Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aroeira Pimenteira Yamadori

João Paulo Batista Lyrio28/12/2010 08:12
Aroeira Pimenteira Yamadori
Essa fiz o yamadori e me amarrei no tronco, só falta mais um pouco de galhos. Em breve estarei colocando-as em uma acomodação maior.

E aí, o que vcs acham, alguma idéia de estilização. Preciso da força de vcs.

Abraço
Mauricio Lutz28/12/2010 11:11
Olá João, muito boa aquisição, ela tem um shari bem bonito, na minha opinião acho que você deveria fazer um alporque bem na segunda cicatriz para corrigir a conicidade invertida e de quebra reduzir a planta.

Abraço 😉
João Paulo Batista Lyrio06/01/2011 13:42
Blz, mas como posso executar o corte para que ela aponta para o lado certo ?
Me desculpe, mas ainda sou iniciante para algumas visões.
GRande abraço.
nickyfury07/01/2011 15:38
bonsai
Particularmente eu gosto dessa espécie, tendo várias em graus de tamanho diversos em meu viveiro, além de algumas engrossando no chão. A sua, a meu ver, precisa antes de mais nada de uma correção na base do tronco. Isso é fácil de ser conseguido nessa espécie, basta que faça novas mudas a partir dos galhos cortados mais curtos. Com as mudas, vc irá promover um enxerto por encostia no tronco, justamente nas laterais desse problema, corrigindo´-o com o tempo. 😄

Como o ficus, essa espécie aceita bem esse tipo de trabalho, mas apenas quando está nesse estágio inicial, em que o tronco está novo. Com o tempo, o tronco tende a formar uma casca expessa e cracolada, que inviabiliza a fusão com novas plantas, como estou sugerindo que faça agora. 😄

Não mexa no tronco, não corte para reduzir sua altura. Apenas pode todos os galhos e forme novas plantas via estaquia, com que usar, no futuro, para compor o enxerto por encostia. Sobre esse tipo de enxerto, bem como de outros, consulte material disponivel no site do Atelier do Bonsai. 😄
João Paulo Batista Lyrio22/04/2011 19:27
Vou tentar abaixá-la dessa maneira.

Será que rola ?

Abraço.
nickyfury23/04/2011 08:56
bonsai
Com toda certeza, o uso de um alporque corretamente executado irá reparar e corrigir esse problema de maneira adequada. Aguardemos, pois, o resultado.
João Paulo Batista Lyrio24/04/2011 12:19
Pois é,
tentei fazer a enxertia, mas não consegui.
Observando bem, notei que trata-se de uma raiz, essa espécie traz uma raiz alta, isso foi depois de analisar algumas existente aqui pelo quintal.
Agora vamos ver no que dá.
Grato pelo acompanhamento, abraço.