Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que fazer com essa TUIA

Marcello WB13/01/2011 08:56
O que fazer com essa TUIA
Galera, comprei essa tuia a uns 3 meses e a uns 15 dias atráz resolvi podar e aramar, porém estou com duvidas quanto a condução dos galhos e queria uma opinião dos amigos aqui do fórum.

Aramei sem pensar muito no estilo e agora não sei bem como ficaria melhor. Também não sei se aramei da forma correta.

Também queria saber sobre a ponta dos galhos estarem meio secas, isso é normal nessa época do ano? Sou do nordeste e isso pode ser por conta do clima daqui?

Seguem as fotos:

Agradeço por quaisquer dicas abraço galera!
nickyfury13/01/2011 18:54
bonsai
Marcello, essa variedade não é muito explorada para bonsai. Suas escamas são muito achatadas, sendo o mais dificil, a meu ver, promover uma densificação, isto é, aproximar as brotações o suficiente do tronco, para que a planta possa ficar mais técnica e interessante. 😲

Sugiro ao nobre colega deixá-la apenas para o jardim, e escolher outra espécie com que trabalhar, quando não, para não ter o dissabor de estar perdendo tempo tentando algo que, com muito custo, possa algum dia aproximar-se, quando muito, de um mero pré bonsai. 🙄

Essa espécie configura aquelas que, apesar de parecerem promissoras, não levam a lugar algum, quando cultivadas com a finalidade de fazer um bonsai. Talvez, uma outra boa opção, seja plantar no chão e deixar crescer bem, para ver se o tronco engrossa um kadikim. Se isso acontecer, poderá então tentar um enxerto de junipero shimpaku (chines) ou outra variedade mais interessante com que formar uma estruturação aerea densificada. 😄

Claro que o crescimento dessa espécie é super lento. Vai daí uns vinte a trinta anos para atingir um calibre razoável na grossura do tronco. 😄