yamadori de jabuticaba nativa <novas fotos>
gabriel strucker16/01/2011 21:13
yamadori de jabuticaba nativa <novas fotos>
hoje eu e o meu amigo Bruno matorizen aqui do forum fomos dar uma olhada numas mudas de hibisco que tinha num terreno baldio so que olhamos mas a frente num matagal e encontramos 2 mudas de jabu fomos em casa pegamos um serrote,enxada,pá e um carinho de mão pra traser as danadinhas que nao eram muito leve, deviam ter em torno de 4 metros de altura e uns 30 cm de tronco amanha eu vou tirar as medidas certas da grossura , quase se matamo pra tira mas valeu a pena, as fotos nao ficaram muito boas por causa que foi tirada do celular mas amanha eu colocarei novas fotos dela ja no balde. nosso amigo bruno talvez postara fotos da jabu dele
eu fazendo a maior força!!

❗

o Bruno tirando a jabu dele

cortando as raizes mais grossas que empediam que a planta entrasse no balde

ate quem fim tirei o torrao

bruno matorizen16/01/2011 21:29
triste
que pena que minha saiu sem torrao. axo que nao vai vive 🙁
mais vamo reza pra ve, nao saiu com quase nada de raiz
André Luiz Santos16/01/2011 22:40
Bruno, se no momento do yamadori vermos que não tem raízes suficientes para tirar um bom torrão, devemos ter paciência e fazer uma "sangria".Não vale a penar arriscar a vida da planta e nem perder o exemplar.OK!
Abraço.
Mateus16/01/2011 23:40
Não perca as esperanças!!!
Fiz um yamadori de jabuticabeira (bem menor que essas,claro)que tambem saiu sem o torrão, porém tinha muitas raizes e por isso ela vingou 🙂
Sorte com a sua!!!
neiluis17/01/2011 18:15
agora e esperare ver oque vai dar
bruno matorizen17/01/2011 20:37
poise
poise tomara que ela vinge
nickyfury18/01/2011 10:04
bonsai
O melhor local para favorecer uma recuperação otimizada, é o cultivo a pleno sol, cuidando de replantar em um bom recipiente, tipo uma bacia plastica grande ou caixote de madeira, contendo como substrato areia grossa de rio sem peneirar, caco ceramico, carvão vegetal (ou então, junto com a areia e o caco, BIOPLANT, que é um substrato comprado pronto). 😄
Vide exemplares recuperados por mim e postados aqui no forum, cuidando justamente de firmar a posição quanto ao cultivo a pleno sol desde o inicio da coleta. 😄
Mcdonald18/01/2011 12:04
Gostei da planta. Poste mais fotos para o pessoal poder acompanhar....
abraço
bruno matorizen18/01/2011 20:24
eu plantei ela com areia
eu dividi o vaso com tres partes primera com um poco de terra misturada com pedrisco e cacos de tijolo e as outras duas partes completei com areia grosa mais nao era tao grossa assim tava misturada com fina.e ja deixei num lugar onde pega sol ate as 4hrs da tarde
gabriel strucker18/01/2011 21:00
ontem nao de pra posta mais fotos pq meu pc estrago mas amanha postarei!!
gabriel strucker20/01/2011 12:26
como prometido as fotos da jabu no balde 😄

na parte onde fiz o corte eu tanpei com papel aluminio!!
Marcos Castilho20/01/2011 12:42
Tem um grande potencial mais achei um pouco alta. Talvez poderia cortar um pouco mais baixo.
gabriel strucker20/01/2011 12:44
tbm pesnsei nisso mas, +ou- quantos centimetros devo cortar ❓
Marcos Castilho20/01/2011 12:53
Geralmente a altura da planta tem que ser o mais próximo de 5 vezes a sua circunferência ou seja de seu tronco exemplo se o tronco mede 6 centímetros ela terá então 30cm de alura. Isso Gabriel é só para você ter uma base não precisa seguir isso ao pé da letra pois é você quem vai conduzi-la. Faça podas frequentes e tente fazer um Hokidashi tipo vassoura.
gabriel strucker20/01/2011 13:06
fiz as medidas ela tem 8cm entao ela tem que ter 45 cm? ela esta com 41 cm de altura.
ROGÉRIO DIAS20/01/2011 13:45
É
NA MINHA OPINIÃO ESTÁ MUITO ALTA,PRA ESSA ESPESSURA O IDEAL SERIA UNS 15 CM.
gabriel strucker20/01/2011 14:12
estava pensando em comesar novas interferencias só na primavera! da um tempo pra planta descansar !!!!
gabriel strucker18/02/2011 21:05
novidades a planta ja esta com novas brotaçoes logo postarei mais fotos 😄