Buxus Literati - 35 anos
Este buxus foi coletado em 2004 no jardim de uma casa que estava sendo demolida. Ele estava com muitos galhos quebrados e os vivos muito longos.
Conforme informações de visinhos, era uma planta que estava ali há mais ou menos 28 anos.
Sem experiência me arrisquei no estilo literati, mesmo sem saber que este estilo é o último a ser ensinado na escola japonesa de bonsai por ser julgado o mais difícil.
Vejam a planta quando coletada:

Em 2006:

Hoje, a coitada continua no mesmo vaso e substrato. Mas permaneceu nele em função de que estou pensando em mudar a planta pois o longo galho em curva não me parece muito natural. Como nasceu um pequeno broto na parte baixa da planta, próximo ao tachiagari, resolvi deixa-lo desenvolver e crescer pois poderia utiliza-lo no futuro. Assim, pensei em um projeto para ela.
Esta planta tem um nebari muito interessante.
Foto atual:

Projeto:

Claro que se fizer a mudança também trocarei o vaso.
O que os amigos acham?
Todo o desenvolvimento dela pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/buxus-literati/
Conforme informações de visinhos, era uma planta que estava ali há mais ou menos 28 anos.
Sem experiência me arrisquei no estilo literati, mesmo sem saber que este estilo é o último a ser ensinado na escola japonesa de bonsai por ser julgado o mais difícil.
Vejam a planta quando coletada:

Em 2006:

Hoje, a coitada continua no mesmo vaso e substrato. Mas permaneceu nele em função de que estou pensando em mudar a planta pois o longo galho em curva não me parece muito natural. Como nasceu um pequeno broto na parte baixa da planta, próximo ao tachiagari, resolvi deixa-lo desenvolver e crescer pois poderia utiliza-lo no futuro. Assim, pensei em um projeto para ela.
Esta planta tem um nebari muito interessante.
Foto atual:

Projeto:

Claro que se fizer a mudança também trocarei o vaso.
O que os amigos acham?
Todo o desenvolvimento dela pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/buxus-literati/