Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra IKADABUKI

Ricardo Paiva23/12/2010 17:49
Caliandra IKADABUKI
Amigos, mais uma caliandra. Adoro esta espécie.
Esta foi coletada no interior do Rio Grande do Sul, a beira de um riacho de pedras. Achei interessante a naturalidade dos troncos interligados pela mesma raiz.
A planta já recuperada. 1 ano depois da coleta.

Planta aramada em março deste ano:

Dezembro de 2010 – O galho que ficou na horizontal não me agradou, ficou força e não natural. Assim, optei por levantá-lo um pouco. Poda para estimular a formação dos galhos secundários e terciários.

10 dias depois, já rebrotada:

Esta, num vaso bem baixo ou mesmo numa laje vai ficar bem legal.
O que vocês acham?

No meu blog tem mais fotos:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/caliandra-estilo-ikadabuki-balsa/
Lucas_PdF23/12/2010 22:40
as caliandras são lindas, a sua esta indo para este caminho , o trabalho esta indo bem, boa sorte !
Drop1324/12/2010 00:30
Ricardo... PARABÈNS! excelente desenvolvimento e em 10 dias uma rebrota dessas é de tirar o chapéu!

Na minha humilde opniao o galho da esquerda nao me agrada muito, acho q ainda parece um pouco artificial...

UM FELIZ NATAL !!!!

Abraços

Pedro.
Pedro Catarin24/12/2010 00:43
Se ele aparecesse bem na basa seria ótimo, será que não da para fazer uma espécie de enxerto??? Ou então corta-lo fora e esperar por uma brotação na base, para desenvolver e virar outro tronco.

Abraços ;D
Ricardo Paiva26/12/2010 00:22
Lucas, obrigado.

Drop13, valeu. É, aquele galho tá estranho, acho que vou encurtá-lo na metade e esperar por novas brotações. Feliz Ntatal pra você também.

Pedro, não sei se caliandra aceita enxerto, então nã quero arriscar cortar fora e não conseguir brotações bem colocadas e a planta ficar "vazia" ali. Valeu.
nickyfury26/12/2010 12:11
bonsai
O inusitado e diferente em um bonsai é que o destaca dos demais. Por isso, eu manteria o galho lateral como está, ou então o transformaria num jin, desde a base, mas mantendo toda sua estrutura atual, para contrastar. 😄

Como opção de vaso, uma laje com bordas bem baixas (confeccionada é claro), ou um vaso oval, em cor que ralce o brilho das folhas e a beleza das flores, como um azul marinho ou creme. 😄
Gustavo Gonçalves28/12/2010 14:36
Sabias palavras do nicky.Uma vez eu vi um tópico de uma guajuvira do arzivenko que por ser toda diferentona acabou por destaca-la.

Eu entao, manteria o galho como esta 😄 . No futuro, se nao lhe agradar mesmo depois de mais ramificado e estilizado corte-o e faça entao o jin/shari.

abraço

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Elio28/12/2010 16:11
Grande Ricardo, eu apenas reduziria um pouco o tamanho desse galho.

abraço
Alexandre S. Coelho28/12/2010 22:45
Fala aew amigão...

Mais um belo trabalho e registro!!!
Também pensei em encurtar o galho em questão 💡
Elio29/12/2010 22:49
Ricardo, tem uma MP pra vc desde 21/12.

abraço
Ricardo Paiva31/12/2010 03:02
Elio, já respondi faz tempo também. O que será que houve. Envie novamente pra testarmos.
Ricardo Paiva31/12/2010 03:13
Pessoal, parece ansiedade de iniciante mas estou louco pra colocar esta planta já num vaso de bonsai. Trouxe ela pra casa: até domingo posto ela na casa nova!!!!