Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Carica, estilo.

Djalmo19/01/2011 21:57
Ficus Carica, estilo.
Trago aos amigos foristas esta planta que me surpreendeu muito, ganhei de presente do nosso amigo tbm forista Renato, e somente aramei e troquei o substrato.
Criticas e sugestões são sempre bem vindas.

Desde ja agradeço
Pedro Catarin19/01/2011 22:24
Não seria um Ficus Carica (Figueira, aquelas de fazer compota...)

Bom, quanto a como ela está, acho que precisa de uma boa engorda antes de mais nada... 😉

Abraços!
Djalmo19/01/2011 23:35
Essa mesmo carica, mas (alguns) aqui no sul chamam de preta mas vou arrumar para carica.
Obrigado.
Laudir20/01/2011 10:31
planta em uma bacia maior e esquece por uns dois anos
Renato Rodrigues Roehrs20/01/2011 11:03
Ela já tá com outra cara hein Djalmo?

Eu iria na dica do Laudir.

Abração e vamos marcar algo.
O Guardião20/01/2011 15:55
Parabens pela planta
Minha mãe mora num sítio e lá tem um pé desta figueira que estava com uma praga que a estava matando. No intuito de salva-la, fiz uma poda a algum tempo atras eu resolvi fazer um alporque, meio sem acreditar muito que iria dar certo. Para minha surpresa passados 30 dias fui verificar e não é que tinha tantas reizes que o filme plastico que usei estava quase rasgando, e olha que eu não tinha nem colocado nenhum tipo de hormonio no substrato. Então fiz a coleta do alporque e plantei a muda num vaso com um subestrato com uma boa quantidade de material organico, ele esta brotando com bastante vigor. Esta semana irei vizitar minha mãe e pretendo tirar umas fotos aí postarei aqui. Pena que não tirei do alporque dava pra fazer um tutorial legal, mas pretendo fazer outros proximo a primavera desta vez não esquecerei de registrar.
Um abraço
Djalmo20/01/2011 16:57
Obrigado
Renato e Laudir, muito obrigado pelas dicas, ainda esta semana vou transplantala, mas a duvida é dois anos livre, tiro o arame, podo umas la que outra???
Desculpa as perguntas, mas por vezes é melhor perguntar do que cometer um erro e prejudicar a planta.
Atenciosamente.
nickyfury20/01/2011 19:23
bonsai
O ideal mesmo seria plantar no chão e esquecer pelos próximos dez anos, se quer de fato trabalhar com uma planta de tronco mais robusto. Mas, como nem tudo é possível, escolha então uma bacia plastica grande, com uma altura minima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral. Prepare um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro seca e terra granulada. 😄

O ideal para o cultivo dessa variedade de ficus é meia sombra, e substrato umido a maior parte do tempo. Não deixe secar muito, pois as raízes se desenvolvem melhor nessas condições de umidade alta. Como o substrato sugerido é bem drenante, faça duas regas diárias. 😄

Nos dois ou tres primeiros anos de cultivo, com adubação livre, isto é, intercalada a cada 30 dias, de preferencia organica, não faça nenhuma poda e recolha os frutos, caso apareçam, antes que fiquem maduros, para não estressar a planta. Nada de aramação nem podas redutoras. Brotações baixas ou nas raizes devem ser cortadas de pronto. 😄
Djalmo20/01/2011 19:59
Valeu nicky, unindo as dicas vou chegar a um bem comum a planta.
Agradeço muito aos amigos.
Djalmo25/10/2011 13:48
Atualizando!!!!

Anderson Neuhaus25/10/2011 23:11
Realmente ta ficando boa, eu tbm possuo 2 mudas de figo, estao sendo encaminhadas como a sua. boa sorte.