Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ácaros, ameaça quase invisível!

fabianoscosta08/01/2011 12:43
Ácaros, ameaça quase invisível!
Ácaros são a ruína dos produtores de bonsai e produtores de plantas ornamentais em geral. Há várias abordagens, prevenção, tratamento e mudanças ambientais, se você escolhe uma abordagem orgânica ou química, deve achar este artigo útil, mas tenha em mente os princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP):

•Monitorar suas plantas regularmente;
•Prática de prevenção através da criação de um ambiente não favorável à pragas;
•Assim que você encontrar sinais de uma infestação, utilizar o menor grau de toxicidade do tratamento;
•Utilizar controles químicos mais tóxicos somente se necessário e justificado.

A matéria completa:
http://fabiano.projetobonsai.com/2010/12/31/acaros-ameaca-quase-invisivel/
Abraço,
Fabiano.
joão josé08/01/2011 23:25
Bem legal a matéria, Fabiano. Pelo que a gente vê no dia a dia os juníperos são os que sofrem mais com a praga. Mas já tive problemas com uma azaleia, na qual fiz o controle com enxofre; com duas aplicações resolvi o problema.
Achei interessante um produto usado neste sentido, o Vertimec, que é a base de avermectina (da família do Ivomec), usado em emulsão, pulverizando a planta. Inclusive combate nematóides. Este tipo de medicação atua bloqueando o efeito do GABA, que é um neuro-transmissor, o qual existe na maioria dos insetos e ácaros. No ser humano o GABA somente é utilizado na região cerebral, onde a barreira hematocefálica impede do veneno entrar na região encefálica, sendo por isto, de pouca toxicidade para nós. Tanto é que a ivermectina é, atualmente, largamente utilizado no ser humano no controle de sarnas e piolhos. O mesmo acontece nos animais domésticos.
Não seria este um produto interessante no controle dos parasitas, com a segurança sempre discutida nos outros produtos? Além do que as plantas, que eu saiba, não utilizam este neurotransmissor em seu metabolismo, sendo atóxica a elas. E, quem sabe, não poderíamos utilizar o próprio Ivomec misturado ao óleo mineral nas pulverizações periódicas. Vou fazer meus testes, já que tenho o produto disponível em minha maleta de emergências, rs.

Se falei besteiras, me corrijam!
fabianoscosta10/01/2011 11:32
Oi João, eu uso somente o vertimec!

Abração.