Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus Literati - 35 anos

Ricardo Paiva20/01/2011 22:40
Buxus Literati - 35 anos
Este buxus foi coletado em 2004 no jardim de uma casa que estava sendo demolida. Ele estava com muitos galhos quebrados e os vivos muito longos.
Conforme informações de visinhos, era uma planta que estava ali há mais ou menos 28 anos.
Sem experiência me arrisquei no estilo literati, mesmo sem saber que este estilo é o último a ser ensinado na escola japonesa de bonsai por ser julgado o mais difícil.
Vejam a planta quando coletada:

Em 2006:

Hoje, a coitada continua no mesmo vaso e substrato. Mas permaneceu nele em função de que estou pensando em mudar a planta pois o longo galho em curva não me parece muito natural. Como nasceu um pequeno broto na parte baixa da planta, próximo ao tachiagari, resolvi deixa-lo desenvolver e crescer pois poderia utiliza-lo no futuro. Assim, pensei em um projeto para ela.

Esta planta tem um nebari muito interessante.

Foto atual:

Projeto:

Claro que se fizer a mudança também trocarei o vaso.
O que os amigos acham?

Todo o desenvolvimento dela pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/buxus-literati/
Pedro Catarin20/01/2011 23:04
Achei ótima a idéia! Não que esteja ruim agora, mas ficará bem melhor se você seguir o projeto feito!

Abraços!
Filipe Henrique20/01/2011 23:15
essa brotação deve ter sido motivo de grande alegria eim!
veio em um otimo lugar gostei muito do projeto tb!

abraços
Renato Rodrigues Roehrs21/01/2011 09:59
Ricardo, e se tu cortares no fim da segunda curva e aguardasse mais brotações ali, se vierem é claro... não daria pra deixar ele mais alto?
Ou tá pensando num shohin?

De qualquer forma, teu projeto tá muito legal!

Abração.
Ricardo Paiva22/01/2011 14:59
Pedro e Felipe, as brotações são uma ótima saida.

Renato, é buxus, brotações saem onde ele quer e se ele quer. Se cortar, o galho seca, ainda mais nesta madeira velha. Acho que tenho que me contentar com as brotações baixas mesmo. Não será shoin, acho que vai ficar com mais de 25 cmde altura.
nickyfury23/01/2011 08:11
bonsai
A se manter o estilo literati, acredito que o tronco precisaria ser mais "quebrado" em curvas, de maneira a permitir uma construção mais interessante e menos reta, inadequado ao verdadeiro espírito bunjin gi, ainda que troncos retos possam ser trabalhados nesse fim. 🙄

Conseguir uma brotação nesse ponto, em um buxus antigo, é algo realmente que merece ser comemorado. Certamente um trabalho dentro da linha projetada irá resultar melhor que a manutenção da estrutura atual. É influir nela com vontade. O melhor, aqui, é reduzir desde já o tronco, cortando fora a parte superior a partir da nova brotação, para que não continue a subtrair a energia necessária ao bom desenvolvimento dessa parte. 😲

Uma alporquia poderia ser uma boa solução para não perder o tronco superior, destacando duas plantas ao invés de apenas uma. 😉