Ficus Retusa atualizado: 13 de maio 11.
MOTTA21/01/2011 22:47
Ficus Retusa atualizado: 13 de maio 11.
Nikkei 10022/01/2011 12:28
O substrato não parece ser muito drenante. Colocar em uma bacia maior, bem perfurada ou escorredor com substrato bem drenante vai ajudar a acelerar seu crescimento. 😄
Errou ao deixar o arame mesmo depois de ver que estava marcando. Nem pelo fluxo de seiva, mas esta marcação pode não sumir futuramente.
Os galhos devem ser posicionados nãop só para as laterais, mas também para fundo e frente.
bruno matorizen22/01/2011 18:22
eu usaria
eu usaria um substrato metade pedrisco com telha picada e botaria para engrossa na escorredor
gabriel strucker22/01/2011 19:23
e como o nikee falo nao esqueça de tira os arames antes que fique marcado enquanto a planta esta legal bote no escoredor pra dar uma engordada
😄
nickyfury23/01/2011 07:49
bonsai
As dicas dos colegas são todas no bom sentido: faça o replantio dela o quanto antes, preparando uma bacia plastica grande, com altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato o mais drenante possível: terra granulada, pedrisco, caco ceramico e carvão. 😲
Ao replantar, distribua as raizes em toda a volta da planta, para construir desde já um bom nebari radial. Em seguida ao replantio, corte o tronco um dedo acima do segundo galho, visando melhorar a conicidade, perdida com a aramação atrasada. As marcas acima desse ponto irão desaparecer com o tempo, mas o engrossamento na parte superior só irá aumentar e desconfigurar a conicidade que algum dia essa planta teve. 😲
O melhor, então, é reposicionar o segundo galho como novo ápice, e construir a partir dele a nova planta, formatando a conicidade então. 🙄
MOTTA24/01/2011 22:19
Nickfury, boa noite.
O corte seria neste local? Como seria reposicionar o segundo galho como ápice? Não entendi o procedimento.
Se puder esclarecer melhor, agradeço.
Eis a foto com marca sinalizadora do corte.

Nikkei 10025/01/2011 09:36
O corte que o nick sugeriu seri um pouco mais abaixo do que traçou a linha. Transformando as palavras em imagens:

Direcionando o ápice (só para vc ter uma idéia. Claro que este movimento da foto não está bonito...):

Filipe Henrique25/01/2011 10:15
a modelagem foi muito boa.. falta corrigir oq já foi citado!
abraços
MOTTA25/01/2011 12:51
Hummm.. entendi.
Assim que efetuar a intervenção posto novas fotos.
Obrigado.
Filipe Henrique25/01/2011 13:30
já faz outra muda com a parte extirpada!
😉
MOTTA03/02/2011 22:20
Bom, executei hoje, pela manhã, a sugestão dos amigos acima.
Vejam:
A parte estirpada replantei...
nickyfury04/02/2011 09:24
bonsai
Motta, o nobre colega vai perdoar mas a aramação apresenta vicios graves, que em nada ajudam. Melhor seria deixar sem arame. Sugiro ao nobre colega retirar o arame, fixar a ponta de um arame mais grosso diretamente no solo, cravando-o contra as raízes. Isso se chama "ancoragem", pois permite uma melhor aplicação do arame sobre o tronco, de forma a poder realizar uma melhor pressão no movimento. 🙄
Esse arame está fino demais para o tronco, solto demais e as voltas estão erradas tambem. Ancorar no galho é errado. O certo é ancorar o arame ao tronco para firmar o galho e não o contrário como vc fez. 😲
Repare no movimento inicial na base do tronco: esse movimento deverá ser repetido por todo o tronco até o apice, eliminando então essa curvatura, que torna o resultado do trabalho anti natural e equivocado. Esteticamente falando, é feio, ok? 😲 Repare que o tronco tem um bom movimento até o toquinho do galho cortado, depois faz essa curvatura estranha. O certo é continuar na mesma linha de movimento inicial, repetindo o processo até o ápice. Os dois galhinhos ao final no ápice, inclusive, estão com o mesmo movimento e sentido. Inverta um deles, opondo um ao outro, o que irá harmonizar o trabalho. 😄
MOTTA04/02/2011 09:50
Cara Nickyfury, ainda bem que respondeu ao tópico. Pensei que minha intervenção estava de acordo com as sugestões acima, mas como disse, cometi alguns equívocos.
Que bom que vc pontuou isso!
Vou retirar o arame e fazer a ancoragem... e se entendi bem, devo continuar com o movimento sinuoso até o ápice?
Mais tarde posto as fotos.
Obrigado pelas dicas.
Mauricio Lutz04/02/2011 11:08
Caro amigo, você já deu uma mudada na planta pra melhor, seguiu os sábios conselhos dos nobres colegas, mais confesso que se fosse minha eu cortava justo acima do 1° galho e usaria este como novo ápice, mais ou menos como mostra a figura.
Abraço 😉
MOTTA14/05/2011 11:28
FOTOS ATUALIZADAS EM 13 DE MAIO 11
A partir do toquinho à esquerda foi reposicionado o novo ápice, com o obejtivo de formar uma conicidade mais adequada... Agora é bombar com TM e FO e paciência, muita paciência...
Ah, as folhas estão grandes por conta do adubo... mais tarde pretedo fazer uma desfolha para tentar reduzi-las.
Abraço.

Paulo César Morais17/05/2011 01:45
oi Motta, seu ficus está bem encaminhado agora e está crescendo legal.
não sei preocupe em redução de folhas agora, pois é um momento de desenvolver a planta. vc a colocou em vaso grande com substrato bem drenante para dar uma "engordada" nela, então não é o momento de desfolhar.
preocupe-se em reduzir folhas quando a planta estiver pronta para a bandeja,
abraço.
MOTTA17/05/2011 11:31
Paulo César, obrigado pelas dicas.
Abraço.
Edmilson Junior05/07/2011 00:17
Olá mota! Muito bom seu trabalho desenvolvido até aqui. Tenho várias estacas dessa espécie de fícus, pra mim é uma das mais belas plantas sem falar o quanto é bom trabalhar com ele, responde muito bem a tudo que vc faz. Se fosse minha eu a plantaria no chão, o desenvolvimento é bem maior que no escorredor e mamadeira e dentro de 2 anos você terá uma planta bem mais encorpada. No escorredor e mamadeira é bom porque há a possibilidade de mudar de um local para outro, facilita o trabalho na copa, porém utilizo este método para plantas em estágio um pouco mais evoluído.
Meu amigo Elisvan tem vários ficus retusa e ele coloca cama de frango nos dele quando estão se desenvolvendo e por ser riquíssima em nitrogênio ela estimula o crescimento reduzindo assim o tempo gasto para obtenção de um bom material, para isso é bom deixá- la curtir um pouco e não utilizar em excesso pois pode queimar as raízes e até levar a morte da planta.
Somente quando você tiver uma planta encorpada com um bom nebari e um bom tronco, aí sim você se preocupa com a construção da copa e somente após estar apta a ir para um vaso definitivo, então você irá se preocupar com redução de folhas, enquanto isso, deixe a danada crescer a vontade.
Lembrando ainda que ao deixá-la crescer você pode ir dando movimento aos galhos que após atingir certo diâmetro poderá fazer alporquia ou mesmo estacas que lhe renderão novas plantas.
Alguns aqui conhecem o Valdir Hobus e dentre as várias coisa que aprendi com ele, uma delas foi que o bonsai é como um prédio, sua construção se inicia do alicerce, e o alicerce do bonsai é o nebari, então você realiza trabalhos destinados à obtenção de um bom nebari no futuro e deixe engordar para obter as paredes, que é o tronco e posteriormente obter o telhado e a pintura que são os galhos e a copa.
Espero ter ajudado em alguma coisa. Sucesso com sua planta!
Abraço!!!