Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fotos: experiência vasos de cimento (técnica do Sergivaldo)

joaoporto07/11/2005 15:31
Fotos: experiência vasos de cimento (técnica do Sergivaldo)
Já fiz 2 vasos usando esta técnica, fiz algumas modificações, como na massa que eu usei o pigmento para dar cor de terracota à massa sem precisar pintar depois. Estou tentando uma maneira de modelar os pés do vaso para melhorar a estética mas de uma maneira geral fiquei bem satisfeito com o resultado.

Illex07/11/2005 18:13
Re: Fotos: experiencia vasos de cimento (tecnica do serivald
Olá João,

Parabens amigo, pela experiencia e pelas melhorias, como adicionar o pigmento ja à massa. Nunca tentei este metodo, tenho vontade algum dia, veremos. O Bonsaista é um ser muito habilidoso, parabens novamente. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Gilson Mendes de Góis08/11/2005 09:42
Oi João...

Que tipo de massa está sendo usada? Ela me parece bem diferente das que eu conheço.

Abraços!

Gilson
leonardo_al10/11/2005 02:28
Ficou muito bom seu trabalho João.
Tinha visto o tópico do sergivaldo mas achei que seria meio difícil fazer mas seu trabalho ficou perfeito.
Vou tentar também, quem sabe não consigo grandes resultados como esse que você conseguiu.
Uma dúvida: como preparar a massa???

Abraços
Leonardo.
joaoporto10/11/2005 14:56
eu usei 3 partes de areia fina e uma de cimento tudo peneirado na peneira de fubá depois acrescente água bem devagar pois tem de ficar uma massa bem consistente para não escorrer depois acrescente o pigmento, não precisa ser muito pois ele é bem concentrado.
claudio regis19/02/2006 13:12
Olá, muito prazer, estou iniciando na atrte doo Bonsai.
Gostaria de saber que tecnica do Setrgivaldo é essa de que fala
e tambem se puder me dizer que material é esse que aparece na
primeira foto postada e em que etapa da fabrica~ção vc está na primeira foto? Se puder me dar mais detalhes...Ainda vai cobrir com cimento aquela massa? Aguardo resposta...obrigado.
joaoporto20/02/2006 10:08
essa técnica foi adaptada pelo serivaldo para vasos de bonsai, se chama ocagem, a primeira foto é a areia úmida compactada para depois ser coberta com uma camada de massa de cimento, camada essa que vai ser raspada com o perfil para dar o formato ao vaso. estou tentando achar uma massa que fique mais leve adicionando argila expandida de granulação fina.
claudio regis20/02/2006 13:40
Muito obrigado pela resposta...
È interessante essa coisa do fórum, pessoas que não se conhecem, porém com interesse comum, se preocupam e dão atenção as dúvidas
e necessidades dos outros. Mais uma vez muito obrigado. Quando precisar pode contar comigo.
joaoporto26/03/2007 16:46
Olá pessoal,

um meio de fazer os pés do vaso de cimento

mandei fazer um molde de aluminio

http://farm1.static.flickr.com/150/435427461_c354cefa54.jpg?v=0

http://farm1.static.flickr.com/150/435427471_58a3d14e37.jpg?v=0

http://farm1.static.flickr.com/182/435427467_131502f4de.jpg?v=0

depois de seco eu colo no fundo do vaso com cimento puro e água

http://farm1.static.flickr.com/174/435418332_a3f4b934b7.jpg?v=0

http://farm1.static.flickr.com/163/435418314_9366ffecc2.jpg?v=0

este vaso ficou com as cores dos pés diferentes do resto do vaso, mas como o vaso será pintado, não tem problema, os proximos que eu fizer vou fazer com o xadrez para colorir o cimento.
joaoporto26/03/2007 16:48
joaoporto escreveu:
Olá pessoal,

um meio de fazer os pés do vaso de cimento

mandei fazer um molde de aluminio

http://farm1.static.flickr.com/150/435427461_c354cefa54.jpg?v=0

depois de seco eu colo no fundo do vaso com cimento puro e água

este vaso ficou com as cores dos pés diferentes do resto do vaso, mas como o vaso será pintado, não tem problema, os proximos que eu fizer vou fazer com o xadrez para colorir o cimento.
joaoporto26/03/2007 16:52
joaoporto"]
EBREO28/03/2007 12:32
tecnica
MUITO LEGAL E ESCLARECEDORA ESTA POSTAGEM!!! ATT. LUCIANO.
Renan Campara Braido28/03/2007 13:41
NOSSA!!! 😲 😲 😲

MUITO SHOW MESMO!!!

VOU TENTER COM CERTEZA!!

MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR!!
joaoporto28/03/2007 15:15
não esqueça do xadrez pois a tinta comum descasca toda com a umidade.
Angela Fernandes28/03/2007 23:33
Alô crianças !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Grande João Porto...muito elucidativa esta matéria...
Será que MEU MIGUINHO já viu ????

Parabéns e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
bergson29/03/2007 06:49
João,

A muito me perguntava como pigmentar o cimento, uma solução por demais simples, mas apenas depois que alguém faz.

Parabéns pelo vaso, simplesmente um resultado maravilhoso!

Com certeza facilitará minha vida, a idéia de Sergivaldo juntamente com suas dicas irão proporcinoar um melhor resultado para mim.

Agradeço por compartilhar! 😂
joaoporto29/03/2007 08:37
obrigado pelos elogios, aqui é assim a gente "fuça" e acaba descobrindo alguma coisa.

um abraço
Ricardohentz20/03/2010 20:05
Olá João... Parabéns pelas inovações (pelo menos pra mim) estou usando este método e já conseguí bons resultados. Não havia pensado em arredondar os cantos nem colorir a massa. Parabéns. Somar idéias é ótimo, enriquece todos os pontos de vista.
Regi Araújo05/07/2010 09:39
Mais detalhes..
Bom dia amigo, tenho algumas perguntas:
Como vc oca a areia compactada?
Como vc coloca o cimente e não quebra o molde?
Como vc faz a bordinha? Pois a sua ficou muito boa.!!

Ontem fiz um vasinho mame de cimento. Usei como molde uma vasilha de plástico. fiocou legal, vou até postar a foto, mais gostaria de fazer vasos iguais aos seus são lindos e bem legais.

Aguardo as respostas e meus parabéns pelo trabanho inteligente e criativo.

Regi Araujo.
Mcdonald27/08/2010 01:45
Que maravilha.................. muito bom mesmo...
tenho pedaços de acrílico aqui em casa e vou fazer alguns perfis.... sabadão lá vou eu pra tentar fazer alguns vasos... ficaram muito show mesmo.

Muito obrigado pessoal do atelier do bonsai... cada dia q passa estou mais alegre de ter encontrado este site.....
abraço à todos....
Mcdonald03/09/2010 01:25
Como prometido... ai vão as fotos... ficou show o vaso q eu fiz... gostaria de saber o que vcs acharam.....

o molde eu usei uma caixinha de papelão com areia úmida compactada e o perfil de acrílico vc vê ao lado

depois cobri com cimento mais ou menos mole e esperei secar 2 horas ao sol.

depois fui passando o perfil bem de leve para ir tirando o cimento aos pouquinhos (para não correr o risco de quebrar visto q a massa não estava nem dura e nem mole

Depois coloquei mais cimento no fundo e fui modelando os pesinhos com um cartão telefônico

E olha ai o resultado... adorei ter feito este vaso. me tomou um tempão mas depois valeu a pena... agora está mergulhado na água para vetrificação....

se alguem quiser dar alguma opnião estou aberto à sugestões.
Abraço à todos do atelier do bonsai 😄
Mcdonald03/09/2010 01:27
ahhhhhhhhhhhh.. não usei o xadrez pq quero pinta-lo com esmalte na cor de ceramica...... acho q ficara bom.....
abraço
Mcdonald28/09/2010 02:37
pessoal.
como não estava mostrando as fotos... resolvi mudar para o orkut...
abraço à todos
Marcio Garcia28/09/2010 21:02
Estes vasos de cimento me chamam muito a atencao, fiz um uma vez(nao por este sistema, penei muito pra faze-lo por sinal)depois de pronto, enterrei no chao, e deixei la por mais de mes, ate pra que o cimento tenha a cura ideal, ele ficou com uma cor de cimento envelhecido, ficou show demais, na minha opiniao, os vasos da cor do cimento caem muito bem com frutiferas, fica muito legal mesmo.
Marcio Garcia28/09/2010 21:06
joaoporto escreveu:
essa técnica foi adaptada pelo serivaldo para vasos de bonsai, se chama ocagem, a primeira foto é a areia úmida compactada para depois ser coberta com uma camada de massa de cimento, camada essa que vai ser raspada com o perfil para dar o formato ao vaso. estou tentando achar uma massa que fique mais leve adicionando argila expandida de granulação fina.

Joao, nao sei se vc ja viu aquela tecnica de tijolos ecologicos, ou tijolos de solo cimento, coloca-se uma pequena quantidade de cimento junto ao solo livre de detritos, ai deixa eles curarem por mais de sete dias sob uma lona, sempre molhando eles pra ficarem humidos, se tentarmos esta mistura pra fazer os vazos no que sera que vai dar?
os vasos vao estar sempre molhados o que favorece a cura dos mesmos!