Olá, Márcio. Bom-dia. Tudo beleza?
Que beleza essa piracanta. Concordo plenamente com os demais quanto ao galho da esquerda, realmente muito grosso. Vou tentar ilustrar essa retirada na seqüencia abaixo.
Eu não o aconselharia a cortar o galho muito rente ao tronco. Apesar de desarmoniosos por ser grosso, ele confere equilíbrio à planta. Você vai precisar de uma futura brotação no lugar dele que vai acabar sendo fina demais em comparação aos galhos superiores.

Somente com a poda do galho esquerdo.
Vodê deveria tentar cortá-lo quase horizontalmente, partindo rente ao tronco na parte de cima do galho, se possível aproveitando alguma brotação já existente pra dar segmento.

Melhor corte e futura brotação. Baixar os demais.
Agora, só pra botar minhoca na cabeça, vou te mandar mais uma opção. Não me xingue, por favor. Mas eu acho que, se fosse minha, eu seguiria pra esse caminho, afinal, sou fã de shohin. Aconselho-o a ouvir mais opiniões antes de partir pra qualquer ato drástico. Lembre-se de que, depois de cortado, não dá pra voltar atrás.

Poda drástica. Cuidado com a massa de raízes que tende a se tornar inativa com grandes podas.

Futuras brotações. Mereceria até um vaso mais baixo.
De prêmio, ganharia um segundo bonsai, pois com um alporque daria pra aproveitar a parte superior. Não sei se pegaria de estaca. Eu não arriscaria. Ainda tem o propalado "galho esquerdo", que talvez possa render alguma coisa. Evite desperdícios.

Parte superior. Eu aproveitei a base da antiga, só pra dar uma idéia.
Bom, curta suas dúvidas e tenha paciência em se definir. Analise bem a planta que acabam surgindo soluções. Vou ficando por aqui, pois são 03:00 horas da madruga e alguém vai trabalhar com olheiras amanhã.
Abraços e sucesso. Espero ter ajudado.
Fernando.