Filipe, o buxus sempervirens é mato na Europa. Como eles têm uma diversidade maior de plantas mais interessantes com que trabalhar, como as variedades de oliveira por exemplo, quase não se vêem bonsai de buxus por lá. É algo como o pingo de ouro aqui: mato, que nem todo bonsaista gosta de explorar. 😂 😂 😂
Repare que não estou desmerecendo o pingo. Tenho vários em meu viveiro, em diversos estilos. Mas apenas dando mais conhecimento a voce sobre o buxus, ok? 😂 😂
Por lá, o buxus cresce às margens das rodovias, nos pés de serras, montes e mesmo montanhas, como os Pirineus. Veja as imagens:
Olha só o que diz o texto da imagem acima: Holm oak (Quercus ilex) and box (Buxus sempervivens). Sierra de Cantabria. Alava province. Basque Country. Spain.
Box é o nome do nosso velho amigo buxinho, cultivado como cerca viva em jardins mundo afora, ou ornamentando jardins, sacadas e alpendres, dentro de vasos. Alguns cultivadores, mais empolgados, modelam bichinhos e afins, numa arte conhecida como Topiaria. Veja outra paisagem selvática com essa espécie:
Olha que linda TOPIARIA, executada com maestria com o buxus:
Nessa outra topiaria, construiu-se um labirinto. São comuns na Europa:
Na natureza, cresce solto, sem controle:
Veja que magnifica "escultura" num buxus:
Nesse outro, acabaram com um labirinto, mas criaram formas magnificas:
Na pagina abaixo, vejam alguns lindos buxus, recolhidos na natureza e ainda praticamente intocados, para que o futuro comprador e cultivador estilize como achar melhor. Os preços estão em euros, e se comparados com outras plantas nativas europeias, pode-se ter uma idéia de quão baratos eles são, ainda que de troncos robustos e formas inusitadas. Para os europeus, então, buxus é planta de qualidade inferior:
http://www.kaizenbonsai.com/shop/index.php?cPath=71