Cascata que virou Moyogi
SEKI - Elio Luis Secchi28/12/2010 00:45
Cascata que virou Moyogi
Olá amigos, posto aqui a evolução de uma guajuvira que estava sendo treinada no estilo kengai (cascata) e que na última intervenção, por eu não estar satisfeito com a evolução da parte pendente da cascata e que mudei radicalmente o rumo, em apenas um toque de alicate, transformando em um moyogi. Não tenho fotos da planta inicial, começo já com um dos galhos da bifurcação aramado para baixo visando o estilo kengai...
Novembro de 2008
Replantio na mesma data, poda e aramação
Vista de cima
Dezembro de 2009, deixado crescer a copa para ter mais opções de galhos para formação.
Fevereiro de 2010, poda e aramação, formação da copa. Cascata não defoliada para forçar o crescimento dela. Foto mostra a planta já rebrotando com força. Não estou satisfeito com o pouco desenvolvimento do galho cascata. Após isso foi retirado o tracionamento e inclinado o vaso a fim da cascata ficar mais elevada para forçar o crescimento, mas o resultado ainda não foi satisfatório.
Após vários trabalhos de poda, aramação e desfolha durante o ano, dezembro de 2010 a opção por abortar a cascata e ficar apenas com a copa num singelo moyogi. Na mesma posição da foto anterior, apenas foi cortado o galho esquerdo a partir do ponto onde começava a descer...
Reordenados e aramados uns poucos galhos, creio ter ficado a contento.
Sugestões, opiniões, idéias de vaso, tudo é bemvindo...
abraço
André dos Santos Guimarãe28/12/2010 09:10
Parabéns pela ultima intervenção, acertou em cheio, acredito que um vaso redondo com bordas pequenas ia ficar show.
Minha humilde sugestão.
André dos Santos Guimarãe28/12/2010 09:32
pensei em algo assim, só que a cor ficou muito forte.

neiluis28/12/2010 10:42
e realmente uma mudança drastica mais muito boa ...
Mauricio Lutz28/12/2010 10:55
Olá Élio, como era você que conduzia a planta (e eu vi que foram 2 anos de treinamento) ninguém melhor que você mesmo para julgar o destino da Guaju, mais te confesso que estava me agradando bastante a cascata e já estava com uma estrutura secundária muito boa, na minha humilde opinião eu teria insistido um pouco mais, por outro lado ao efetuar a drástica mudança você conseguiu uma planta praticamente pronta e muito boa.
Grande abraço 😉
Filipe Henrique28/12/2010 11:46
Ei Elio,
achei muito boa a intervenção!
as vezes acontece isso comigo tb, de ir guiando em um estilo e ver que se adequa melhor a outro!
acredito que acabou sendo uma vantagem a condução dela por um tempo como cascata, pois serviu de galho de sacrificil a parte estirpada conferindo um material robusto e compacto no final.
belo bonsai brother
abraços
Rafa28/12/2010 13:50
Olá Elio, muito boa sua intervenção, mas, como o Lutz falou, eu também teria insistido mais, quem sabe se vc tivesse inclinado o vaso desde o início da condução o resultado não teria sido outro. No entanto, ficou um belo moyogi, agora eu invistiria em engrossar um pouco o segundo galho,o da direita, pois a relação entre ele o primeiro está muito grande. Parabéns pelo lindo exemplar.
_newbe28/12/2010 13:52
😲
Gostei MUITO da verão moyogi da planta.
Pra mim valorizou muito mais o material. Ficou perfeita!
Gostei muito também da sinuosidade dos galhos e do tronco (muito elegante, por sinal 😂 ).
Me parece que tem um bom nebari, não?
Que tal escavar um pouco e postar novas fotos?
Parabéns pela lindíssima planta!
Elio28/12/2010 16:45
Grande xará, não raras vezes mudo de estilo de uma planta quando, apesar da persistência, noto que não é o estilo adequado para "aquela" planta.
Exatamente o que eu acho que vc notou com essa guajuvira.
Ficou nota 10...........xará!
Como o Newbe citou, será que não tem um bom nebari aí embaixo?
Parabéns, véio!
_newbe28/12/2010 17:21
mostra !!!
mostra !!!
mostra !!!
😂 😂 😂
SEKI - Elio Luis Secchi28/12/2010 21:32
Amigos, de fato às vezes a gente sente em mudar de rumo uma planta. Mas neste caso pareceu estar muito "na cara". A cascata levaria ainda vários anos até estar a contento, enquanto assim a planta já ficou bem perto de finalizada. André agradeço a sugestão de vaso, preciso aprimorar um pouco mais esta informação até decidir. Lutz, na verdade antes dos dois anos que aqui é mostrado houveram outros 2 anos desde a planta bruta, então eu já estava com vontade de finalizar a planta e esta forma ocorreu isso, com bastante compactação. Xará e amigos, agradeço as palavras de apoio... Newbe, o nebari é meia boca, vou ter que ajeitar ele um pouco, agora não vou mostrar porque a planta foi mexida e ele está um pouco afundado para engrossar as raízes. Mais adiante em outra intervenção posso mostrar...
agradecimento e abraço a todos...
Alexandre S. Coelho28/12/2010 22:20
É isso que me fascina nesta arte bonsai... Sempre haverá a possibilidade de mudanças e a obra nunca estará terminada!!!
Elio
Parabéns pelo belo trabalho realizado até agora ❗ 😄
edson060529/12/2010 15:42
Elio,
parabéns pela mudança; ficou ótima. Agora é só escolher um bom vaso!!
Abraço.
Edson.
Ricardo Paiva31/12/2010 03:15
Grande Elio, só uma palavradefine este bonsai: ÁRVORE!!!!!!
Parabéns.
SEKI - Elio Luis Secchi01/01/2011 21:41
Valeu Alexandre, é por aí mesmo. Bonsai arte viva e portanto sujeita a mudanças de rumo. Edson, pois continuo esperando para definir com precisão o vaso a utilizar, forma, cor, tamanho, borda, acabamento... quantas variáveis... E eu sou meio duro de orelha em termos de escolha de vaso, tenho muito a aprender...
Ricardo, de fato a idéia é esta, mostrar uma árvore em toda a sua magnitude, se chegarmos a isso teremos um belo bonsai...
Agradeço as considerações dos amigos.
abraço
edson060502/01/2011 10:47
Olá Elio,
vai aí uma sugestão para a cor do vaso.
Abraço.
Edson.
SEKI - Elio Luis Secchi06/09/2011 18:52
Amigos, hora desta planta ir para a casa definitiva. Um vaso do "tio" Izumi pareceu-me adequado. E foi por aí mesmo. Agora é só esperar a brotação fechar novamente.

Ricardo Paiva06/09/2011 19:16
Muito bom, Élio. Parabéns e faz o favor de postar em Cetro de Exposição!!!
😄
joellagunasc07/09/2011 12:10
Elio foi uma grande sacada , mudou da agua pro vinho e neste vaso entao . . .Ja ta pronta.
Parabens
SEKI - Elio Luis Secchi07/09/2011 20:34
Obrigado Ricardo, obrigado Joel. Depois dela recuperar a folhagem fotografarei novamente e então colocarei no Centro de Exposição..
abraço
Rafael Spinola07/09/2011 20:49
Massa! é isso aí! ficou show!
Jair Flores07/09/2011 21:55
E ai, Élio, tudo bem?Ficou ótima sua planta e ótima sacada em mudar de estilo.Estou correndo atras, um dia ainda chego lá.
um abraço!