Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Primeira postagem

LeandroMM19/01/2011 17:56
Minha Primeira postagem
Meus caros segue minha 1ª postagem, esta é uma boungavilhea que me acompanha à uns 15 anos, eu a recolhi na casa de minha sogra, e desde então venho cuidando dela de forma discreta. Como agora mudei para a casa nova, com espaço vou me dedicar mais a ela, veja a poda de parte aérea e raízes que fiz.

fiz a poda de raízes:

ficando assim:

Agora acho que ficou bom...
Dai aguardo sugestões sobre minha menina...
Pedro Catarin19/01/2011 18:11
A imagem não está aparecendo... 😕
LeandroMM19/01/2011 18:15
Pedro Catarin escreveu:
A imagem não está aparecendo... 😕

já corrigi...
Leandro Ferraz19/01/2011 18:26
muito pequena ainda...
Guilherme Cahú19/01/2011 18:26
Olá, Leandro, poderia aumentar as fotos?
Facilitaria análises.. ^_^
Pedro Catarin19/01/2011 18:38
Pois é........ 😕
LeandroMM19/01/2011 18:44
Estou apanhando do flickr....
LeandroMM19/01/2011 18:56
Vejam agora....
Djalmo19/01/2011 22:42
Parabéns pela dedicação de 15 anos a planta.
Cara se fosse minha eu baixaria a parte aérea e reiniciaria a planta, apos a recuperação da mesma, pois ela me parece bem alta, mas neste fórum vc recebera muitas dicas de como conduzi-la, até encontrar uma que agrade a vc, sempre tememos muito quando se fala em poda radical e com razão pois perder uma planta deste potencial seria muito ruim, por isto lhe aconselho a ter paciência e prestar muita atenção as dicas!!!!
Um grande abraço.
Renato Rodrigues Roehrs20/01/2011 11:07
Leandro, eu não faria nada neste momento, para não estressá-la ainda mais, já que recém a transplantou.

No futuro, zeraria ela como bem disse o Djalmo, mas antes faria um alporque para aproveitar a parte aérea dela.
Faria duas plantas de uma.

Não deixa de postar pra gente as tuas intervenções.

Abraços e bom trabalho!
LeandroMM20/01/2011 11:54
Gostei da sugestão do alporque não tinha pensado, esta é uma forma de rebaixar ela e ainda obter outra planta...
Gostei, vou esperar a brotação e depois vou começar o alporque...valeu..
SEKI - Elio Luis Secchi20/01/2011 18:15
Leandro, tens aí um material de porte e que pode ser muito bem aproveitado. Concordo com os colegas quanto a baixar a planta. Estes dois troncos retorcidos não são indicados em bonsai. Desta maneira você poderá fazer alporque nos dois, fazendo assim 3 mudas.
Muito bem lembrado pelo Renato: como a planta foi recém replantada não se deve fazer os alporques agora, precisa uma recuperação total. Eu diria para esperar uns 6 meses. No replantio foramcortadas ou quebradas as raizes finas e agora elas tem que se refazer. Se fizer o alporque logo, o corte do fluxo inverso da seiva (das folhas para a raiz) poderá fazer com que estas micro raizes sequem e a planta venha até a morrer. Então um pouco de calma neste momento.

tfabraço