É incrivel a quantidade de picaretas que se intitulam floristas e cultivadores, espalhados em quantas floriculturas existem Brasil afora, empurrando com a barriga as plantas que encalham em seu comércio. Geralmente, escolhem pessoas que desconhecem o que estão comprando, confundindo-as, como no caso do nobre colega. 😈 😈
Vender um ficus panda como sendo ficus retusa é absurdo. Como outro dia, aqui mesmo no forum, outro colega foi enganado: pagou caro por uma muda de liquidambar, vendida a ele como sendo acer burgerianum. Além dos vendedores de "mausai", ainda há os vendedores de "gato por lebre". 😈 😈
Apesar do engano, relevo que o nobre colega acabou adquirindo um bom material de trabalho. Essa variedade de ficus é uma das minhas preferidas. Aceita bem podas radicais e formação em qualquer estilo. Deve ficar atento apenas quanto a aramação: o arame marca rápido, pois a casca é muito porosa e grossa, o que pode causar estrangulamento e perda de material, se não tirar a tempo. 😲
Essa variedade de ficus tem um crescimento mais rápido que o retusa, principalmente nas raízes, o que proporciona ótimos trabalhos no estilo Ishi tsuki: raiz sobre rocha, ou planta sobre pedra. Fácil de ser construído, há diversas matérias no forum e no site do Atelier indicando como proceder para isso. 😄
Qualquer galhinho dessa variedade de ficus, quando cortado e enterrado na areia, rende novas plantas rapidinho, tambem. No chão ou na bacia, o tronco engrossa super rapido, permitindo formar lindos shohin com troncos robustos. Como o retusa, ele emite bastante raiz aerea, o que pode ser usado para engrossar o tronco ou criar um estilo diferenciado, mais interessante. 😄
Em relação a essa planta, eu sugiro o replantio numa bacia plastica maior, com altura de no minimo 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, carvão vegetal, terra granulada e pedrisco. Nesse meio, com boa rega e adubação periódica, a planta irá crescer mais e se desenvolver rapidamente, permitindo sua condução em qualquer estilo que se queira aventurar. 😄
Apenas como exemplificação, veja um dos meus ficus panda:
Repare que a pedra, apesar de grande, é lisa, sem nenhum sulco ou reentrancia. Isso não impede que a raiz "abrace" a pedra: