FelipeD19/01/2011 11:30
Que espécie é essa?
Olá pessoal, ontem minha mãe ganhou em um viveiro umas dessas mudinhas que eles vendem como bonsai e deu pra mim. O cara do viveiro falou que essa muda estava hà muito tempo sem ser comprada (o que é bem legal), mas por causa disso ele havia se esquecido de qual espécie ela é.
Alguém pode me dar uma ajuda e identificar a espécie? Eu ainda não conheço quase nada de espécies então pode ser a planta de jardim mais comum possível que passaria despercebida por mim 😕
Depois de uma lida do tópico fixo na seção de principiantes eu estou achando que vou precisar fazer o esquema da mamadeira por um tempinho, correto?
Abraços!
Guilherme Cahú19/01/2011 13:27
Calma com a mamadeira.
Como vê, a planta está em ritmo de crescimento, com o aparecimento de novas e novas folhinhas. Talvez agora não fosse a época certa para isso, mas vamos ver o que o pessoal mais experiente diz.
Quanto à espécie, não sei dizer, me desculpe. ^_^"
Pedro Catarin19/01/2011 14:26
Eu acho que é um Araçá, não sei exatamente a espécie...
Os brotos são muito parecidos com os da planta que eu tenho (Araçá-Amarelo), então, comparando, acho que pode ser esta a espécie.
Abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi20/01/2011 18:23
Um araçá. Se é amarelo ou vermelho, só depois de frutificar porque a folhagem dos dois não muda...
Quanto a colocar na mamadeira, realmente é necessário caso queira engordar a planta. Apesar de estar com um aspecot bem saudável e brotando com vigor, o tronco só vai engrossar se colocar no chão ou na mamadeira para ele poder emitir mais raizes e mais longas. Também é necessário deixar ao menos um galho crescer livremente que depois que a planta engrossou será cortado. É o famoso "galho de sacrifício". Ou deixar ele todo crescer livremente, considerando que no futuro vais ter que zerar e recomeçar a estilização, mas isso em se tratando desta espécie também não é problema. Agora, se vais continuar podando curto a fim de deixar ele com esta forma, nem na mamadeira o tronco irá engrossar (engrossará muito pouco, quero dizer...)
abraço
FelipeD20/01/2011 19:10
Obrigado a todos pela ajuda!
Tenciono sim engrossar um pouco o tronco, no momento ele possui mais ou menos 1cm de diâmetro. Agora achei muito interessante essa história do "galho de sacrifício". Como sou iniciante, um de meus medos é de perder a planta devido à uma poda drástica mal feita.
Como nosso amigo Guilherme alertou, qual seria a época ideal para o transplante para a mamadeira?
eliseu malheiros27/06/2011 16:34
Re: Que espécie é essa?
parece ser irmâ desse um araçã! este é vermelho porém nao deu fruto ainda. Foi produzido de semente de um vermelho. a idade 15 anos.
abraço Eliseu
Uploaded with
ImageShack.us