Cereja Estilo
Djalmo19/01/2011 22:10
Cereja Estilo
Amigos, tenho muitas duvidas de como proceder com esta planta, pois pouco se encontra sobre a espécie, gostaria de saber sobre época de poda? se posso diminuir a parte aérea? a época mais adequada para transplante? se durante a poda posso deixar os galhos sem folhas e não corro o risco de perder algum galho, pois diminui o apce e não brotou mais?
A aproximadamente 2 meses, tirei alguns galhos pois a copa era muito densa e aramei, agora espero ter a ajuda dos amigos foristas.
Dicas e sugestões são sempre bem vindas.
Atenciosamente.

Renato Rodrigues Roehrs20/01/2011 11:12
Djalmo, eu tiraria bem mais galhos, inclusive alguns que estão se cruzando.
Ela tem uma estrutura ótima e acho que dá pra pensar num hokidachi bem legal!
Tenho dúvida quanto às 3 raízes que saem juntas... não sei se cortá-las ou incentivar raízes no ponto negativo (outro lado do nebari).
Abraços.
Laudir20/01/2011 13:44
as tres raízes tb me incomodam... mas por enqto segure-as para nao incorrer em uma falha contra a planta e acabar por prejudica-la futuramente.
no demais, mantenha ela bem regada... faça mais furos no recipiente.... dê uma limpada conforme o nosso amigo Rhoers disse para que possamos visualizar melhor a estrutura.... o hokidashi é o melhor caminho e vai render bastante se vc tentar trabalhar um "flap-top"
Nikkei 10020/01/2011 13:50
Das 3 raízes, pode tentar colocar uma pedrinha entre elas para afastar. Quando replantar acho que daria para posicionar elas melhor ainda.
Djalmo20/01/2011 17:00
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, e vou testar a ideia da pedrinha sim.
Atenciozamente.
nickyfury20/01/2011 19:18
bonsai
Eu sugiro cortar fora todos os troncos, exceto o central, que será o formador do estilo hokidachi. Elimine, na sequencia, as tres raízes laterais, pois não irão fazer falta alguma, vez que sua planta apresenta uma ótima saúde, e, após as podas indicadas, irá retornar com mais vigor ainda. 😄
No tronco principal, após eliminar os excedentes, vc poderá selecionar as novas brotações, de forma a manter apenas as que estiverem melhor posicionadas, e com elas formar uma estrutura otimizada na parte aerea. 😄
Na primavera, aproveite para reenvasar, escolhendo uma bacia de tamanho médio, bem perfurada no fundo e na lateral, com altura maxima de 10cm, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão e terra granulada. Essa espécie se cultiva a pleno sol, com rega diária e adubação regrada. 😄
Djalmo20/01/2011 20:05
nicky, então devo deixar somente o tronco principal, e depois na primavera devo cortar as tres raizes e reenvazar.
Acredito que seja isto!!!
Djalmo25/10/2011 13:45
Atualizando!!!
Ja frutifico, mas só agora fui mais rapido que os passaros, ta assim!!!

Anderson Neuhaus25/10/2011 21:51
Que beleza de planta hem! parabens
Edicarlos Roberto28/10/2011 10:44
QUAL A IDADE DELA , APROXIMADAMENTE?
Djalmo31/10/2011 13:43
Ela esta comigo a dois anos e o vendedor diz que ela ja tinha ao menos 6 anos de envaze, um pouco mau conduzido ao ver dos colegas de forum, mas acho que é verdade!!!!
Djalmo19/02/2013 13:23
Atualizando:
Aberto a sugestões e criticas!!!

Edicarlos Roberto19/02/2013 19:44
ainda estou acompanhando a evolucao da planta, ela cresceu bem...... já pensou em colocar no vaso definitivo?
Djalmo20/02/2013 12:21
Edicarlos Roberto escreveu:
ainda estou acompanhando a evolucao da planta, ela cresceu bem...... já pensou em colocar no vaso definitivo?
Acho que vou esperar para a proxima primavera eu acho, no final do inverno, ate la acho que afino bastante a copa!!!!
Atenciosamente.
bonsaitakin01/03/2013 12:37
acompanhando seu tópico para aprender mais um pouco... 😲
SEKI - Elio Luis Secchi01/03/2013 21:49
Djalmo, sua planta melhorou muito desde o início até aqui. As podas realizadas que permitiram uma maior compactação das pequenas ramas e folhagem, bem como já uma razoável triangulação da copa, fizeram com que esta planta já tenha um bom encaminhamento. Agora, eu sugiro aramar todos estes galhos dando a eles um pouco mais de inclinação pra baixo, espalmando os pequenos brotos, retirando eventuais galhos que saem domesmo ponto a fim de deixar saindo do tronco apenas os galhos estruturais. Daí os galhos secundários e terceários devem ser aramados e espalmados. Mantenha esta triangulação, com os galhos de baixo mais longos do que os de cima e o caminho está muito bem direcionado.
abraço
Djalmo04/03/2013 13:05
Elio Luis Secchi escreveu:
Djalmo, sua planta melhorou muito desde o início até aqui. As podas realizadas que permitiram uma maior compactação das pequenas ramas e folhagem, bem como já uma razoável triangulação da copa, fizeram com que esta planta já tenha um bom encaminhamento. Agora, eu sugiro aramar todos estes galhos dando a eles um pouco mais de inclinação pra baixo, espalmando os pequenos brotos, retirando eventuais galhos que saem domesmo ponto a fim de deixar saindo do tronco apenas os galhos estruturais. Daí os galhos secundários e terceários devem ser aramados e espalmados. Mantenha esta triangulação, com os galhos de baixo mais longos do que os de cima e o caminho está muito bem direcionado.
abraço
Agradeço as conciderações do colega e aproveito pra tirar uma duvida, esta especie aceita ser desfolhada completamente???
Ajudaria bastante na parte de aramar!!!
Abraços
Djalmo13/06/2013 13:13
Arzivenko13/06/2013 23:06
Djalmo, se quiser trocar o substrato, sem problemas, mas tente não reduzir o tamanho do pote por enquanto. Deu pra notar uma ótima evolução da planta até agora. Final de agosto, começo de setembro, quando a planta começar a despertar do inverno, faça uma desfolha completa, só assim poderá visualizar a estrutura dos ramos. Então selecione os ramos que deseja manter, corte os que não estiverem bem posicionados, arame a planta e deixe se recuperar novamente.
De qualquer forma, a planta já está com uma cara ótima!
Djalmo17/06/2013 13:19
Arzivenko escreveu:
Djalmo, se quiser trocar o substrato, sem problemas, mas tente não reduzir o tamanho do pote por enquanto. Deu pra notar uma ótima evolução da planta até agora. Final de agosto, começo de setembro, quando a planta começar a despertar do inverno, faça uma desfolha completa, só assim poderá visualizar a estrutura dos ramos. Então selecione os ramos que deseja manter, corte os que não estiverem bem posicionados, arame a planta e deixe se recuperar novamente.
De qualquer forma, a planta já está com uma cara ótima!
Valeu pelas dicas, farei como me sugeriu, pois me tirou duas duvidas, a do vazo e se a planta aceita desfolha completa!!!!
Abraço.
JOICIMAR MAGGIONI01/07/2013 15:13
Muito bom parabéns!!!!!!, tenho uma dessas na propriedade do meu pai no interior, plantada na terra mesmo frutifica todo o ano, as frutas dão um licor muito delicioso, vai a dica!!!!!!
maket3104/08/2013 18:18
bela planta... tou adorando a evolução e a discussão a respeito dela... Sucesso!!!
GIULLIANO CARNEIRO02/02/2014 23:12
Olá amigo,
Como está sua planta? Muito bonita a evolução dela, fiquei curioso para ver como ela está.
Att.,