A alporquia é um método de reprodução de plantas e que consiste em provocar um enraizamento em parte de uma planta adulta ou não. A vantagem de se fazer a alporquia são várias e uma delas é a possibilidade de você encontrar em uma planta adulta, um galho ou uma parte desta planta, que se você conseguir reproduzir ou enraizar, já estará a meio caminho andado para fazer um Bonsai.
Pedro, para fazer o alporque, precisa de uma canivete, estilete para descascar o tronco, que será envolvido porsfagno (tipo de musgo que pode comprar pela internet tbm (no Obonsai e no ideal bonsai sei que tem). em volta do esfagno fica um plástico preto bem vedado na parte de cima e baixo para não perder umidade.
A técnica básica é a da figura abaixo. Algumas espécies têm algumas particularidaes, mas como nunca fiz em caliandra, aguarde as dicas dos colegas mais experientes, ok?
1. A técnica consiste em descascar cerca de 2cm no tronco, de preferência com cortes limpos e retos. Tome o cuidado para não descascar de menos por insegurança, pois assim não vai funcionar (fiz isso no meu primeiro alporque que não vingou por descascar muito pouco).
2. Depois junte o esfagno umidecido (se tiver hormônio enraizante pode por) no local, colocando bem mais do que aparece no desenho.
3. Cubra com o plástico e amarre em cima e em baixo. Vai deixar assim por pelo mesno 3 meses, sempre umidecendo o alporque para não secar (normalmente utiliza-se seringa com agulha e injeta a água dentro do plástico.
4. Esperado o tempo adequado, vão ter bastante raízes, faça o corte abaixo das raízes e plante no vaso.
Tome cuidado para não demorar muito entre descascar e colocar o esfagno, que deve estar úmido. Cuidado ao retira também, pois as raízes são frágeis
Veja a alporuiq do Sr. Élio recentemente postado:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16660
Não lembro que postou, mas colocaram também em um alporque, um plástico, que ao retirar o alporque já tinha raízes melhor posicionadas para o futuro nebari (post recente, dá um pesquisada no fórum, acho que vale a pena)