhas sugestões, caso queira é claro, e ir formando com calma a estruturação aerea. Não tenha pressa em definir a frente, apenas em preencher os espaços vazios e propiciar condições para que a planta se estabeleça bem. 😉
Arzivenko12/01/2011 06:37
Bom, não faça nada nela por enquanto. Agora que está no chão deixe que se desenvolva livre, na próxima primavera (setembro ou outubro) faça o transplanta para a caixa de madeira. É uma excelente peça, não da pra correr riscos, então esqueça ela por enquanto e se foque em outros projetos.
Renato Rodrigues Roehrs12/01/2011 09:54
Show de material!
Postando para acompanhar.

Abraços.
Moreno12/01/2011 12:26
isso memso wque eu to faznedo Arki...

puts pensa numa vontade de transplantar ela e ja entrar com a retifica aonde saiam os gralhos grossos. rsssss

mas to de boa,, deixa ela comigo la pra setembro, rsss

abraço!
flavio bonsai12/01/2011 15:42
realmente e grandinha mesmo , muito bom material a ser trabalhado
com certeza com carinho e paciencia vc vai conseguir um belo exemplar , sabe qual a cor das flores ?
parabens pelo achado.
Moreno12/01/2011 16:21
Fala flavio, entao é da mais simplesinha de todas..
aquelas flores roxas...
O Guardião19/03/2011 18:59
acompanhando
acompanhando
Sillas José25/04/2011 16:39
Fala moreno!
Não é uma resposta ao seu tópico, mas será que pode me ajudar com esta espécie?
Realizamos um yamadori eu e um parceiro meu, no quintal da casa de sua avó. Sei que não é a época adequada para este procedimento, mais a casa está em negociação de venda e não tinha como esperar.
A dúvida é o seguinte, qual o substrato usar no local onde repousará pelos próximos 2 anos. Posso usar somente a areia?
Por favor me ajuda nessa aí, pois a espécie tem aproximadamente uns 25anos.
flavio bonsai26/04/2011 09:38
belo material moreno , um grande achado em todos os sentidos .
gosto muito de azaléias , e vc tem um otimo material pra passar o tempo.
parabens pelo achado .
Moreno26/04/2011 10:31
Fala Sillas beleza cara??

entao depois poste fotos da azalea pra vermos..

eu uso sempre areia memso depois do yamadori, ajuda a recuperar e desenvolver as raizes de alimentação...

abração!
Sillas José26/04/2011 13:46
Moreno escreveu:
Fala Sillas beleza cara??

entao depois poste fotos da azalea pra vermos..

eu uso sempre areia memso depois do yamadori, ajuda a recuperar e desenvolver as raizes de alimentação...

abração!

Mesmo sendo azalea?
12