Os nobres colegas hão de desculpar minha intromissão em tão controvertida discussão, mas apenas a título esclarecedor: a primeira planta trata-se de uma espécie japonesa chamada Haze (leiam Razé), não pertencendo à nobre família dos aceres, lamento dizer. Isso é o que está escrito na plaquinha branca enterrada na frente no vaso. A segunda planta é tambem um haze. 😄
A beleza dessa espécie reside na cor outonal que as folhas adquirem, à medida que as estações climáticas, muito mais pronunciadas no Japão que aqui em nosso país, avançam. Por lá, as montanhas e vales ficam resplandecentes com as cores outonais de aceres e haze, que apresentam folhas com cores amarelo ouro, amarelo palido, amarelo seco, vermelho em vários tons, e o verde. Ela emite flores minusculas, que culminam em cachos de frutinhas que secam e dão origem a novas plantas.
Eu cultivo algumas em meu viveiro, obtidas com a Regina Suzuki, de Atibaia/SP. Que eu saiba, apenas eu e ela é quem tínhamos essa espécie como cultivo até agora. Bem vindo ao time. 😄
De qualquer forma, é uma espécie muito valorada no Japão, ainda que como bonsai em nosso país esteja num estágio muito inicial ainda. Mas é sempre oportuno ter material como esse disponível para cultivo visando preencher essa ausência. 😄