Desmontando uma Calliandra....atualizado em 10.11.11
Elio01/01/2011 22:10
Desmontando uma Calliandra....atualizado em 10.11.11
Olá pessoal!
Ao retirar um alporque de uma muda que comprei, a parte debaixo que ficou quase joguei fora. Contudo resolvi aproveitar mas, como não ficou legal após várias intervenções, ainda quando eu estava começando na arte, resolvi fazer uma intervenção radical.
Podem criticar só não me massacrem...............rererer!
O PASSO A PASSO:
A MUDA ORIGINAL
FIZ UM ALPORQUE NO MEIO DO TRONCO QUE RESULTOU NESSA PLANTA (no meio não tem uma alça, é um pneu no fundo da parede.......rsrsrs)
O QUE SOBROU EMBAIXO FOI ISSO
DEPOIS DE TRABALHADO FICOU ASSIM
MAIS TARDE, ASSIM....
HORRÍVEL, NÉ! RESOLVI APROVEITAR SÓ A COPA PARA FAZER UM SHOHIN HOKIDACHI, fazendo um alporque. ( sacrilégio???)
COMO TINHA MUITOS BOTÕES, RESOLVI RETIRÁ-LOS
APROVEITO E MOSTRO VERSO E REVERSO DE UM GALHO RETIRADO PARA MOSTRAR A DISPOSIÇÃO DOS RAMOS SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS.

SEKI - Elio Luis Secchi01/01/2011 22:21
Massacrar porquê, meu xará? Você está tiando "leite de pedra". Muitas vezes custamos para zceitar que uma planta não está a contento e tomar atitudes radicais para recomeçar, ou fazer o novo. Belo trabalho até aqui. Abraço
edson060502/01/2011 10:08
Elio, mais uma boa intervenção. O "miolo" entre a floração nesta foto estava mesmo muito confuso.
Abraço.
Edson.
Elio02/01/2011 14:24
Fala Xará! Pois é, às vezes ficamos em dúvida se fizemos o melhor ou não. O fato é que ainda não me arrependi.
Edson, essa que vc postou é a filha, parte de cima do alporque. O "miolo" confuso, expliquei acima que não é um galho tipo "alça" e sim um pneu de carro no fundo, na parede.
A parte de baixo do alporque é que não ficou legal e resolvi fazer algo radical: aproveitar só a copinha.
abraço
Elio07/03/2011 21:16
Continuação............
Dois meses depois................enraizamento!
Alporque retirado! Vantagem de se usar vermiculita em lugar de esfagno. A vermiculita sai facilmente sem prejudicar as raízes.
Colocando uma bolacha de MDF para não deixar as raízes "mergulharem" no substrato.
Na nova casa! Como agora são poucas e novas raízes, tirei 50% da folhagem.

Gustavo Gonçalves07/03/2011 21:57
elio, o MDF é pra fazer o nebari né?
Elio07/03/2011 22:34
Exato, Gustavo. Permite que as raízes fiquem radiais e não verticais.
abraço
Pedro Catarin07/03/2011 22:42
Show! Irei tentar fazer isso em algum futuro transplante...
Uma pergunta: Dá para desmanchar o torrão de uma planta para realizar esta técnica ou só da com alporquias e estaquias?
Abraços!
oamit08/03/2011 00:01
Elio ela pega de estacas? se sim quer dizer que se eu pegar uma galho legal de um vizinho aqui do lado que tem uma vermelha ela pega? se sim depois de quanto tempo, e eu uso enraizador?
to doido por uma dessas.
😢
Pedro Catarin08/03/2011 00:05
Estacas de caliandra (pelo que sei) só pegam quando bem fininhas, da espessura de um lápis e com mais ou menos 20cm de comprimento, então, acho que nem vale a pena. 😕
Abraços!
Gustavo Gonçalves08/03/2011 20:04
oamit, o enraizador é usado apenas na hora do plantio da estaca.
a estaca é submersa e deixada descansando por uns 20 min.
depois nao se usa o enraizador de novo.
abraço
Alcides Junior08/03/2011 20:08
Elio, adoro caliandras, sou suspeito em dar palpites, mas estão lindas.
Parabéns!!!!!!
Nikkei 10008/03/2011 20:29
Muito bacana Élio. Já usou a técnica do mdf prendendo com um parafuso?
Elio08/03/2011 20:32
Pedro Catarin escreveu:
Show! Irei tentar fazer isso em algum futuro transplante...
Uma pergunta: Dá para desmanchar o torrão de uma planta para realizar esta técnica ou só da com alporquias e estaquias?
Abraços!
Pode, dependendo da espécie. Por exemplo, as coníferas, não! Já as Myrtáceas, pode.
abraço
Elio08/03/2011 20:37
oamit escreveu:
Elio ela pega de estacas? se sim quer dizer que se eu pegar uma galho legal de um vizinho aqui do lado que tem uma vermelha ela pega? se sim depois de quanto tempo, e eu uso enraizador?
to doido por uma dessas.
😢
Oamit, o Pedro e o Gustavo já responderam a questão das estacas e do hormônio.
Quanto à espessura da estaca, nunca fiz com bitola maior do que um lápis, assim não saberia dizer. Hoje, só faço estaca de espécie que não tenho, de resto, prefiro alporque porque consigo de bitolas bem maiores.
Vale lembrar que estacas de ponteiro (fininhas) se faz na primavera e estacas basais (mais grossas) no outono.
abraço
Elio08/03/2011 20:38
Valeu, Junior!
Nikkey, exatamente, uso parafuso! Com prego não dá!
abraço
Salo08/03/2011 21:20
Caro Amigo Elio,
Maravilha suas intervenções, eu já teria plantado o resto em algum vale de rio ou algo do gênero, não tenho muita visão de futuro ainda.
As flores dessa sua caliandra são bem rosas, as que você me mandou sementes há algum tempo atrás são bem mais brancas, só têm as pontinhas rosas, da uma olhada!!!!
Caliandra Florida!!!
Parabéns pelas plantas.
Att,
Salo
Elio08/03/2011 21:47
Amigo Salo, já vi o teu post. Como cresceu, hem!
Vc deu boa sinuosidade, agora é começar a trabalhar nela.
Dentre as rosas eu tenho algumas com mais tons róseos outras menos. Creio que é em função de substratos diferentes, tal como acontece com Hortências.
Uma observação: Para adquirir conicidade no tronco tem que ir podando e mudano o ápice. Se deixar o tronco original, fica cilindrico.
abraço
Jair Flores08/03/2011 22:05
Elio,
Obrigado pela dica(para adquirir conicidade)já havia notado que uma pitanga esta ficando cilíndrica.
Dá para fazer alporque a quaquer época do ano ou varia de planta para planta?
Laudir08/03/2011 23:43
Rapaz.. .como as caliandras respondem bem ao alporque...
qto tempo levou pra enraizar?
Mcdonald09/03/2011 07:25
Elio.. só uma dúvida...
Percebi que no alporque vc não retirou a casca (anel). Estou certo?
abraço
Elio09/03/2011 11:30
Jair, o importante do alporque é a época em que vc vai retirar. Assim, creio que agora já não é mais um bom momento pois teria que retirar no final do outono/inverno (mau momento). Então, na dúvida, melhor fazer no final do inverno.
Outro detalhe também, é quanto tempo a espécie leva para criar um bom enraizamento. No caso de Calliandra é 45/60 dias. Também dependendo da época que se faz. Em época de forte atividade (primavera) pode levar somente 30 dias.
Laudir, como fiz no meio do verão, 02.01.2011, (atividade da planta não tão forte), levou 60 dias.
Mc, retirei a casca sim. Fiz o Anel de Malphigi. É que não aparece por causa das raízes.
Mas, em Calliandra, o torniquete funciona bem, também.
abraço
Jair Flores09/03/2011 22:52
Elio, obrigado por sua atenção.
Não entendi bem a estória do farafuso,seria prender o mdf no tronco por baixo?
Elio10/03/2011 13:27
JAIR FLORES escreveu:
Elio, obrigado por sua atenção.
Não entendi bem a estória do farafuso,seria prender o mdf no tronco por baixo?
Exatamente, para que as raízes não empurrem o MDF para baixo.
abraço
O Guardião10/03/2011 18:08
muito bom
Gostei muito
Adoro esta planta. Recentemente fiz um alporque numa no sitio onde minha mãe mora mê que se tudo der certo mes que vem em retiro ele.