Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com buxinho

Bruno Gomes26/12/2010 13:42
Ajuda com buxinho
Prezados amigos, boa tarde a todos. Espero que tenham passado um bom Natal !

Preciso de ajuda com um buxinho que adquiri como muda:

Ainda como iniciante, promovi várias mudanças simultaneamente na muda. Poda drástica na raiz de sustentação e de 1/3 de todas as raízes. Também providenciei uma poda área após escolher o estilo da planta.

Troquei de vazo, montei aramações e vim realizando as adubações e os cuidados de manutençaão desde fevereiro/10 quando a adquiri. Após alguns meses já apresentava uma aparencia saudável e de que resistiria às agressões que promovi:

Porém, após o Outono, quando perdeu todas suas folhas não conseguiu se recuperar e permaneceu com uma aparência meio "morta". Realmente não sei o que aconteceu, pois ela não deu sinal algum de doença ou problema. Hoje sua aparencia e forma estão assim:

O substrato dela é composto de argila quebrada, terra vegetal e humus de minhoca. Fiz algumas furações na terra e não me parece a principio que o solo compactou demais para impedir o crescimento das raízes jovens.

Conto com a ajuda dos colegas para recuperar esse primeiro trabalho.

Abs

Bruno Gomes
@brunogomesjf
Becker26/12/2010 15:57
😕 Não quero te assustar Bruno, pelo que conheço de buxinho esse teu ai já éra 😢 morreu 😈
Pedro Catarin26/12/2010 17:08
Acho que houveram alguns erros aí:

1º: O buxus é muito sensível a poda de raiz, então, quando faz poda aérea, não se faz poda de raíz, e vice versa. Só depois de 1 mês mais ou menos que se faz a outra poda.

2º: O buxus não gosta muito de tanta matéria orgânica, o melhor (de acordo com o que sei) é: 50% areia, 20% pedrisco, 20% condicionador de solo e 10% de caco cerâmico.

OBS: Por favor, me corrijam se eu estiver errado... ;D

Abraços!
Bruno Gomes26/12/2010 17:32
Obrigado Pedro pelas orientações.

Como relatei anteiormente, ele teve um crescimento bom logo após as podas e ainda creio ser possível recuperá-lo. Por isso devo mesmo trabalhar o substrato.

Outras dúvidas:

1) Troco todo o substrato ou somente complemento para peneridade ?

2) Acreditam que seja o momento de trocar todo o substrato e trabalhar na mamadeira com ele ? Simultaneamente.
Elio27/12/2010 19:24
Bruno, conforme o Becker disse: Está morto.
Nem vale a pena qualquer intervenção agora, seria trabalhar em vão.

abraço
André Luiz Santos28/12/2010 11:47
Jaz... 🙁
neiluis28/12/2010 12:34
meus pesames...