Yamadori de benjamina
André dos Santos Guimarãe27/12/2010 09:12
Yamadori de benjamina
Leandro Ferraz27/12/2010 09:56
se eu não estou enganado esse não é um ficus benjamina e sim um ficus Retusa.
deixa ela se recuperar bem ficus e lerdo em um mes ja tem muita raiz
edson060527/12/2010 11:21
André,
sugiro podar um pouco dessa copa para não estressar demais a planta em sua recuperação...
Abraço.
Edson.
Nikkei 10027/12/2010 11:59
André, realmente não parece um benjamina.
Como fez o yamadori, uma parte da raiz foi retirada da planta. Da mesma forma, devemos diminuir a copa também, para que haja um equilíbrio raiz-folhas. Ao retirar o torrão e lavar as raízes, perdemos muitas das raízes mais finas. Assim a planta diminui absorção de água e se tiver muitas folhas pode não conseguir suprir todas e a planta acaba se desgastando mais para recuprerar. Não precisa e nem seria recomendado retirar todas as folhas, mas eu pensaria em diminuir o tamanho da planta
Ricardo Paiva27/12/2010 13:37
André, com certeza é um Ficus Retusa, também chamado de Ficus Microcarpa. Grande achado, a planta já tem um grande desenvolvimento de tronco.
Falando nisso, eu ficava apenas com o grosso, eliminando todos os demais. Outra coisa, reduzia a altura da planta em 2/3. Assim, com as novas brotações a copa ficaria bem mais baixa.
Já na condução dos galhos laterais, deixaria crescer e alongar já aproveitando enquanto jovens sua condução para os lados, o que vai proporcionar um aspecto muito legal.
Dá uma olhada neste exemplo:
Outra opção seria manter todos os troncos mas com alturas diferentes deixando o mais grosso mais alto. Os demais iriam se fundir ao principal e seriam conduzidos para os lados.
Veja este exemplo:

André dos Santos Guimarãe27/12/2010 15:16
Valeu pelas dicas gente, valeu mesmo.
Ricardo, no caso de deixar todos os troncos é preciso uni-los de alguma forma para que els possam se fundir?
ROGÉRIO DIAS27/12/2010 15:28
é
ESSE FICUS NÃO É BEIJAMINA,,,,É SIM O RETUSA......É RECOMENDÁVEL EM TODO TRANSPLANTE,,,FAZER UM DESFOLHA QUASE QUE TOTAL,,,PARA QUE PLANTA SE PREOCUPE EM RECUPERAR MAIS RÁPIDO SUAS RAÍZES CAPILARES,,,,E SÓ DEPOIS DE RECUPERADA COMEÇAR A MANDAR MAIS SEIVA PROS GALHOS E FOLHAS.
Ricardo Paiva27/12/2010 15:33
André, no caso de manter todos você precisa fixá-los contra o tronco princila. Isto pode ser feito com câmara de pneu e ara por fora.
Mas não esqueça que eles deverão fundir com o tronco na parte baixa do tronco e fazer um movimento de uns 45º se afastando para compor o restante da copa. Veja no exemplo que dei:

neiluis27/12/2010 15:55
tens um belo material para o futuro...
parabens...
Nikkei 10027/12/2010 17:24
Será que não vai ser um pouco difícil afastar já que é um retusa? Acho que vai ter que amarrar na base e ir afastando aos poucos com uma pedra ou coisa do tipo.
nickyfury27/12/2010 18:50
bonsai
A idéia de fundir os troncos é ótima. Eu sugiro, então, preencher os espaços vazios entre os troncos, previamente tendo retirado ao menos uma fita da casca para ajudar na fusão, com musgo esfagno umedecido com solução contendo hormonio enraizante. Após usar e abusar do musgo, desde a base do solo até maios ou menos na proximidade desse primeiro galho grosso, cubra tudo com um plastico, transparente ou não, apertando bem. Pode amarrar as extremidades do plastico, se quiser, com cordão grosso de algodão. 😄
Essa técnica permite uma fusão mais equilibrada, além de favorecer a emissão de raízes aereas, que serão canalizadas para a fusão e formação estrutural do tronco. 😄
O ideal é deixar o musgo e o plastico no local pelos próximos dois ou tres anos, enquanto aguarda o estabelecimento do tronco. 😄 Ao final do período, ou antes, pode retirar o plastico, adicionar mais musgo e cobrir novamente a area. 😄
Ao cortar, visando reduzir a altura da planta, aproveite para usar os galhos cortados para formar novas plantas via estaquia. Use apenas areia grossa de rio, para isso, que é bom demais para o ficus. 😄 Novas mudas obtidas assim, poderão ser adicionadas oportunamente ao tronco, para engrossá-lo, bem como permitir alguma correção no nebari. 😉
André dos Santos Guimarãe28/12/2010 08:31
Obrigado a todos pelas dicas! Nicky para as estacas eu costumo deixar por algum tempo em água aquelas que são mais lenhosas, no caso do fícus isto também é necessário. A pouco tempo eu encontrei um galho que já estava secando de fícus variegata que alguem havia feito uma poda e jogado fora, fiz isso, e já estou com quatro estacas apresentando forte brotação.
Novamente obrigado.
Filipe Henrique28/12/2010 11:53
belo material brother!
otimas dicas ai.. até quardei o post pra tentar fazer depois algo nessa linha sugerida!
abraços
Ricardo Paiva28/12/2010 14:46
André dos Santos Guimarãe28/12/2010 15:47
Valeu mesmo Ricardo somou muito, e bota muito nisso, ao que o Nick comentou.
Obrigado.
Ricardo Paiva28/12/2010 16:04
Que bom André.
Também quero muito iniciar um projeto de fusão de troncos de ficus. Tenho vários exemplares microcarpa mas ainda não sobrou tempo para fazer. 🙄
André dos Santos Guimarãe27/01/2012 16:02
Ricardo L C27/01/2012 17:09
BOM TRABALHO COM ELA... ABÇS
André dos Santos Guimarãe27/01/2012 17:19
Obrigado Ricardo.
Átila27/01/2012 18:04
É um ótimo material, mas na minha opinião você não deveria se preocupar com redução de folhas agora e sim em reconstruir uma boa copa. Os galhos estão muito longos e sem forma, principalmente aqueles retos bem no meio da copa. Se a planta fosse minha faria uma poda bem radical da copa e recomeçaria tudo do zero.
Abraços e desculpe a sinceridade.
Donegá27/01/2012 21:37
Ricardo,
Acredito que ainda seja possível proceder com a fusão dos troncos realizando o mesmo processo, juntando-os bem com fitas de borracha de câmara de ar ou mesmo provocando o surgimento de raízes aéreas muito comuns nesta espécie, colocando novamente musgo em volta do tronco até a altura onde eles começam a se dobrar em 45º graus. Também poderá dar melhor forma envergando alguns galhos p/ a posição mais horizontalizada.
Nikkei 10027/01/2012 22:05
Tenho a impressão de ver um tronco mais grosso e dois masi finos separados, sendo que um sobe reto, é isso?
A fusão pode ocorrer sim, mas eu pensaria em eliminar os mais finos e trabalhar o principal, horizontalizando e distribuindo bem os galhos, ao mesmo tempo que faz a poda dos galhos mais curtas para aumentar a ramificação/adensamento.
A poda seria coisa de 2/3 do comprimento dos galhos, em forma de arco.
André dos Santos Guimarãe30/01/2012 14:53
Não precisa se desculpar pela sinceridade Átila, quem dera todo homem a tivesse sempre.
Eu gostaria de fazer justamente isso Donegá, acredito que a fusão dos troncos séria a melhor opção, já que desfazer dos troncos mais finos como o Nikkei 100 sugeriu iria me trazer alguns problemas pois eles estão unidos na base, vou postar uma foto do dia em que o recolhi que da para ver bem isso.
Obrigado pela dica de todos estive meio distante das minhas plantas e conto com a ajuda dos amigos para muitas delas, vou solicitando e enchendo os amigos.

Donegá30/01/2012 19:45
Olá Andrê,
Dê uma olhada na segunda imagem desta página, seria mais ou menos isso que teria que provocar com o surgimento de raízes aéreas, veja que elas vem desde onde os primeiros galhos surgem. É um processo demorado, mas com um lindo efeito.
http://english.cri.cn/mmsource/images/2009/08/09/46860809bao04.jpg
Veja este exemplo tb.
http://ausbonsai.com.au/forum/viewtopic.php?f=25&t=5775
Espero que ajude.
André dos Santos Guimarãe31/01/2012 09:14