Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida sobre Duranta

Guilherme Cahú17/01/2011 13:41
Dúvida sobre Duranta
Plantei, recentemente, umas sementinhas de duranta de uma planta que achei aqui no préido, mas li uma coisa interessante num site...

Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.

😲 Alguém poderia me explicar isso...? Quer dizer que uma variação genética pode facilmente prouzir uma planta de outra espécie? 😲
Leandro Ferraz17/01/2011 15:43
* ome Científico: Duranta repens aurea
* Nome Popular: Pingo-de-ouro, duranta, violeteira-dourada, violeteira
* Família: Verbenaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Brasil
* Ciclo de Vida: Perene

Este arbusto de folhas douradas surgiu através de uma mutação da violeteira. Sua popularização foi um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrário de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rápido, o que aliado à sua coloração exuberante foram os grandes responsáveis pela sua larga utilização. É uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Além disso presta-se como bordadura, cerca viva, renque e até mesmo para a formação de bonsai.

Não é indicada para jardins de baixa manutenção, pois exige podas mais frequentes que outros arbustos. Quando não podado produz pequenas flores arroxeadas, róseas ou brancas e frutos esféricos, pequenos e amarelos, além disso suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada.

Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, já que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formação e manutenção freqüentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.

Autor: Raquel Patro

praticamente em todas as culturas hoje em dia envolve genética.
Orquídeas, flores, plantas, arroz, feijão, soja, milho e muitas outras
Leandro Ferraz17/01/2011 15:44
se é facilmente eu não sei
Pedro Catarin17/01/2011 16:20
Eu já plantei umas sementinhas de pingo-de-ouro/duranta...

É simples, ponha na terra e regue, mas enterre o "fruto" inteiro, pois, para a plantinha se desenvolver, aquela casca que proteje a semente tem que antes apodrecer, por isso demora um pouco (30/40 dias).

Sobre fazer uma nova planta a partir de estacas, como seria? Posso pegar uma estaca lenhosa das médias (3/5 cm de circunferência) e faazer como todas as outras estacas? Garrafa PET, hormonio e areia...?

Abraços!!!
Leandro Ferraz17/01/2011 16:42
Sobre fazer uma nova planta a partir de estacas, como seria? Posso pegar uma estaca lenhosa das médias (3/5 cm de circunferência) e faazer como todas as outras estacas? Garrafa PET, hormonio e areia...?

ja vi o pessoal aqui do viveiro da empresa onde trabalho fazendo eles pegam os galhos nao lenhoso. prepara o saquinho com terra, areia e esterco enterra a metade do galho costuma pegar bastante.

creio que mais grossa seria mais viável uma alporquia.
Pedro Catarin17/01/2011 17:04
Aaa, que droga... 😕

Tentarei fazer um teste em breve, se der certo aviso a vocês neste mesmo tópico.

Abraços!
Nikkei 10017/01/2011 17:06
AS estacas pegam fácil. Mais ou menso como as primaveras.
Pedro Catarin17/01/2011 17:07
Então isso quer dizer que consigo com estacas grandes?
Mais ou menos como aquelas que mostrei no tópico do meu primeiro yamadori?

Se for, é amanhã mesmo que irei para a rua procurar por uma vítima... 😈

Abraços!
neiluis17/01/2011 18:07
nunca deve se usar estacas muito grades pedro use sempre uma medida mediana...
Guilherme Cahú17/01/2011 18:16
Vi isso aqui em um dos tópicos do fórum: http://www.soldeamor.com/faca_facil/jardim_estacas.htm
É uma boa página sobre como fazer estacas. Vou me arrumar para fazer uma agora mesmo, antes que comece a chover. 😛
Guilherme Cahú17/01/2011 18:30
Estaca de duranta precisa ir para a estufa, mesmo no frio de 30°C daqui de Recife?
neiluis17/01/2011 18:57
a estufa serve nao so para temperatura mais tbm para umidade do substrato
Guilherme Cahú17/01/2011 19:03
Entendo... Obrigado, neiluis! 😄
neiluis17/01/2011 19:05
tamu ai...
rsrsrsrs
Pedro Catarin17/01/2011 19:21
Ok, ok, então posso fazer uma estaca de 3/6 cm de expessura no máximo?
Da altura de um lápis ou um poucquinho maior?

Se der, amanhã passo o dia fora de casa... 😄

Abraços!
Mcdonald18/01/2011 12:16
Meu.... pensa numa planta fácil para estaquia... vc coloca na areia ou terra e ela pega mesmo.... não tentei com galhos muito grandes mas os médios e pequenos pegaram 100%. Não falhou um...
A primavera me falaram q é igual..... tentei uma vez com galhos na medida de uma caneta bic.. mas não deu certo.. não pegou... agora estou preferindo adquirir mudas com um maior calibre e já com um potencial...
abraço
Guilherme Cahú18/01/2011 12:23
Eu costumo fazer estacas grandes que, em geral, são ramificadas.
Imagino que não vão dar muito certo, mas estou tentando mesmo assim.
Ontem estaquiei uma duranta, eveno ter uns 30cm de altura... Eu sei, eu sou meio teimoso mesmo... 😛

Casa não dêem certo, passo numa floricultura aqui perto para compar algumas mudinhas 😉