Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

LF - Ficus sem nome

Leandro Ferraz24/12/2010 09:16
LF - Ficus sem nome
Tenho alguns desse ficus mais não sei a espécie.

Ele estava em uma garrafa pet em 15/06/2010 plantei em uma bacia e deixei crescer livre.

não tenho fotos dele na bacia na epoca.

mais agora ele começou a amarela as folhas.

tinha esse podre no meio do tronco

resolvi fazer uma desfolha

tirei aquele podre e apliquei calda depois vou colocar um pouco de pasta para ver se melhora.

alguem poderia me ajudar na distribuição dos galhos oque cortar .
alguma ideia do que fazer.
e o que pode ser esse amarelado das folhas.
Rakki24/12/2010 15:09
Parece ser figueira branca. Está é bem parecida com a minha.

Nome: ficus guaranitica.
nickyfury25/12/2010 15:45
bonsai
Acredito que, independente da variedade do ficus, o melhor caminho é eliminar o excesso de galhos, selecionando os mais bem posicionados e cortando o excedente fora, de maneira a ter uma planta com uma estruturação aerea mais interessante, vez que, enquanto o tronco engrossa e a planta cresce, o resultado agora poderá ser mais promissor:

Vejo a possibilidade acima e outra, abaixo, em que priorizaria a conicidade e o movimento, estilo moyogi:

Os cortes seriam feitos nas linhas vermelhas. A linha central estabelece o movimento do tronco, priorizando a conicidade e o movimento levemente sinuoso. 😄
Leandro Ferraz25/12/2010 20:37
eu olhava para o desenho e para a planta e nao compreendia
ai eu fui cortando aqui e ali e saiu isso eu ainda nao sei aramar direito mais tentei para ir aprendendo.

Tirei agora anoite nem sei se estão boas.
Ricardo Paiva25/12/2010 23:46
Leandro, ficou muito bom, parabéns.
Só sugiro:
1 - como sua planta já está com uma estrutura muito boa, não vejo motivos para manter um galho de sacrifício. Cortaria bem a baixo de onde forma o pequeno "V" do ápice.
2 - deixaria os galhos secundários bem mais curtos para as novas brotações ficarem mais próximas do tronco, proporcionando uma copa mais compacta.

Quanto a espécie, acredito tratar-se mesmo de um Ficus, conhecido como Ficus Organensis.
Veja estes exemplares:
Valdir Hobus

Exposição em Rolante - RS
Leandro Ferraz26/12/2010 11:08
obrigado Ricardo vou ver o que apronto aqui com ele.