Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Azaléia

Mcdonald10/01/2011 11:44
Muda de Azaléia
olá amigos.
Ganhei uma azaléia quebrada mas acho q dei um pouco de sorte. Ela parece ter um bom movimento no início do tronco. Esta primeira foto mostra o nebari dela q é muito pobre. Só tem raizes de um lado e estava plantada em um torrão de terra dura pacas, tive q usar esta ferramenta pra poder tirar. Sei q a época não é propícia para transplante mas pior do que tava não podia ficar. Usei um substrato bem legal para azaléias com muita matéria organica em um escorredor

Minha maior dúvida é:
Seria possível fazer crescer raízes do lado q não tem nada?
Dicas e sugestões seram muito bem vindas...
abração
Filipe Henrique11/01/2011 02:10
Mcdonald,
com certesa foi sorte 😄 , achei bom o movimento tb, principalmente por estar desde de o inicio do tronco, o restante ao substituir o apice vc pode continuar o movimento da base e aproveitar pra favorecer a conicidade.
não é um pre bonsai, mas é uma muda muito boa!
faz meio anel, como se fosse fazer uma "meia" alporquia e passa um arame pra não fechar o corte e sim produzir raizes no ponto, se não tiver sido claro, procuro o post que me levou a dar essa dica.

abraços
Mcdonald11/01/2011 03:44
então filipe... quanto ao meio anel beleza, deixo em contato com o substrato mesmo? não corro o risco de apodrecer a madeira?. e quanto ao arame, como faço? não entendi aonde eu coloco ele......
valeu mesmo pela atenção
Filipe Henrique11/01/2011 04:16
JÁ VIU alporquia por estrangulamnto usando arame?
é parecido, faz o anel e coloca o arame na parte de cima do anel, rente a parte que ainda corre seiva...
Elio usou algo parecido em um piteco a pouco tempo, só que ele usou um pedaço de garrafa pet, seria uma boa opição tb e ainda ajudaria a criar um nebari bem radial...segue o link.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16659&highlight=piteco

eu fiz isso que estou te dizendo em algumas plantas que transplatei recetemente, ainda não tenho resultados e não fotografei, pois estava sozinho...
=/ o negocio é igual alporquia mesmo, pode enterrar depois no proprio substrato ou usar esfagno e ou outra coisa qualquer que ajude no desenvolvimento das raizes.

azalea da de alporquia intauim deve da certo!

abraços
Mcdonald11/01/2011 11:58
Certo então..... legal..... vou fazer. mas vc acha q eu devo fazer isso quando? será q dá tempo de fazer agora ou eu devo esperar mais?
valeu...
Filipe Henrique11/01/2011 12:44
de datas e epocas de procedimentos eu estou maus.
sei que se a planta foi transplantada agora, é recomendavel dar um tempo pra ela se recuperar...
alem disso não tenho dessa especie e não sei muito bem dos cuidados de cultivo.
minha sugestão aqui restringe-se apenas ao rpocedimento pra melhorar o nebari, pois é até onde posso ir com segurança de não falar muita besteira 😂 😂 😂
mas logo aparecera algumas coisas pra completar ou melhorar a ideia.

vlw brother
abraços