Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina. Será q dá um bonsai?

Mcdonald22/12/2010 01:21
Ficus Benjamina. Será q dá um bonsai?
Olá pessoal... fiz um alporque deste ficus q meu síndico iria jogar fora para usar o vaso e pediu para q o ajudasse. Dei a dica de fazer um alporque para plantar a muda em outro lugar mas ai me veio a idéia.. será q dá pra fazer um bonsai do que sobrou deste ficus?

olhem como anda a alporquia, acho q já está na hora de retira-la.

Gostaria da opinião sincera de vcs, pois não queria ficar perdendo tempo com uma planta q não tem futuro....
abração
nickyfury22/12/2010 09:01
bonsai
Macdonald, na minha humilde opinião, é mais interessante realizar um trabalho de estilização e formação estrutural com a base desse ficus, que com o material a ser retirado via alporque. 😄

Há inumeras possibilidades, sendo uma delas um bonsai estilo tronco duplo. Claro que o tronco mais fino terá que ser cortado em altura inferior ao mais grosso, para haver proporcionalidade e harmonia entre eles. Mas como vc iria trabalhar a estrutura aerea de ambos, formando com as futuras brotações toda a parte superior, então isso não apresenta nenhum inconveniente. 😄

O alporque ainda não deve ser retirado. As cores das raízes devem estar um pouco mais escuras, numa tonildade quase marrom café, antes de cortar o alporque e ter certeza de sua recuperação. Aguarde então, mais um pouco para fazer a separação definitiva. 😄

O que pode fazer para adiantar o expediente é adubar a planta. Use a velha dobradinha TM+FO, sendo que ao preparar a massa use um adubo liquido, tipo o Fortplus ou Biofert plus, ou o Fosway, diluido em agua e acrescente para fazer a massa ficar mais "nutritiva" para a planta. Com isso, voce ganha tempo na recuperação da parte inferior do alporque, após a retirada. 😄

Enquanto isso, faça o corte reduzindo a altura do tronco mais fino (na segunda foto), e vá preparando uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, bem como um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus, terra granulada e Bioplant, para acondicionar essa planta, tão logo retire o alporque. 😄
Mcdonald22/12/2010 11:08
Show de bola..... valeu nick..... se alguém pudesse fazer uma projeção pra mim, ficaria infinitamente agradecido..... nem sei como usar o fotoshop;;
valeu galera...
abraço
Mcdonald22/12/2010 11:11
ahhhhhhh nick.. será q as raizes só não estão mais escuras por eu cobrir com o plástico preto?
abraço
nickyfury22/12/2010 17:46
bonsaI
Mc, mesmo que voce tivesse coberto com plastico transparente, a cor delas seria a mesma. Quando ainda estão novinhas, todas as raízes têm essa coloração, ok? Isso vale para a maioria das espécies, inclusive. Ao ficarem maduras, elas adquirem uma tonalidade mais escura. Aí, então, é o momento certo de retirar o alporque ou fazer cortes nas raízes, em se tratando de plantas em vasos. 😄