Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

adubação: micronutrientes

FW Maciel06/01/2011 10:53
adubação: micronutrientes
pessoal, dizem que deve-se adubar pelo menos uma vez por ano com micronutrientes como calcário, enxofre, cloro, cobre, boro, manganês...tetc., etc...

mas como fazer isso?
por exemplo, o cloro da água não é o suficiente? borrifos com sulfato de cobre também são satisfatórios?

quem souber me dê uma luz...
Elio06/01/2011 19:06
Maciel, esses micronutrientes que vc citou são necessários para as plantas, o tempo todo. Alguns, em determinadas épocas. Ex.: Boro, por ocasião da frutificação.
Porém, o estudo seria muito extenso para descobrir qual, quando e quanto.

Assim, o importante é que vc adote um adubo que contenha esses micronutrientes, além dos macros NPK.

A planta é seletiva, estando esses micronutrientes no substrato, ela mesma escolherá quando e quanto.

Não borrife as plantas com sulfato de cobre, a não ser como preventivo contra fungos. Mesmo assim, o gênero Rosaceae não gosta de cobre.
Abraço
FW Maciel06/01/2011 23:57
Elio

fiquei com essa dúvida porque li que era necessário adubar com esses micronutrientes.
mas sendo assim, estou sossegado pois NPK sempre uso e adubo orgânico também.

e o sulfato eu uso também porque tenho uma goiabeira com ferrugem, então preciso ficar sempre cuidando.

obrigado pela resposta!
bom fim de semana
Elio07/01/2011 13:47
Maciel, na realidade é necessário adubar com micronutrientes, por isso é importante a escolha do adubo. Se tiver só o NPK a planta apenas sobreviverá. Precisa ser um adubo que contenha os micronutrientes.

abraço
FW Maciel07/01/2011 20:46
Elio, vc tem algum adubo com micronutrientes para indicar?
Elio07/01/2011 20:55
Eu gosto muito do Biofert Plus!
Aliás, a maioria dos bonsaísta o usam.

Bom final de semana!
abraço
FW Maciel07/01/2011 20:59
hum
procurarei por aqui então.

bom fim de semana pra vc tb!
leonardo.fillipe27/01/2011 01:25
Olá FW Maciel

Você pode usar OSMOCOTE, é um adubo de liberação lenta bastante utilizado. Particularmente eu uso nas minhas plantas de 6 em 6 meses. Nele você vai ter a quantidade certa de micronutrientes sem excesso.
nickyfury27/01/2011 16:32
bonsai
Maciel, se voce usa a velha dobradinha torta de mamona e farinha de osso, por exemplo, como adubo orgânico, ao preparar a mistura, acrescente agua contendo adubo liquido diluido nela, para enriquecer a mistura com os micro e macro nutrientes necessários, ao invés de só usar agua pura. 😄

Um adubo liquido excelente, principalmente para floriferas e frutiferas, é o FOSWAY, da empresa TECNUTRI:

http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php

A empresa Ideal Bonsai tambem está anunciando a comercialização desse produto:

http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=289

Eu uso há algum tempo e recomendo pelos excelentes resultados que venho obtendo com esse adubo.