Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como se trabalhar com Manga? [germinação da semente]

12
Guilherme Cahú10/01/2011 22:22
Como se trabalhar com Manga? [germinação da semente]
Olá pessoal, estamos com várias mangas aqui em casa e gostaria de fazer um bonsai disso.
Tenho conhecimento de suas grandes folhas e que talvez seja meio complicado para reduzí-las, além do pouco número de exemplares desse vegetal.

De qualquer modo, gostaria de saber se há alguma dica para a germinação a semente e do tipo de solo em que se deve plantá-la.

Obrigado desde já!
Marcio Garcia11/01/2011 03:27
Guilherme, fazer germinar e facinho mesmo, agora se vc tem como ter acesso a arvore, ou a mangueira, se tiver varias melhor ainda, porque existem algumas especies que ja tem por natureza as folhas menores, o que pode lhe render bons resultados num futuro.
Apos a germinacao, no ano seguinte, faca um transplante e corte a raiz pivotante, deixe engrossar um pouco depois pode baixo pra ter uma copa mais baixa. no mais manda ficha que da certo garoto!
Filipe Henrique11/01/2011 04:49
RAPAZ, infelizmente não concordo com o Marcio nesse ponto.
é demorado dificil de estilizar ramificar e reduzir folhas.
bom, eu tentei ha algum tempo e acredito que não vale a pena, mas é só a minha opinião... acredito tambem que buscar especies mais conhecidas facilita muito pois já a literatura, exemplos e não ha o risco de passar raiva na estilisação.
sorry,
entretanto ainda cultivo algumas especies "exoticas", como cajá, flamboian falso pal brasil e algumas que nem o nome sei... mas não me proponho mais a tentar nada de muito diferente é raro achar algo que seja satisfatorio.

abraços
Guilherme Cahú11/01/2011 11:07
Obrigado, Marcio!
Usar terra pobre facilitará o processo?
Devo plantar logo em escorredor?

Filipe, não tem problema ^_^
Na verdade, o que quero é justo trabalhar com espécies diferentes, fugindo dos padrões ;D
Leandro Ferraz11/01/2011 13:01
tem segredo tira a poupa e planta em qualquer solo vai germinar rapidinho
mais para um bom desenvolvimento um solo com mais drenagem.
Guilherme Cahú11/01/2011 13:13
Obrigado, Leandro!
Se eu realizar uma escarificação no caroço, facilitará o processo?
Guilherme Cahú12/01/2011 00:30
Realize escarificação.
Agora vamos ver o que vai dar ;D

De qualquer modo, ainda tem um monte de mangas aqui em casa >xD
Filipe Henrique12/01/2011 15:22
ai, coincidencia achei um brother do orkut que tem um pre bonsai de manga,

segue o link do orkut dele,
julio sato
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15543303428647098316&aid=1280505926&p=3

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15543303428647098316

arbaços
Guilherme Cahú12/01/2011 15:25
Beleza!
Valeu, Filipe! =D
Leandro Ferraz12/01/2011 17:02
creio que não tem a necessidade da escarificação mais eu fiz aqui foi cortar um pouco do pelo e um pouco da casca nas lateral nasceu rapidinho
Guilherme Cahú12/01/2011 17:57
Ah, beleza!
Eu cortei no lado oposto ao embrião e estou mantendo um algodão por cima para manter a semente úmida.

Leandro, em que posição você plantou a semente?
Leandro Ferraz12/01/2011 18:45
lembro não 😮ops:
mais acho que voi o lado que cortei para cima.
Guilherme Cahú12/01/2011 18:47
^^" OK.
A minha está "deitada" no solo, mas com a parte do embrião recoberta pela terra. Vamo ver no que vai dar 😉
Leandro Ferraz12/01/2011 18:49
tem muito segredo nao
hoje passando perto de uma casa o povo tinha amuntuado as mangas que cairam e a maioria ja esta germinando
Guilherme Cahú12/01/2011 18:51
Dóh!
Também tem um monte aqui. Se as duas ue plantei não pegarem, ainda terei outras opções...
nickyfury13/01/2011 19:46
bonsai
Guilherme, plantar caroço de manga é a coisa mais fácil que existe. Depois dela, ou junto, está o abacate. Use apenas areia grossa de rio, sem peneirar, misturando com uns 50 % de BIOPLANT. Se não tiver Bioplant, vai na areia pura mesmo, que rende tambem. 😄

Lembrando que no primeiro mes, ou até que a semente germine e garanta um bom pé de manga, deixe o vaso em local sombreado, onde possa receber luz e calor solar indiretos. Rega apenas para manter a umidade na areia, evitando encharcar. 😄

Os melhores bonsai de mangueiras quem tem é o bonsaista Geraldo Inocencio, de Morrinhos/GO. Dê uma conferida no site dele:

http://www.bonsaimorrinhos.com/

Ele é expert em experimentos com bonsai, ou plantas no chão. Segundo me disse certa vez, tem uma mangueira na chacara dele que produz quatro ou cinco variedades diferentes de frutos, graças ao enxerto. Coisa de maluco mesmo, penso eu, mas que, com ele, parece até natural. 😂 😂

Na minha modesta e humilde opinião, o bonsai de mangueira deve ser cultivado visando os frutos. Quando estes por fim surgirem, retira-se todas as folhas, mantendo apenas uns dois ou tres frutos, dependendo é claro da grossura do tronco e da altura da planta, para que a apresentação fique adequada:

http://www.flickr.com/photos/jackviza/1133048873/

Havendo essa adequação, não há por que não cultivar um bonsai dessa espécie. Algumas variedades, inclusive, produzem frutos menores que lameixas, inclusive, facilitando a vida do cultivador. 😉
Guilherme Cahú13/01/2011 19:59
Obrigado, nicky! 😄 Agora você terminou por me encorajar por completo a cultivar bonsai de manga! =D
Guilherme Cahú23/01/2011 15:45
Opa, vi hoje que a manga germinou!
(xD Pensei que a raíz iria sair por outro lugar... me surpreendeu 😂 )

Agora é só esperar crescer e trabalhar nela! 😉
Guilherme Cahú02/02/2011 14:50
Após aparecerem mais e mais raízes, o caroço de manga começa a se erguer.

HudsonArpini02/02/2011 15:24
Caramba Guilherme,continua a postar ae q quero acompanhar,se compensar ae eu vo fzr tbm
Guilherme Cahú02/02/2011 18:36
Pode deixar! 😉
Quando ela evoluir mais e eu obter mais fotos, farei um tópico em A Evolução do meu Bonsai através de Fotos.
Pedro Catarin02/02/2011 23:24
Ha, ha!!! Num é que a bixinha é forte? 😂

Cresce que é uma beleza hein? Não sabia que era assim...

Abraços!
Guilherme Cahú03/02/2011 14:51
Nem eu! É a primeira vez que acompanho a germinação de um caroço de manga! xD
Guilherme Cahú27/02/2011 19:57
Olá pessoal, mais fotos da germinação da manga:

O caroço semi-enterrado na areia é de outra árvore.
Pedro Catarin28/02/2011 17:49
Da hora! \o/
12